Como criar seus Clips no Mercado Livre? Confira algumas dicas que vão impulsionar seus produtos.

Criar vídeos para vender produtos no Mercado Livre não é fazer comercial de TV ou Unboxing! Você deve aproveitar bem esse espaço para atrair visitas, conquistar e mostrar ao consumidor que o produto que ele procura é o seu.
Dicas para criar Clips no Mercado Livre.
Compartilhe Este Post:
Navegue pelo artigo:

Para extrair o máximo dos vídeos curtos no Mercado Livre e conseguir aumentar o número de visitas em seus anúncios, você precisa seguir algumas técnicas que prendem a atenção do(a) consumidor(a) e geram mais vendas. Prepare-se para saber como criar Clips no Mercado Livre e aumentar até 500% o número de visitas em seus anúncios.

A utilização de vídeos em Marketplaces é uma estratégia poderosa para capturar a atenção do público e impulsionar o engajamento, tal como já ocorre em diversas redes sociais. O Mercado Livre sabe disso, tanto que lançou sua plataforma de vídeos curto “Clips”

Para ter resultados efetivos, extrair o máximo dessa solução e se destacar na plataforma, existem certos “macetes” na hora de criar vídeo no Mercado Livre. É isso que você vai descobrir hoje!

Reunimos 9 dicas arrasadoras para você dominar a arte de criar vídeos curtos poderosos, que prendem a atenção do público e geram mais vendas

Pronto para dar o Play?

Por que usar um vídeo curto no Mercado Livre?

Em um mundo cada vez mais acelerado, os vídeos oferecem uma maneira mais rápida e prática de consumir informação, ideal para quem busca praticidade no dia a dia.

A combinação de elementos como imagem, som e movimento, proporciona uma experiência mais envolvente e sensorial para o público, o que aumenta o tempo de permanência na página do produto e a retenção da informação.

Quando bem produzidos, os vídeos permitem criar um vínculo emocional com o(a) consumidor(a). A exibição detalhada do produto em uso, destacando suas funcionalidades, características e benefícios de forma dinâmica e interessante, transmite o valor por trás do produto e gera maior identificação com a necessidade de quem precisa dele, dando maior confiança para a compra.

O principal fator para usar o Clips no Mercado Livre é justamente esse: ajudar o(a) comprador(a) em sua decisão de compra ao ver o produto em uso.

Além disso, se você quer vender mais no Mercado Livre, criar Clips permite que você tenha:

  1. Maior visibilidade dos anúncios;
  2. Aumente 500% o número de visitas (dados da plataforma);
  3. Atraia novos compradores;
  4. Cresça 33 vezes as vendas após publicar o Clips;
  5. Atinja clientes em potencial. O algoritmo mostrará seu vídeo às pessoas com maior interesse em comprar produtos como o seu.

Lembrando que todos estes benefícios estão disponíveis em uma ferramenta 100% gratuita para os vendedores.

O que deve ter um vídeo curto no Mercado Livre?

Para criar vídeos curtos no Mercado Livre, ter sucesso em vendas e conseguir a aprovação da plataforma, você deve:

  • Gravar sempre no formato vertical;
  • Deixar a qualidade mínima de 360 x 640 pixels;
  • Ter no máximo 1 minuto de duração;
  • O vídeo deve ter tamanho de até 280 mb;
  • Usar formatos como mp4, mov, mpeg, avi.

Como criar Clips no Mercado Livre?  

Para seu vídeo ser um sucesso e ter a aprovação da equipe do Mercado Livre, você deve seguir alguns requisitos. Confira abaixo quais.

Dica 1: Não faça propaganda.

Isso mesmo! Criar Clips no Mercado Livre não é fazer propaganda, e sim produzir um vídeo mostrando a proposta de valor do produto.

Antes de gravar seu Clipe, pense no seguinte:

  • Qual o tipo de dor que ele vai solucionar para seu cliente?
  • Qual a proposta de valor do produto (benefício principal)? 
  • Quais os diferenciais do produto?

Depois disso, você deve criar seu vídeo falando do produto e mostrando ele em uso. Sabe quando alguém te mostra um produto, conta o que ele faz, como resolve uma necessidade e depois você fica com vontade de comprar? Então, é isso!

Comece fazendo um roteiro do que vai falar. Apesar de ser um vídeo curto e muitos pensam que isso é bobagem, colocar no papel antes de gravar ajuda a organizar as ideias e definir o que é mais importante falar.

Dica 2: O produto é a estrela do vídeo.

Não desvie o foco do vídeo falando de coisas que não sejam sobre o produto. Por exemplo:

Compre aqui no Mercado Livre, o maior Marketplace da América Latina, porque tem frete Grátis, pagamento parcelado e entrega no mesmo dia. Seu produto será bem embalado e protegido…

Isso além de não mostrar os diferenciais do produto, vai ocupar um tempo preciso do seu vídeo que poderia ser utilizado melhor. A estrela do seu Clips deve ser o produto, quem está comprando no Mercado Livre já conhece os benefícios da plataforma!

