O que é Mercado Livre Ads, como funciona e para que serve?

Mercado Ads é a plataforma do Mercado Livre com soluções de publicidade para toda a jornada de compras. Entenda melhor como funciona essa ferramenta de anúncios patrocinados.
Mercado Livre Ads Como Funciona
Compartilhe Este Post:
Navegue pelo artigo:

Assim como outros grandes Marketplaces no mundo, que se adaptaram ao novo cenário do Retail Média, o Mercado Livre possui uma plataforma própria de ADs com soluções para todos os vendedores. De lojas oficiais, vendedores platinum ou para quem está dando os primeiros passos como vendedor na plataforma é importante saber como o Mercado Ads funciona.

Para você que quer saber um pouco mais sobre como usar essa solução, elaboramos esse artigo para apresentar tudo que você precisa saber para fazer publicidade no Mercado Livre.

Quer escalar suas vendas, ser um vendedor bem sucedido e ter muitas vendas? Saiba que a plataforma de ADs no Mercado Livre vai lhe ajudar nisso.

Então, chega de enrolação e vamos direto ao assunto!

O que é Mercado Ads?

Mercado Ads, é a unidade de negócios do Mercado Livre criada para desenvolver e comercializar soluções publicitárias em sua plataforma de vendas. As soluções de ADs do Mercado Livre possui um ecossistema completo para toda a jornada de compra, do de Branding até Performance.

Assim, vendedores ou grandes marcas podem utilizar os recursos do Mercado Livre Ads para aumentar a exposição da marca e, também, vender mais.

O que é ADS no Mercado Livre?

ADS é a sigla para Advertising (publicidade em português). Ads no Mercado Livre é ferramenta de anúncios patrocinados criada pela plataforma exclusivamente para promover produtos, marcas e aumentar as vendas dentro do Mercado Livre. 

Para que serve o Mercado Livre Ads?

O Mercado Ads permite aos vendedores e grandes marcas utilizarem a estratégia de publicidade dentro da plataforma para aumentar o alcance dos seus produtos, melhorar o posicionamento dos anúncios nos mecanismos de busca e atingir o público ideal, mais propenso a comprar seu produto.

exemplo de publicidade no mercado livre, mercado ads como funciona
O que é Mercado Livre Ads, como funciona e para que serve? 1

Ou seja, é um conjunto de soluções publicitárias que serve para promover os produtos no ecossistema do Mercado Livre e, aproveitar o grande volume de visitas que a plataforma recebe, para enviar tráfego para os anúncios de produtos ou página de Loja Oficial.

O resultado disso é aumentar as vendas no Mercado Livre!

Vantagens do Mercado Livre Ads:

  • First party data (dados proprietários): O Mercado Ads utiliza dados precisos sobre o comportamento do consumidor, as palavras-chave utilizadas na busca e a intenção dos seus potenciais compradores.
  • Soluções para cada etapa da jornada de compra (full funnel campaigns): As diferentes soluções de Ads no Mercado Livre permitem que você crie campanhas para cada etapa do processo de compra, desde o momento em que as pessoas conhecem uma marca ou um produto, comparam com outros e decidem comprar.
  • Audiência massiva com mentalidade de compra: O Mercado Livre tem mais de 148 milhões de usuários ativos procurando produtos e realizando compras.

E como tudo isso funciona na prática? Quais as possibilidades de ações de publicidade na plataforma?

Mercado Ads como funciona?

São oferecidos dois tipos de anúncios no Mercado Ads: o Product Ads (indicado para pequenas e médias empresas) e Display Ads (indicado para marcas maiores, com possibilidade de grandes investimentos). 

Para você aproveitar todo o potencial das estratégias de vendas no Mercado Livre com publicidade patrocinada do Mercado Ads, primeiro você precisa conhecer quais são os recursos disponíveis e para quem são indicados.

Retail Media no Mercado Livre Ads

Branding

Para potencializar a experiência e o reconhecimento das marcas, o Mercado Ads oferece soluções de Branding que se adaptam às necessidades de cada anunciante:

• Vídeo: Novo billboard de vídeo dentro da Home do Mercado Livre. Por meio desse formato de Branding, as marcas poderão contar suas histórias para os milhões de usuários que visitam a página principal da plataforma com intenção de compra.

• Audience Deals: Com o poder das audiências de compra do Mercado Livre, as marcas podem acessar esses usuários em outras mídias fora da plataforma.

• Brand Lift: Estudos para top brands com o objetivo de medir variações no posicionamento da marca pós-campanha.

• Brand Lab: Propostas publicitárias 360 disruptivas para top brands em conjunto com a agência de criação MediaMonks.

Para conhecer como funciona Mercado Ads nas soluções de Branding, a plataforma disponibiliza certificações. Assim, marcas e agências podem ser treinadas a desenvolver uma estratégia de marca na plataforma.

