O que pode editar nos anúncios no Mercado Livre?

Publicou um anúncio no Mercado Livre e precisa fazer alterações? Nem todos os campos podem ser modificados. Neste artigo, explicamos o que pode ser alterado e como fazer isso de forma segura para evitar consequências desastrosas em suas vendas.
editar um anúncio do Mercado Livre
Compartilhe Este Post:
Navegue pelo artigo:

Como vendedor do Mercado Livre, você já se deparou com a necessidade de modificar um anúncio ativo? Seja para ajustar o título, atualizar fotos ou melhorar a descrição, é fundamental saber exatamente o que pode e o que não pode ser alterado. Saiba que editar um anúncio no Mercado Livre requer cuidado e atenção.

No artigo de hoje, nosso especialista em vendas no Mercado Livre e consultor certificado Platinum, Joel Cunha, vai explicar em detalhes quais alterações podem ser feitas nos anúncios do Mercado Livre. 

Além disso, ele apresenta alguns cuidados e dicas importantes para que as modificações não prejudiquem a performance do seu anúncio. Queremos que você esteja bem informado antes de fazer qualquer alteração.

Pronto para começar?

Posso modificar meu anúncio no Mercado Livre?

Sim, você pode. Principalmente se for para melhorar a experiência de compra do usuário que vise a qualidade do anúncio, corrigir eventuais erros nas informações, otimizar a conversão de vendas do anúncio ou trocar a estratégia entre anúncio clássico ou premium.

Saiba que editar anúncios no Mercado Livre requer planejar cada mudança cuidadosamente para evitar quedas na visibilidade dos anúncios.

Cuidados antes de alterar anúncios ativos no Mercado Livre.

Antes de fazer qualquer alteração de anúncio no Mercado Livre é fundamental avaliar com cuidado o tipo de mudança que se pretende fazer. Você só deve mudar um anúncio se tiver certeza de que isso vai contribuir positivamente para melhorar o desempenho dele ou para corrigir alguma informação que está errada.

Caso contrário, terá impactos negativos para as vendas. Tome cuidado ao seguir orientações de fontes não confiáveis ou “promessas milagrosas” de aumentar as vendas no Mercado Livre se você alterar um anúncio.

Quando posso alterar os meus anúncios no Mercado Livre e por que alterar?

Antes de saber como editar seu anúncio no Mercado Livre, veja as recomendações de quando isso pode ser feito:

  1. Para corrigir informações incorretas.
  2. Melhorar a qualidade das fotos.
  3. Inserir vídeos (Clips Mercado Livre).
  4. Ajustar preços para competir melhor no mercado (mais a frente temos um tópico sobre isso).  
  5. Reduzir perguntas desnecessárias.
  6. Adicionar variações de produto.
  7. Ajustar estoque.
  8. Mudar a modalidade de envios.
  9. Trocar a política de frete (Grátis ou não).

Perceba que não basta querer saber como editar um anúncio de venda no Mercado Livre, sem antes saber por qual razão isso precisa ser feito. 

O que você pretende com a alteração do anúncio? Aumentar a visibilidade, melhorar a conversão (CTR), corrigir algo? 

Quais campos posso editar no anúncio publicado no Mercado Livre?

Em um anúncio do Mercado Livre, você pode editar alguns dados do produto e as condições de venda:

Dados do produto

Categoria❌ Após a criação do anúncio, eles não poderão mais ser alterados.
Código universal
Tipo de anúncioCondição do produtoℹ️ Podem ser alterados antes da primeira venda.
Descrição✅ Podem ser editadas a qualquer momento.
Ficha técnica

Condições de venda

Preço✅ Podem ser editados a qualquer momento.
Tipo de anúncio
Forma de envio
Estoqueℹ️ Pode ser alterado sempre que o produto oferecido for novo. Se for usado, a quantidade de estoque permitida é de apenas 1.

Atenção: Caso seu produto esteja no Full não é possível editar os atributos das variações.

Como editar um anúncio no Mercado Livre?

Bom, agora vamos mostrar três maneiras de como editar um anúncio no Mercado Livre.

Primeiro, é possível alterar um anúncio individualmente por meio da função “Alterar” disponível nos detalhes do anúncio pelo menu de 3 pontos da lista.

Como editar um anúncio no Mercado Livre

Como editar meus anúncios no Mercado Livre ao mesmo tempo?

Caso queira editar vários anúncios ao mesmo tempo, acesse Minha Conta, selecione a opção Vendas e depois Anúncios. Lá você acessa a lista completa dos seus produtos com o botão “Modificar em massa”.

