Consultoria Mercado Livre: o que faz? Quais as melhores?

Consultoria Mercado Livre o que faz? Quais as melhores?
Compartilhe Este Post:
Navegue pelo artigo:

O Mercado Livre desenvolveu um programa de certificação de parceiros que ajudam a profissionalizar os vendedores na plataforma para conseguirem escalar as suas vendas. Para ter a certificação, as empresas de consultoria Mercado Livre são submetidas a treinamentos e provas de qualificação.

No artigo de hoje vamos explicar o que uma consultoria certificada no Mercado Livre faz e como os vendedores podem se beneficiar desse serviço.

O que é um Consultor certificado Mercado Livre?

Um Consultor Certificado Mercado Livre é um profissional especializado em otimizar e maximizar os resultados de vendas na plataforma do Mercado Livre. Este consultor possui um conhecimento profundo sobre todas as ferramentas e melhores práticas para vender no site, incluindo estratégias de anúncio, posicionamento de produto, análise de mercado, logística (Mercado Envios), pagamentos (Mercado Pago) e atendimento ao cliente.

Para se tornar um Consultor Mercado Livre Certificado, o indivíduo deve passar por um programa de certificação oferecido pelo Mercado Livre, que abrange todos os aspectos da venda na plataforma. Esse programa inclui cursos e treinamentos específicos que ensinam como utilizar eficazmente o ecossistema do Mercado Livre para maximizar o sucesso das vendas.

E a empresa de consultoria Mercado Livre? O que é?

São empresas homologadas no programa de CCP (Certified Partner Program) – Parceiro Certificado Mercado Livre, que possuem uma infraestrutura mais ampla para atender os vendedores. Há empresas que possuem vários consultores em seu quadro de colaboradores para o assessoramento integral de todas as áreas de ação necessárias para alcançar uma operação eficiente e escalável Mercado Livre.

Após a certificação, as consultorias estão aptas para avaliação completa sobre o negócio do vendedor, estabelecer planos de ação e direcionar os vendedores dentro do ecossistema MELI para atingirem uma operação eficiente na plataforma.

O que faz uma consultoria certificada Mercado Livre?

A consultoria certificada Mercado Livre vai ajudar o vendedor a escalar sua operação de maneira sustentável e, como resultado, aumentar as vendas. De que forma?

As empresas de consultoria para vender no Mercado Livre são preparadas para:

  1. Reconhecer o ambiente em que o consultor trabalhará dentro da empresa e da plataforma do Mercado Livre;
  2. Integrar conceitos formatos à partir das noções de áreas e operações do E-commerce, com as informações disponibilizadas pelos vendedores no Mercado Livre;
  3. Aplicar os conhecimentos adquiridos para fornecer soluções básicas para problemas hipotéticos ocorridos na Cadeia de Valor.
  4. Definir estratégias de vendas comprovadas e conhecimentos atualizados sobre a plataforma.
  5. Ajuda na criação de anúncios mais efetivos que atraem e convertem mais clientes.
  6. Orientação sobre como definir preços competitivos enquanto mantém uma margem de lucro saudável.
  7. Aconselhamento sobre como aproveitar ao máximo o Mercado Envios para otimizar os custos e tempos de entrega.
  8. Assistência na utilização do Mercado Pago para facilitar transações seguras e eficientes.
  9. Insights sobre como se posicionar frente aos concorrentes e identificar oportunidades de mercado.
  10. Acompanhamento regular para ajustar estratégias conforme necessário, visando o crescimento contínuo das vendas.

Outra função das empresas de consultoria e/ou consultores Mercado Livre é mentorar o vendedor no uso das soluções disponíveis no ecossistema do MELI.

Assim, uma consultoria especializada em Mercado Livre pode ser o divisor de águas para quem quer vender mais e ter um crescimento sustentável do negócio

Qual o objetivo do Mercado Livre na certificação de consultores?

Primeiro, capacitar os vendedores para que tenham sucesso nas vendas dentro do Marketplace. 

Alguns estudos apontam que apenas 30% dos E-commerces sobrevivem ao segundo ano de vida.

Segundo pesquisa SEBRAE sobre “Sobrevivência das Empresas 2020”, o microempreendedor individual (MEI) é o que apresenta a maior taxa de mortalidade de negócios em até cinco anos, com 29%, seguido das microempresas com 21,6% e as de pequeno porte 17%.