Performance

Esta solução serve para impulsionar as vendas com campanhas de anúncios patrocinados no Mercado Livre criadas com a ferramenta de Product Ads. Ela mostra os produtos em posições relevantes para o comprador dentro do próprio marketplace.

mercado ads como funciona no mercado livre

Product Ads é desenvolvido para criar campanhas nas quais os anúncios poderão aparecer nas posições 1 e 2 das listagens de busca, dando maior visibilidade e probabilidade de compra aos produtos.

No painel de publicidade há um gerenciador de anúncios que permite a criação de várias campanhas e agrupamento de anúncios para otimizar o investimento.

Bom, agora que você já sabe o que é como o Ads Mercado Livre funciona, vamos ver como usar essa solução?

Quantas vendas para ativar o ADS do Mercado Livre?

Para ativar o ADS no Mercado Livre em seus anúncios, sua conta deve ter um mínimo de 20 vendas. Além disso, ter reputação amarela ou superior.

reputação no mercado Livre

Vendedores recém cadastrados devem aguardar pelo menos 15 dias para ativar a publicidade no Mercado Livre e claro, alcançar o que citamos no parágrafo anterior.

Como é cobrado Mercado Ads?

O preço do Mercado Ads cobra por cada clique que o anúncio recebe (chamado de PPC pay-per-click). O valor depende do orçamento e do ACOS objetivo definido para as campanhas. 

A partir desse ACOS, o Product Ads calcula o CPC (custo por clique) máximo que esse vendedor está disposto a pagar.

Mercado Livre Ads Preço

O Mercado Ads utiliza a modalidade de segundo melhor preço (em inglês, second-best price). Assim, os vendedores vencedores do leilão pagam o preço mínimo necessário para vencer seu concorrente mais próximo.

Para cobrar o custo do clique o MercadoAds usa a fórmula:

Cálculo-do-CPC-em-Product-Ads

Ad-rank: pontuação que determina como os anúncios são priorizados nos resultados de busca. Depende da categoria, do ACOS e do histórico das conversões.

Ad-score: pontuação com base na qualidade do anúncio (imagens, ficha técnica, preço, reclamações, reputação verde no Mercado Livre, etc.).

Por isso é importante ter bons anúncios para conseguir vencer a concorrência.

Nosso artigo sobre O que é Product Ads? Qual preço vou Pagar? explica bem isso. 

Bom, agora vamos para a prática.

Como ativar Mercado Livre ADS?

Uma vez que o vendedor atenda aos requisitos necessários para criar as campanhas de publicidade no Mercado Livre, ele pode ativar o ADS em seu painel.

Passo a passo:

  1. Faça login no Mercado Livre pelo computador;
  2. Vá para a aba da sua conta e clique em Vendas;
  3. No administrador de vendas, abra o menu à esquerda e clique em Publicidade;
  4. Na tela de início de Product Ads, clique em Começar agora;
  5. Aparecerá uma tela com um orçamento máximo por dia e quantos cliques pode conseguir. 
  6. Clique em Ativar Product Ads. 

Observação: os valores nessa etapa são uma expectativa daquilo que você poderá obter segundo o orçamento diário definido. Não se preocupe, depois você pode definir isso melhor em cada campanha.

Dica na hora de ativar o Product Ads Mercado Livre.

Por padrão, a plataforma adiciona suas melhores publicações a uma única campanha chamada de “Campanha Principal”. 

Esse é o modo automático de gestão de anúncios. Nele, você terá uma campanha com todos os seus anúncios e um único orçamento. 

Porém, isso não é recomendado porque você pode ter objetivos de estratégias diferentes para cada grupo de produtos.

Então, nossa dica extra sobre como funciona o mercado livre ads é que você mude o gerenciamento de anúncios para o modo personalizado, onde terá um maior controle sobre as campanhas.

Para isso, clique em Configurações no canto superior direito da tela.

ativar o mercado livre ads e mudar gerenciamento de anúncios para o modo personalizado

Na tela seguinte, basta Selecionar modo Personalizado e depois em Seguinte.

modo personalizado e modo automático no product ads na hora de ativar o mercado livre ads

Assim, poderá escolher esta escolher uma estratégia de ACOs para cada campanha que cria.

mudar o modo de gestão do anúncio no product ads

Isso fará seu custo publicitário das vendas (anteriormente conhecido como investimento/receita) ser mais efetivo.

A partir de agora seus anúncios serão vistos por milhares de compradores interessados no que você vende.

Com o passar do tempo, o algoritmo do Mercado Ads aprende cada vez mais quais anúncios mostrar para os potenciais compradores.

Vantagens de usar Mercado Livre Ads:

  1. Ter maior exposição dos produtos;
  2. Dar maior visibilidade aos anúncios;
  3. Aumentar a conversão das vendas;
  4. Equilibrar lucro e custos de publicidade (ACOS);
  5. Aumentar as vendas orgânicas.

Além disso, podemos definir essas vantagens da seguinte maneira:

Audiência: ter a possibilidade de se destacar da concorrência e aparecer nas primeiras posições das buscas para os compradores que procuram seu produto.

Performance: aumentar a conversão das vendas e manter o equilíbrio entre o lucro e o custo de publicidade (ACOS).

