O que é jornada de compra do cliente? E Como usá-la em uma estratégia de marketing?

jornada de compra do cliente
Compartilhe Este Post:
Navegue pelo artigo:

A jornada de compra do cliente é o processo pelo qual um indivíduo passa desde o reconhecimento de um problema até a aquisição de uma solução. É importante para os profissionais de marketing compreenderem essa jornada, pois isso os ajudará a criar estratégias de marketing mais eficazes.

Neste artigo, vamos abordar o que é a jornada de compra do cliente e como usá-la em uma estratégia de marketing.

O que é jornada de compra do cliente?

A jornada de compra do cliente é o processo que o leva a tomar uma decisão de compra. É composta pelas seguintes etapas: consciência, consideração e decisão.

Na etapa da consciência, o cliente identifica um problema ou necessidade. Em consideração, ele pesquisa soluções para esse problema e compara diferentes produtos ou serviços. Já na etapa da decisão, ele escolhe a melhor opção e toma a decisão de comprar.

Portanto, a jornada de compra do cliente é importante para todas as empresas, especialmente aquelas que vendem em lojas virtuais ou Marketplaces.

Ajuda a entender como os clientes tomam decisões de compra e quais são as suas dores e necessidades. Logo, permite que as empresas criem estratégias para atrair e converter mais clientes.

Por que ela é importante para uma estratégia de marketing?

Como dito, a jornada de compra do cliente é importante para elaborar uma boa estratégia de marketing. Ela permite que as empresas identifiquem e compreendam o que os seus clientes desejam e precisam, além de fornecer insights sobre como melhorar a experiência de compra.

Além disso, a jornada do cliente pode ser usada como uma ferramenta para medir o sucesso de uma campanha de marketing, bem como para identificar os pontos de melhoria.

Como usar a jornada de compra em uma estratégia de marketing?

Antes de tudo, para usar a jornada do cliente em uma estratégia de marketing bem-sucedida, é importante identificar em que etapa se encontra o seu público-alvo e quais são as suas necessidades nesse momento.

Na era do marketing digital, compreender a jornada do cliente é crucial para o sucesso de qualquer campanha ou estratégia de marketing. Isso porque, ao saber como o seu público-alvo se comporta online, você poderá criar conteúdos e experiências mais relevantes para ele e, assim, auxiliá-lo a avançar na jornada até a conversão.

Funil de Vendas da jornada do cliente no Marketing digital

A jornada do cliente é composta por três etapas principais: consciência, consideração e decisão.

Cada uma dessas etapas corresponde a um determinado momento no processo de tomada de decisão do consumidor e requer uma abordagem diferente por parte da marca.

Em seguida, você precisará criar conteúdos que os ajudem a chegar à próxima etapa da jornada. Por exemplo:

Etapa 1 – Aprendizado e descoberta

Nessa primeira etapa, o cliente está apenas começando a se conscientizar de que tem um problema ou necessidade que precisa ser atendida. Portanto, seu objetivo aqui é gerar interesse e despertar o desejo no potencial cliente de buscar mais informações sobre como resolver o seu problema.

Para isso, você pode usar técnicas como SEO para ranquear sua página nos resultados de busca para as palavras-chave relevantes, anúncios para atrair tráfego qualificado para o seu site e conteúdos informativos (como blog posts) para ensinar sobre o assunto relacionado à sua solução.

Etapa 2 – Consideração

Na etapa de consideração, o cliente está pesquisando sobre as diferentes maneiras possíveis de resolver o seu problema.

Então, é importante fornecer informações detalhadas sobre a sua solução para que ele possa compreender como ela funciona e quais são os benefícios oferecidos.

Assim como na etapa anterior, também é possível utilizar técnicas com SEO e anúncios patrocinados para gerar tráfego qualificado. Além disso, conteúdos ricos em informações (como e-books) podem ser úteis nessa fase da jornada do cliente.

Etapa 3 – Decisão

Chegamos a última etapa da jornada do cliente, antes da conversão propriamente dita. Este é o momento em que ele está comparando as diferentes opções disponíveis no mercado e escolhendo aquela que melhor atende às suas necessidades.

Da mesma forma, é importante destacar os principais diferenciais da sua solução em relação às demais disponíveis no mercado. Afinal, é isso que vai fazer com que ele escolha comprar exatamente a sua solução.

Além disso, também é possível utilizar técnicas com SEO (com foco em termos específicos relacionados às ofertas disponíveis) e anúncios patrocinados (tráfego pago para uma Landing Page.)

Dá para usar a jornada de compra nos anúncios do Mercado Livre?

Certamente, muitos vendedores não sabem que também é possível utilizar a jornada de compra do cliente nos anúncios do Mercado Livre.

Para isso, você deve optar pelo recurso do Publicidade no Mercado Livre, o Mercado Ads.

É a solução perfeita para impactar o cliente em toda a sua jornada de compras.

Retail Media no Mercado Livre Ads
Retail Media no Mercado Livre Ads Fonte: Media kit 2021

Com esse recurso é possível gerar audiência qualificada e ter performance em suas campanhas.

O cliente terá diferentes pontos de contato com a sua marca, dependendo da etapa da jornada que ele estiver.

Então, se você é um vendedor mercado líder Platinum ou Loja Oficial, não pode deixar de usar essa solução.

Saiba mais em nosso artigo: O que é Mercado Livre Ads? Como funciona?

Conclusão

Em suma, vimos que a jornada de compra do cliente é composta por várias etapas. Saber identificar cada uma dessas etapas é essencial para desenvolver uma estratégia de marketing eficiente, que leve o seu cliente do momento da descoberta da sua marca até a compra do seu produto ou serviço.

Se você quer ter melhores resultados em anúncios no Mercado Livre, conte com a Conecta Ads – uma consultoria certificada para anúncios patrocinados no Mercado Livre. Nossa equipe de especialistas vai te ajudar a aumentar as suas vendas!

Acompanhe tudo Sobre Product Ads

Conteúdos Rápidos

Busque o assunto de seu interesse

Receba nossa News Letter

Digite seu email para receber atualizações do blog e aprender mais sobre o Mercado Livre!

Conheça nossas soluções

Product Ads

Como você ainda não começou a vender, não é possível ativar seu Mercado Ads neste momento. No entanto, temos um parceiro que pode auxiliar você nos primeiros passos para iniciar suas vendas no Mercado Livre. Para mais informações, clique aqui. Agradecemos seu interesse e tempo dedicado às perguntas iniciais. Se tiver mais dúvidas ou precisar de assistência adicional, sinta-se à vontade para nos contatar pelo botão de WhatsApp ou pelos números na nossa página de contato. Estamos à disposição para ajudar!

O Mercado Livre só permite utilizar o Product Ads (Mercado Ads) se você já fez mais de 25 vendas.

Como você ainda não fez 25 vendas, não é possível ativar seu Mercado Ads neste momento. No entanto, temos um parceiro que pode auxiliar você nos primeiros passos para iniciar suas vendas no Mercado Livre. Para mais informações, clique aqui. Agradecemos seu interesse e tempo dedicado às perguntas iniciais. Se tiver mais dúvidas ou precisar de assistência adicional, sinta-se à vontade para nos contatar pelo botão de WhatsApp ou pelos números na nossa página de contato. Estamos à disposição para ajudar!