Como editar meus anúncios no Mercado Livre ao mesmo tempo, editar anúncios em massa

A terceira alternativa de como editar um anúncio de venda no Mercado Livre é com a opção de baixar uma planilha com as informações dos seus anúncios, clicando no botão “Modificar em Excel”. Depois de fazer as alterações, você pode enviar a planilha atualizada para aplicar todas as modificações nos seus produtos.

Se você cometer algum erro na hora de editar um anúncio no Mercado Livre, não se preocupe porque é possível voltar para recuperar uma versão anterior. 

erro na hora de editar um anúncio no Mercado Livre

Pode alterar a categoria do produto depois do anúncio ativo no Mercado Livre?

Não. O Mercado Livre não permite trocar a categoria de um produto depois que ele tiver cadastrado. 

Pode editar o título do produto de um anúncio ativo no Mercado Livre?

Não. Títulos de produtos não podem ser alterados depois que o anúncio já está ativo no Mercado Livre.

Posso alterar anúncio Clássico para Premium no Mercado Livre?

Sim. Alterar o tipo de anúncio de Clássico para Premium é permitido e traz muitos benefícios. Uma das principais vantagens do Anúncio Premium é a alta exposição dos produtos. Eles ganham prioridade nas buscas e podem atingir mais facilmente as primeiras posições nos resultados de pesquisa. 

Além disso, o Anúncio Premium permite o parcelamento da compra sem juros para os clientes.

Posso alterar um anúncio Premium para Clássico?

Sim, também pode. Mas antes de editar seu anúncio no Mercado Livre de Premium para clássico, avalie com cuidado essa estratégia. Apesar de as taxas no Mercado Livre serem menores neste tipo de anúncio, ele não oferece parcelamento sem juros aos clientes e tem baixa exposição orgânica.

Cuidados na alteração de preço dos produtos!

Como vimos, alterar o preço do produto é possível e pode ser uma estratégia para atrair mais compradores ou se ajustar às mudanças de mercado. Contudo, mudanças bruscas de preço do produto é ruim, o recomendado é ajustar menos de 10% ao dia, nunca mais que isso. Uma única alteração agressiva de preço pode derrubar o anúncio.

Posso alterar o produto no anúncio do Mercado Livre?

Não faça isso! Existem vendedores que criam um “anúncio genérico” e trocam os produtos do anúncio. Isso é ruim por várias razões:

  1. A cada troca de produto você precisará mudar as informações na ficha técnica e descrição. Mesmo que seja um produto similar. Tudo que o algoritmo já indexou do produto anterior será perdido, ele precisará reindexar novamente. Isso levará tempo e fará seu anúncio perder visibilidade.
  2. Você perde a oportunidade de participar da Central de Promoções.
  3. Se estiver no full do Mercado Envios, haverá sérios problemas na identificação do produto que o comprador realmente adquiriu. Provocando reclamação, solicitação de devolução e potencial impacto negativo na sua reputação.
  4. Infração da política de Cadastramento de Produtos que determina não ser permitido “Descrever os produtos e serviços oferecidos de forma incorreta ou enganosa. Isso inclui suas características, qualidades, alcance, compatibilidades, condições, usos e efeitos, entre outros.

Em suma, as alterações permitidas nos anúncios do Mercado Livre são preço, tipo do anúncio (Clássico ou Premium), formas de envio, condições do produto (novo ou usado) estoque, campos da ficha técnica e descrição.

Dicas na hora de editar seus anúncios.

  1. Faça uma avaliação controlada: Teste diferentes versões de anúncios para ver qual tem melhor desempenho. Por exemplo, altere apenas uma variável por vez, como a imagem ou uma parte da descrição, e compare os resultados.
  2. Monitore o desempenho de vendas: Acompanhe de perto as métricas de vendas após a alteração. Compare os períodos antes e depois das mudanças para identificar melhorias ou quedas nas vendas.
  3. Periodicidade das alterações: Evite mudanças muito frequentes que possam confundir os algoritmos de busca do Mercado Livre e os seus clientes. Planeje alterações periódicas que realmente agreguem valor.

Quer dominar as vendas no Mercado Livre e ter melhor experiência na plataforma? Siga as recomendações e políticas de boas práticas na hora de editar um anúncio. Procure seguir fontes confiáveis. Cuidado com dicas que prometem aumentar suas vendas do dia para a noite.  

Não queremos que você perca vendas e aumente seus custos! É por esse motivo que publicamos semanalmente várias dicas e conteúdos exclusivos sobre como melhorar suas vendas no Mercado Livre. Não deixe de acompanhar nosso Blog ou nossas redes sociais!

Acompanhe tudo Sobre Product Ads

Conteúdos Rápidos

Busque o assunto de seu interesse

Receba nossa News Letter

Digite seu email para receber atualizações do blog e aprender mais sobre o Mercado Livre!

Conheça nossas soluções

Product Ads