Como ficar verde no Mercado Livre? Veja o que fazer para melhorar a reputação.

Como ficar verde no mercado livre e recuperar a sua reputação no Mercado Livre_
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No artigo de hoje vamos tratar de um tema que gera muitas dúvidas nos vendedores com problemas de reputação: como ficar verde no Mercado Livre?

Quem vende no Mercado Livre sabe o quanto a Reputação é importante para as vendas. Além de ser útil para quem vai comprar, esse indicador também impacta na performance de exibição dos anúncios patrocinados e orgânicos.

Quer saber como fazer a sua reputação sair do vermelho no Mercado Livre?

Confira nossas dicas!

Como ficar verde no Mercado Livre?

Recentemente foi disponibilizada uma ferramenta de recuperação de reputação para ficar verde no Mercado Livre. Isso veio para ajudar os vendedores que estão com baixa reputação (laranja ou vermelha) a melhorarem a imagem da conta e atrair mais clientes.

Mas atenção, a ferramenta de recuperação de reputação funcionará por um período de no máximo 120 dias.

Depois disso você deve manter sua reputação boa para não perder vendas. 

Por isso, você deve trabalhar alguns pontos importantes para melhorar a sua reputação no Mercado Livre.  

Como sair do vermelho no mercado livre?

Se mesmo após usar a ferramenta de recuperação de reputação para ficar verde no Mercado Livre sua conta entrou no vermelho, você deve avaliar os seguintes pontos:

1- Reduza o índice de reclamações;

As reclamações têm um impacto direto não só nas métricas da Reputação no Mercado Livre, mas, também, para a confiança do comprador.

Produtos com muitas reclamações de qualidade, de atendimento, de entrega ou falta de informações, são verdadeiros pesos mortos para a conta. Ou seja, elas dificultam qualquer ação para ficar verde no Mercado Livre.

Por isso, avalie seus anúncios com maiores reclamações se quiser melhorar a sua reputação no Mercado Livre.

Com as novas regras de índices de reclamações, ficou assim: 

VariáveisMercadoLíderesVerdeAmareloLaranjaVermelho
Reclamações1%2%4,5%8%Mais de 8%

Para melhorar o seu índice de reclamações, avalie os motivos das reclamações. Se você entender que não procedem ou têm uma classificação incorreta, abra um chamado para mediação no momento da reclamação. 

Importante, peça ao responsável pelo atendimento ao cliente para alterar o motivo da reclamação que não procede.

Mas, se durante sua análise você ver que realmente as reclamações são pertinentes, talvez seja a hora de pausar o anúncio até que consiga corrigir os problemas e garantir um bom nível de atendimento.

Há situações em que o melhor a se fazer é cancelar o anúncio e criar outro. Mesmo assim, cuide para ter um bom atendimento. Do contrário, o anúncio voltará a ter problemas e aí não tem como sua conta ficar verde no Mercado Livre.

Muitas vezes as reclamações ocorrem por falta de informação no anúncio. Pode ser que o vendedor não tenha preenchido ou ocorreu alguma falha na integração via HUB/ERP.

Qualquer que seja o motivo, você deve corrigir isso logo. Preencha a Ficha Técnica e o campo de descrição com informações relevantes para o comprador.

2- Melhore o tempo de envio das mercadorias;

Os atrasos também impactam na cor da reputação. Se você identificar anúncios com problemas de entregas, veja se houve atraso no despacho ou se foi a transportadora.

Mas, se você não usa o ecossistema do Mercado Envios, talvez seja a hora. Sobretudo usar o Full para reduzir as reclamações de entrega e melhorar a reputação no Mercado Livre.

Os índices de atrasos aceitáveis nos envios são:

VariáveisMercadoLíderesVerdeAmareloLaranjaVermelho
Envios com atraso6%10%18%22%Mais de 22%

Lembre-se: ao usar o Mercado Envios, você tem uma ampla cobertura e, se algo der errado ao longo do caminho, você e seu comprador estarão protegidos.

Como evitar atrasos?

  • Organize seu estoque com antecedência, assim você terá seus produtos prontos para envio.
  • Confira quais são os pontos de envio mais próximos.
  • Envie as vendas já confirmadas todos os dias. Não acumule pacotes durante a semana porque cada produto tem seu prazo de envio.