Escalabilidade: aumentar as vendas também de forma orgânica. Com a estratégia certa de crescimento de vendas no Mercado Livre Ads, a conta pode se beneficiar também em produtos que não estão nas campanhas pagas.

De que forma isso acontece? Quando um comprador clica em um anúncio patrocinado e visita outros produtos do mesmo vendedor.

Além disso, quanto mais o vendedor vende na categoria do Mercado Livre e aumenta o número de vendas do anúncio, maior será sua Conversão. Isso melhora seu posicionamento e por essa razão as vendas de ADS auxiliam no orgânico.

Quando o Mercado Ads vale a pena?

Quando seu objetivo for alcançar o maior número possível de clientes, se destacar da concorrência e aumentar as chances de vendas.

A principal proposta de valor do Mercado Ads é ser uma ferramenta muito eficaz quando precisamos gerar mais vendas, seja para dar visibilidade e posicionar produtos novos em categorias concorridas ou crescimento, escalar rápido produtos de média rotação para ganhar maior participação de mercado.

Mercado Ads Mercado Livre: recomendações importantes. 

Primeiro, conhecer como o Mercado Livre Ads funciona. Não dá para sair usando de qualquer jeito. Apesar de ser uma ferramenta fácil de usar, o vendedor precisa entender como ela funciona e como analisar suas métricas. 

Um bom começo para isso é fazer o curso no Mercado Ads Academy. Inclusive com emissão de certificado para quem passar na prova. Ele é gratuito!

Fazer um curso de Mercado Ads pode ajudá-lo a obter mais vendas e melhorar o seu desempenho na plataforma.

Além disso, permitirá que você aproveite ao máximo o poder que essa ferramenta tem.

Contudo, a principal razão para você fazer um curso do Mercado Livre Ads é deixar de gastar seu investimento com campanhas que não vendem nada.

Outra dica importante: o vendedor deve conhecer seus custos e o seu mercado. Infelizmente vejo muitos vendedores que não sabem definir o preço de venda. Desconsideram seus custos e colocam preços nos produtos copiando a concorrência.

Isso é um perigo tremendo, pois não se sabe se o concorrente está queimando dinheiro para se livrar do estoque. Também não sabe se paga aluguel, impostos ou salários dos funcionários. Além disso, tem o tipo de enquadramento fiscal.

Por isso é importante conhecer seus custos e definir a margem de lucro para cobrir as despesas, pagar o fornecedor e, claro, sobrar dinheiro na conta.

E por último, o vendedor precisa conhecer seu público-alvo. Saber se ele valoriza o atendimento, a qualidade do produto, entrega rápida, parcelamento ou preço baixo.

Muitas vezes, o preço não é o principal fator para vender mais no Mercado Livre.

Para obter o máximo do Ads no Mercado Livre, é importante entender como a plataforma funciona e quais são as suas principais características.

Portanto, se você quer alcançar melhores resultados com anúncios patrocinados no Mercado Livre, você precisará saber como ele funciona, desde a criação de anúncios até a gestão de campanhas.

Conclusão

E aí? Curtiu o artigo de hoje? Viu como funciona o mercado livre ads?

Quer saber se vale a pena fazer publicidade no Mercado Livre?

Confira nosso artigo: Mercado Ads Vale a pena?

Nele, nosso CEO e especialista em Product Ads Joel Jonathan Cunha traz algumas dicas de quando e como usar esta solução. Não deixe de conferir!

Mas se você já usa o Mercado Livre Ads e não consegue aumentar as suas vendas com anúncios patrocinados, talvez seja a hora de ter ajuda de uma consultoria especializada. Entre em contato conosco e veja como podemos fazer você vender muito mais.

Acompanhe tudo Sobre Product Ads

Conteúdos Rápidos

Busque o assunto de seu interesse

Receba nossa News Letter

Digite seu email para receber atualizações do blog e aprender mais sobre o Mercado Livre!

Conheça nossas soluções

Product Ads

Como você ainda não começou a vender, não é possível ativar seu Mercado Ads neste momento. No entanto, temos um parceiro que pode auxiliar você nos primeiros passos para iniciar suas vendas no Mercado Livre. Para mais informações, clique aqui. Agradecemos seu interesse e tempo dedicado às perguntas iniciais. Se tiver mais dúvidas ou precisar de assistência adicional, sinta-se à vontade para nos contatar pelo botão de WhatsApp ou pelos números na nossa página de contato. Estamos à disposição para ajudar!

O Mercado Livre só permite utilizar o Product Ads (Mercado Ads) se você já fez mais de 25 vendas.

Como você ainda não fez 25 vendas, não é possível ativar seu Mercado Ads neste momento. No entanto, temos um parceiro que pode auxiliar você nos primeiros passos para iniciar suas vendas no Mercado Livre. Para mais informações, clique aqui. Agradecemos seu interesse e tempo dedicado às perguntas iniciais. Se tiver mais dúvidas ou precisar de assistência adicional, sinta-se à vontade para nos contatar pelo botão de WhatsApp ou pelos números na nossa página de contato. Estamos à disposição para ajudar!