Diante disso, é importante preparar e auxiliar os vendedores no Mercado Livre com conhecimento e técnicas para empreender nas vendas on-line. Principalmente para impedir que desistam no meio do caminho ou que quebrem o seu negócio. 

Segundo motivo, promover o uso eficiente das principais soluções disponíveis no Mercado Livre para aumentar as vendas e garantir melhor experiência de compras aos usuários.

Terceiro, os consultores Mercado Livre podem orientar melhor os vendedores na integração de soluções que permitam uma operação ágil e eficiente (curiosidade, alguns consultores são ou eram vendedores do Mercado Livre e que agora compartilham seus conhecimentos).

Em resumo, o programa de consultoria certificada no Mercado Livre busca:

  1. Certificar empresas de consultoria: As consultorias que participam deste programa passam por um processo de homologação, garantindo que estão aptas a fornecer serviços de alta qualidade e que possuem um profundo entendimento da plataforma Mercado Livre e suas ferramentas.
  2. Potencializar os índices de vendas: Ao fornecer assessoria especializada em todas as áreas relevantes — como otimização de anúncios, estratégias de marketing digital, logística, gestão de estoque, atendimento ao cliente, entre outros —, as empresas de consultoria ajudam os vendedores a melhorar significativamente seus resultados de vendas.
  3. Oferecer um assessoramento integral: O programa não se limita a um único aspecto da venda online, mas abrange uma consultoria completa, visando otimizar a operação do vendedor em todas as frentes necessárias para alcançar uma operação eficiente e escalável no Mercado Livre.
  4. Beneficiar uma ampla gama de vendedores: Desde indivíduos que estão começando a vender no Mercado Livre até empresas estabelecidas que buscam expandir suas operações, o programa visa ajudar uma diversidade de comerciantes a alcançar seus objetivos de negócios.

Este programa é particularmente valioso para vendedores que desejam escalar suas operações no Mercado Livre mas podem não ter o conhecimento especializado ou os recursos internos para fazê-lo de maneira eficaz.

Quais as principais atividades da consultoria Mercado Livre?

As atividades que uma consultoria no Mercado Livre pode desempenhar são várias, mas podemos destacar as principais:

1- Verificar aspectos técnicos do anúncio como títulos, palavras-chave, descrições, ficha técnica, imagens, guia de tamanhos, variações, etc;

2- Analisar a qualidade dos anúncios (reclamações, tempo de resposta, vendas canceladas e despachos com atrasos);

3- Identificar erros de cadastro;

4- Orientar a gestão de estoque;

5- Auxiliar a configuração de campanhas de anúncios patrocinados;

6- Sugerir ferramentas de automação para o vendedor melhorar sua performance;

7- Contribuir para aumentar as vendas de maneira sustentável.

Ei! Estes pontos acima são exemplos, cada consultoria de Mercado Livre pode seguir sua estrutura, ordem e processos durante a consultoria.

Mentoria ou Consultoria Mercado Livre?

As consultorias certificadas têm autonomia para modelar o escopo do projeto. Isso significa que a depender do porte do vendedor ou de suas necessidades, o serviço do consultor pode ser de mentoria no Mercado Livre para orientar a equipe de operação interna. 

Da mesma forma, o vendedor de uma Loja Oficial pode precisar apenas de uma consultoria específica para seus anúncios patrocinados no Mercado Livre.

Assim, não é obrigatório que ele feche um pacote de consultoria completa. Será muito mais vantajoso para ele fechar uma consultoria somente para performance em Product Ads.

Há também consultores que se especializam em recuperação de reputação. Isso é muito útil para os vendedores que precisam melhorar os indicadores da conta e querem ficar verde no Mercado Livre

Outros se especializam em criação de anúncios em massa e integração com ERPs ou Hubs. 

As consultorias mais estruturadas conseguem assumir o Onboarding de grandes marcas que estão chegando ao Mercado Livre. Principalmente quando estão na fase de criação das contas.

Em resumo, o serviço de consultoria para quem vende no Mercado Livre é adaptável às necessidades do seller e disponibilidade do consultor.

Como é o processo da consultoria Mercado Livre?

O processo de consultoria é feito em cinco etapas:

processo da consultoria mercado livre
Consultoria Mercado Livre: o que faz? Quais as melhores? 1

Etapa 1 – Questionário: modelo padronizado e validado pelo próprio Mercado Livre com perguntas e pontos importantes para a compreensão do perfil do vendedor.