3- Evite cancelamentos;

Quando você cancela uma venda, o Mercado Livre entende que algo de errado aconteceu com ela. E isso não é nada bom para a experiência do comprador e, consequentemente, para a sua reputação também.

Se tem uma coisa que você deve sempre lembrar é que o Mercado Livre preza muito pela experiência da compra, pois isso é um dos principais fatores para os usuários usarem a plataforma.

Confira algumas dicas para evitar os cancelamentos e fazer sua conta sair do vermelho no Mercado Livre.

  1. Não deixe produtos sem estoque;
  2. Só prometa no anúncio aquilo que pode cumprir;
  3. Atualize seus preços;
  4. Tenha uma logística organizada.

Se você cancelar menos vendas, sua reputação será melhor!

Veja os limites de cancelamento de vendas para manter sua reputação verde no Mercado Livre:

VariáveisMercadoLíderesVerdeAmareloLaranjaVermelho
Canceladas pelo vendedor0,5%1,5%3,5%4%Mais de 4%

Estes são os pontos de maior atenção para evitar que sua reputação no Mercado Livre fique baixa.

Contudo, existem outras ações importantes que também contribuem para manter uma boa reputação.

Veja algumas dicas que nossos especialistas elaboraram de como melhorar a sua reputação no Mercado Livre.

  1. Escreva o título do anúncio de forma clara e com informações relevantes;
  2. Utilize palavras-chave no Mercado Livre (títulos, descrições e ficha técnica);
  3. Use fotos com qualidade e imagens reais do produto;
  4. Informe as características do produto corretamente e quais acessórios estão inclusos;
  5. Preencha a ficha técnica;
  6. Adicione as variações do produto, tais como tamanho, cor, modelo, etc.;
  7. Informe o estoque disponível;
  8. Preencha o campo de tempo de envio dos produtos;
  9. Responda às perguntas com informações relevantes;
  10. Tire o maior número de dúvidas antes da venda;
  11. Responda rápido às dúvidas; 
  12. Use um Sistema de mensagens para atender seu comprador após a venda, o Gobots é uma ótima ferramenta para isso.

Por que melhorar a reputação no Mercado Livre?

Manter a reputação no Mercado Livre na cor verde é extremamente importante para vendedores que desejam ter maior visibilidade orgânica de seus anúncios e aumentar as chances de sucesso em suas campanhas de Product Ads

Quando você tem uma boa reputação, isso significa que os compradores tiveram uma experiência positiva em suas compras, o que gera confiança e credibilidade. 

Como resultado, seus anúncios têm mais chances de aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca, uma vez que o Mercado Livre prioriza vendedores com boa reputação e índice de qualificação mais alto (Ad-score).

Isso é um fator muito importante se seus anúncios não aparecem no Mercado Livre. O motivo pode ser exatamente a baixa reputação da sua conta.

Ou seja, vendedores com boa reputação têm mais chances de ter seus produtos em destaque e de serem encontrados por compradores interessados.

Da mesma forma, manter uma boa reputação é essencial para os anúncios patrocinados no Mercado Livre. Por qual razão?

O principal motivo é o fato de que o Mercado Livre ADs também considera o índice de qualificação do vendedor na hora de determinar o valor do anúncio patrocinado e a posição em que ele será exibido. 

Para finalizar

Portanto, é fundamental para os vendedores no Mercado Livre manterem sua reputação na cor verde, cuidando do atendimento ao cliente, da qualidade dos produtos e da eficiência na entrega, entre outros aspectos que impactam a experiência de compra do usuário. 

Isso contribui não apenas para a visibilidade orgânica dos anúncios e dos produtos patrocinados, mas também para quem quer construir sua autoridade dentro da plataforma.

Gostou do artigo de hoje sobre como ficar verde no Mercado Livre?

Quer saber mais sobre como ter um anúncio campeão e fazer suas vendas crescerem no Mercado Livre?

Veja nosso artigo: 14 dicas para vender mais no Mercado Livre e depois nos conte o quanto este conteúdo foi útil para você.

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