O que é jornada de compra do cliente? E Como usá-la em uma estratégia de marketing?

jornada de compra do cliente
Compartilhe Este Post

A jornada de compra do cliente é o processo pelo qual um indivíduo passa desde o reconhecimento de um problema até a aquisição de uma solução. É importante para os profissionais de marketing compreenderem essa jornada, pois isso os ajudará a criar estratégias de marketing mais eficazes.

Neste artigo, vamos abordar o que é a jornada de compra do cliente e como usá-la em uma estratégia de marketing.

O que é jornada de compra do cliente?

A jornada de compra do cliente é o processo que o leva a tomar uma decisão de compra. É composta pelas seguintes etapas: consciência, consideração e decisão.

Na etapa da consciência, o cliente identifica um problema ou necessidade. Em consideração, ele pesquisa soluções para esse problema e compara diferentes produtos ou serviços. Já na etapa da decisão, ele escolhe a melhor opção e toma a decisão de comprar.

Portanto, a jornada de compra do cliente é importante para todas as empresas, especialmente aquelas que vendem em lojas virtuais ou Marketplaces.

Ajuda a entender como os clientes tomam decisões de compra e quais são as suas dores e necessidades. Logo, permite que as empresas criem estratégias para atrair e converter mais clientes.

Por que ela é importante para uma estratégia de marketing?

Como dito, a jornada de compra do cliente é importante para elaborar uma boa estratégia de marketing. Ela permite que as empresas identifiquem e compreendam o que os seus clientes desejam e precisam, além de fornecer insights sobre como melhorar a experiência de compra.

Além disso, a jornada do cliente pode ser usada como uma ferramenta para medir o sucesso de uma campanha de marketing, bem como para identificar os pontos de melhoria.

Como usar a jornada de compra em uma estratégia de marketing?

Antes de tudo, para usar a jornada do cliente em uma estratégia de marketing bem-sucedida, é importante identificar em que etapa se encontra o seu público-alvo e quais são as suas necessidades nesse momento.

Na era do marketing digital, compreender a jornada do cliente é crucial para o sucesso de qualquer campanha ou estratégia de marketing. Isso porque, ao saber como o seu público-alvo se comporta online, você poderá criar conteúdos e experiências mais relevantes para ele e, assim, auxiliá-lo a avançar na jornada até a conversão.

Funil de Vendas da jornada do cliente no Marketing digital

A jornada do cliente é composta por três etapas principais: consciência, consideração e decisão.

Cada uma dessas etapas corresponde a um determinado momento no processo de tomada de decisão do consumidor e requer uma abordagem diferente por parte da marca.

Em seguida, você precisará criar conteúdos que os ajudem a chegar à próxima etapa da jornada. Por exemplo:

Etapa 1 – Aprendizado e descoberta

Nessa primeira etapa, o cliente está apenas começando a se conscientizar de que tem um problema ou necessidade que precisa ser atendida. Portanto, seu objetivo aqui é gerar interesse e despertar o desejo no potencial cliente de buscar mais informações sobre como resolver o seu problema.

Para isso, você pode usar técnicas como SEO para ranquear sua página nos resultados de busca para as palavras-chave relevantes, anúncios para atrair tráfego qualificado para o seu site e conteúdos informativos (como blog posts) para ensinar sobre o assunto relacionado à sua solução.

Etapa 2 – Consideração

Na etapa de consideração, o cliente está pesquisando sobre as diferentes maneiras possíveis de resolver o seu problema.

Então, é importante fornecer informações detalhadas sobre a sua solução para que ele possa compreender como ela funciona e quais são os benefícios oferecidos.

Assim como na etapa anterior, também é possível utilizar técnicas com SEO e anúncios patrocinados para gerar tráfego qualificado. Além disso, conteúdos ricos em informações (como e-books) podem ser úteis nessa fase da jornada do cliente.

Etapa 3 – Decisão

Chegamos a última etapa da jornada do cliente, antes da conversão propriamente dita. Este é o momento em que ele está comparando as diferentes opções disponíveis no mercado e escolhendo aquela que melhor atende às suas necessidades.

Da mesma forma, é importante destacar os principais diferenciais da sua solução em relação às demais disponíveis no mercado. Afinal, é isso que vai fazer com que ele escolha comprar exatamente a sua solução.

Além disso, também é possível utilizar técnicas com SEO (com foco em termos específicos relacionados às ofertas disponíveis) e anúncios patrocinados (tráfego pago para uma Landing Page.)

Dá para usar a jornada de compra nos anúncios do Mercado Livre?

Certamente, muitos vendedores não sabem que também é possível utilizar a jornada de compra do cliente nos anúncios do Mercado Livre.

Para isso, você deve optar pelo recurso do Publicidade no Mercado Livre, o Mercado Ads.

É a solução perfeita para impactar o cliente em toda a sua jornada de compras.

Retail Media no Mercado Livre Ads
Retail Media no Mercado Livre Ads Fonte: Media kit 2021

Com esse recurso é possível gerar audiência qualificada e ter performance em suas campanhas.

O cliente terá diferentes pontos de contato com a sua marca, dependendo da etapa da jornada que ele estiver.

Então, se você é um vendedor mercado líder Platinum ou Loja Oficial, não pode deixar de usar essa solução.

Saiba mais em nosso artigo: O que é Mercado Livre Ads? Como funciona?

Conclusão

Em suma, vimos que a jornada de compra do cliente é composta por várias etapas. Saber identificar cada uma dessas etapas é essencial para desenvolver uma estratégia de marketing eficiente, que leve o seu cliente do momento da descoberta da sua marca até a compra do seu produto ou serviço.

Se você quer ter melhores resultados em anúncios no Mercado Livre, conte com a Conecta Ads – uma consultoria certificada para anúncios patrocinados no Mercado Livre. Nossa equipe de especialistas vai te ajudar a aumentar as suas vendas!

Chegou a hora de tomar uma atitude!

Digite seu email para receber atualizações do blog e aprender mais sobre o Mercado Ads!