Etapa 2 – Entrevista com o vendedor: para conhecer a operação, coletar informações sobre a conta e preencher o questionário.

Etapa 3 – Diagnóstico: mão na massa para análise do negócio e definição do Roadmap, verifica-se:

  1. Produtos
  2. Anúncios
  3. Preços
  4. Capacidade operacional
  5. Fluxo de compra
  6. Preparação e Operação
  7. Remessa
  8. Retiradas
  9. Pós-venda
  10. Integrações
  11. Indicadores

Etapa 4 – Plano de ação: após o diagnóstico o consultor define em conjunto com o cliente, as ações e os prazos de execução;

Etapa 5 – Execução e acompanhamento: aqui o vendedor vai implementar as ações e o consultor certificado acompanha.

Nota: conforme mencionamos acima, a consultoria pode assumir a execução das ações, porém, isso não é obrigatório.

Quais as principais empresas de consultoria certificada Mercado Livre?

As empresas de consultoria certificada no Mercado Livre são listadas na página de Partners. Elas recebem medalhas assim como na reputação dos vendedores.

As classificações são: Certificadas, Silver, Gold e Platinum.

medalhas para as consultorias certificadas no mercado livre (Certificadas, Silver, Gold e Platinum)

A mudança de medalha da consultoria ocorre a cada quarter e deve atender critérios como: números de consultores certificados, quantidade de vendedores ativos, vendedores de sucesso e distribuição de sucesso.

É importante dizer que a partir do momento que a consultoria se cadastrar no Mercado Livre, passa a ser acompanhada diretamente pelo time de CPP do MELI.

Conheça algumas das principais consultorias Platinum e Gold:

  • Petina;
  • BD Consultoria;
  • 3M Impulse Consulting;
  • VVS Consultoria;
  • EcomConsult;
  • Conecta Ads;
  • Mercado Seller;
  • Entre outras.

Cuidado com as fraudes dos consultores não certificados!

A internet é um lugar que nem sempre podemos confiar em tudo que vemos. Existem muitos “gurus” por aí vendendo serviços de consultoria no Mercado Livre e nem sequer são certificados.

Por isso, antes de entregar seus dados e acesso à conta para qualquer pessoa, verifique se ele realmente é um consultor certificado na página da Central de Parceiros do Mercado Livre. É o canal oficial para saber quem de fato está apto para essa função. 

Segue o link para verificar no domínio do Mercado Livre se a consultoria está cadastrada. Basta pesquisar pelo nome da empresa ou do consultor.

Gostou do artigo de hoje? Resolvemos fazer este conteúdo para ajudar você ter segurança na hora de contratar uma consultoria para lhe ajudar. Sabemos que existe muita gente mal intencionada na internet que só está interessada no seu dinheiro. Não queremos que você caia nessa armadilha!

Fique por dentro das principais informações sobre o Mercado Livre aqui em nosso Blog.

Acompanhe tudo Sobre Product Ads

Conteúdos Rápidos

Busque o assunto de seu interesse

Receba nossa News Letter

Digite seu email para receber atualizações do blog e aprender mais sobre o Mercado Livre!

Conheça nossas soluções

Product Ads

Como você ainda não começou a vender, não é possível ativar seu Mercado Ads neste momento. No entanto, temos um parceiro que pode auxiliar você nos primeiros passos para iniciar suas vendas no Mercado Livre. Para mais informações, clique aqui. Agradecemos seu interesse e tempo dedicado às perguntas iniciais. Se tiver mais dúvidas ou precisar de assistência adicional, sinta-se à vontade para nos contatar pelo botão de WhatsApp ou pelos números na nossa página de contato. Estamos à disposição para ajudar!

O Mercado Livre só permite utilizar o Product Ads (Mercado Ads) se você já fez mais de 25 vendas.

Como você ainda não fez 25 vendas, não é possível ativar seu Mercado Ads neste momento. No entanto, temos um parceiro que pode auxiliar você nos primeiros passos para iniciar suas vendas no Mercado Livre. Para mais informações, clique aqui. Agradecemos seu interesse e tempo dedicado às perguntas iniciais. Se tiver mais dúvidas ou precisar de assistência adicional, sinta-se à vontade para nos contatar pelo botão de WhatsApp ou pelos números na nossa página de contato. Estamos à disposição para ajudar!