Atenção: Não mencione preços, ofertas, condições de venda, cupons ou promoções. Se fizer isso, a equipe do Mercado Livre reprovará seu anúncio, além disso, se você mudar a sua política de preços ou qualquer informação que colocar no vídeo, ele ficará desatualizado. 

Dica 3: Mostre o produto em detalhes e diferentes ângulos.

Melhor do que falar é mostrar o seu produto! Aproveite que você está com o produto e crie um vídeo mostrando ele em diferentes ângulos e explorando cada detalhe para deixar os clientes apaixonados pelo que estão vendo.

Além de prender a atenção e envolver o público, um vídeo que explora detalhes vai despertar maior interesse e gerar desejo de compra. 

Dica 4: Qualidade do som.

Cuidado com o som ao criar o vídeo para Mercado Livre. Evite lugares abertos com barulhos externos, já pensou se o carro da pamonha passa bem na hora de gravar seu vídeo?

Prefira gravar em lugares fechados e com boa captação de som, você pode usar um microfone de lapela para reduzir os ruídos. Só tenha cuidado para não ficar em uma posição que deixe o som abafado.

O som é muito importante para despertar a atenção do seu potencial cliente, então tenha muito cuidado com a qualidade do som.

Dica 5: Não use músicas conhecidas.

É comum querer usar músicas conhecidas, principalmente aquela que está bombando ou é de um vídeo que viralizou. No entanto, no Mercado Livre Vídeos, o melhor é usar o som original do seu vídeo ou até mesmo uma trilha branca, que são sons e efeitos sonoros que podem ser usados livremente sem nenhum problema.

Dica 6: Use legendas e texto.

O texto é importante na hora de fazer um vídeo não somente porque você vai captar a atenção das pessoas, mas principalmente porque vai chamar atenção delas.

Você pode usar desde títulos ou até mesmo comentários nas legendas. Use o texto ao seu favor! Além disso, os textos e legendas são importantes porque incluem as pessoas que não podem ouvir o áudio ou para aquelas que não podem escutar o vídeo naquele momento.

Então, na hora de criar Clipes para o Mercado Livre não esqueça de deixar um espaço para você colocar a sua legenda.

Você conhece o aplicativo para edição edição de vídeos CapCut?

Ele é gratuito e bem completo para você editar os seus Clips. Com ele, você pode fazer cortes, inserir narração ou trilha sonora e até legendas automáticas. Baixe esse aplicativo e faça alguns testes para se acostumar com ele. O começo pode assustar, mas com o conteúdo que preparamos fica bem mais fácil de usar.

Dica 7: Comparações com outros produtos.

O Mercado Livre é uma plataforma democrática e tem produtos para todos os públicos. O que é top de linha para um pode não ser o produto ideal para outro. Cada consumidor(a) tem sua percepção de custo-benefício

Então nada de falar mal do produto ou achar que só o top de linha vende. Todo produto tem o seu público e se encaixa na necessidade de alguém. Evite falar que seu produto é “o melhor”, “o mais rápido” e coisas do gênero. A percepção de que algo é bom, sem ter evidências concretas de que a afirmação é verdadeira, é algo particular de cada um.

Também, não faça comparações entre produtos ou referências a produtos de concorrentes. O foco deve ser apenas o seu produto ofertado, por isso não deprecie produtos de marcas de concorrentes.

Dica 8: Logomarcas e informações de contato.

Quando criar Clips para Mercado Livre não inclua logomarcas ou marcas d’água (nem mesmo dos aplicativos de edição). Preste atenção nisso!

Não coloque nenhuma informação de contato, endereços ou redes sociais. Os vídeos para o Clips no Mercado Livre não podem conter links para outras páginas web, URLs ou redirecionar os usuários a outros sites ou para suas próprias redes sociais.

Essa é uma dica muito importante para quem quer saber como criar vídeos no Mercado Livre porque eles serão reprovados se você fizer isso.

Dica 9: Seja original e criativo.

Nossa última dica para ganhar a atenção dos(as) compradores(as) é fazer um vídeo divertido e original. Seja você mesmo na hora de gravar o vídeo.

Use efeitos e filtros ao criar vídeos curtos no Mercado Livre, eles ajudam a contar histórias e cria uma curiosidade que convida a pessoa a assistir até o fim o que você está mostrando. Faça testes para saber qual efeito fica melhor.

Agora que você já sabe tudo sobre como criar vídeos no Mercado Livre para Clips, é hora de colocar em prática tudo que aprendeu. Use o Vídeo Studio Mercado Livre, crie seus Clips e impulsione suas vendas em até 500%!

Queremos que você ganhe maior visibilidade em seus anúncios e venda muito mais! É por esse motivo que publicamos semanalmente várias dicas e conteúdos exclusivos sobre como melhorar suas vendas no Mercado Livre. Não deixe de acompanhar nosso Blog ou nossas redes sociais!

Acompanhe tudo Sobre Product Ads

Conteúdos Rápidos

Busque o assunto de seu interesse

Receba nossa News Letter

Digite seu email para receber atualizações do blog e aprender mais sobre o Mercado Livre!

Conheça nossas soluções

Product Ads