Variações de produtos no mercado livre: como utilizá-las corretamente?

Variações de produtos no mercado livre
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Imagine ter que criar vários anúncios do mesmo produto só porque ele tem cores ou tamanhos diferentes? Além de dar muito trabalho, isso lhe consumirá um tempo enorme na hora fazer a gestão de seus anúncios. Por isso, e alguns outros motivos, existem variações de produtos no Mercado Livre.

No artigo de hoje, vamos explicar em detalhes como utilizar corretamente, o que são as variações de produtos, porque utilizá-las e como as variações podem aumentar a exposição ao seu anúncio. 

Bora conferir?

O que são variações de produtos no Mercado Livre?

Alguns produtos no Mercado Livre podem variar a cor, o tamanho, o tipo de material, entre outros atributos. Uma variação é cada uma dessas diferentes opções do mesmo produto, desde que não impliquem em alteração no preço.

Por exemplo, se você vende camisetas em diferentes tamanhos e cores, pode listar todas as opções em um único anúncio, em vez de criar um anúncio separado para cada opção.

Então, as variações servem para unificar diferentes opções do seu produto em um mesmo anúncio. É a maneira mais eficiente de organizar os seus produtos permitindo que você tenha anúncios completos, facilitando a compra do usuário e diminuindo o seu trabalho no cadastro de produtos.

Mas, atenção: as variações de produtos no Mercado Livre não são iguais em todas as categorias. Você deve observar quais correspondem ao seu produto e garantir que todas as informações estejam corretas.

Em suma:

  • As variações permitem que você liste diferentes opções de um produto em um único anúncio, facilitando a compra para o cliente.
  • É importante prestar atenção às categorias de produtos específicas do Mercado Livre ao criar um anúncio com variações.
  • Garanta que todas as informações do produto estejam corretas e que as variações sejam claramente descritas no anúncio.

Usando as Variações de Produtos no Mercado Livre corretamente.

Ao criar variações de produtos, é importante considerar alguns pontos:

  1. Certifique-se de que cada variação não tenha um preço diferente;
  2. Você deve ter um estoque separado, para que os compradores possam escolher a opção que desejam e ver se está disponível. 
  3. Cada variação deve ter uma imagem separada, para que os compradores possam ver exatamente o que estão comprando.

Este último ponto é muito importante, principalmente se o seu produto tiver variação de cores. 

O comprador quer ter a certeza de que vai comprar o produto certo. Logo, não vai adiantar nada você cadastrar as variações de produto no Mercado Livre e colocar uma única imagem ou uma imagem genérica. Isso vai deixar o comprador em dúvida e fazê-lo desistir de comprar seu produto.

Veja como criar suas variações de produto no Mercado Livre.

Existem três maneiras de criar variações de produtos no Mercado Livre: 

1- Ao criar o anúncio do seu produto;

2- Em um anúncio específico, pela opção modificar;

3- Pela seleção de anúncios do editor em massa

Depois de selecionar a categoria na qual você irá anunciar o seu produto, você deverá preencher as características que definem o seu produto, pode ser cor, tamanho, material, entre outros.

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Acima, você pode ver um exemplo de como criar variações para uma camiseta. Após cadastrar a cor você coloca os tamanhos disponíveis e a quantidade em estoque. Se a variação ficar sem estoque, ela não aparece disponível para a compra.

Caso seu produto tenha mais de um tipo de variação, clique em +Adicionar e repita o processo anterior.

Repare que para cada variação há a opção de colocar uma imagem principal e outras complementares. Assim, como o código universal do produto.

As variações possuem fichas técnicas separadas?

Não. Quando você cria suas variações, elas herdam todas as informações da ficha técnica do produto principal. Portanto, você não precisa preencher cada uma delas separadamente. Isso também vale para o título do anúncio.

Qual a vantagem em usar variações?

As variações nos anúncios do Mercado Livre podem ter um grande impacto positivo nas suas vendas. Confira alguns benefícios em usar esse recurso.

Menor número de perguntas 

Quando todas as variações estão cadastradas em um único anúncio, os compradores saberão quais opções você vende para o mesmo produto. Isso pode reduzir o número de perguntas no Mercado Livre, principalmente aquelas desnecessárias e que só tomam o seu tempo.

Melhor organização do estoque

Ao incluir suas variações em um único anúncio, você tem um controle mais eficiente do estoque disponível para cada uma delas. Isso permite que você monitore melhor a quantidade de unidades restantes e não deixe o estoque acabar.

Além disso, seus potenciais compradores não farão perguntas desnecessárias sobre a disponibilidade de cada variação. Isso reduz as chances de reclamações após a venda.

Mais agilidade nos seus envios

Imagine a seguinte situação: você cria um anúncio de um produto que possui opções de cor, tamanho, voltagem, etc; mas não usa as variações do Mercado Livre.

O que vai acontecer quando fizer a venda? 

Vai ter que pedir ao comprador para mandar uma mensagem com a opção que ele quer. O tempo até ele responder, fazer a separação do produto e preparar o envio, será bem mais alto do que saber na mesma hora da venda qual produto o seu comprador quer.

Logo, se você utilizar as variações nos anúncios do Mercado Livre o tempo para preparar seus envios será menor e sua reputação não será afetada.

Aumentar a visibilidade e exposição do anúncio

Ao listar produtos com variações, você pode aumentar sua visibilidade no Mercado Livre porque todas as visitas que você teria em anúncios separados ficarão concentradas em um único anúncio.

Para as vendas isso é muito importante porque você terá uma taxa de conversão melhor. 

No entanto, é importante lembrar que as variações devem ser consideradas como uma opção para oferecer variedade aos seus clientes, e não como uma maneira de aumentar o preço do produto. Certifique-se de que as variações não implicam em uma alteração no preço.

Estratégias para Melhorar as Variações de Produtos

Até aqui você já entendeu que ao criar anúncios no Mercado Livre para produtos com opções de atributos, que não tenham preços diferentes, é importante utilizar as variações de produtos.

Agora, vamos apresentar algumas estratégias para melhorar as variações de produtos e aumentar suas chances de vender mais no Mercado Livre.

Identifique as variações populares do seu produto

Antes de criar todas as variações de produtos, é importante que você identifique quais são as mais populares. Para isso, você pode analisar as variações de produtos que aparecem com frequência nos anúncios de seus concorrentes e verificar quais delas têm mais vendas.

Outra maneira é verificar nas tendências do Mercado Livre o que é mais buscado sobre o seu produto. 

Ao cadastrar variações de produtos “mais populares” você estará colocando energia naquilo que realmente tem maior potencial de vendas. Além disso, seu investimento em estoque será mais eficiente, ou seja, não vai ficar com dinheiro encalhado em variações de produtos que não têm saída.

Otimização de Variações de Produtos

Além de identificar as variações mais populares, é importante que você otimize suas variações de produtos para aumentar suas chances de sucesso. Para isso, você pode seguir algumas dicas:

  • Utilize títulos descritivos e claros em seu anúncio principal;
  • Utilize imagens de qualidade para mostrar cada uma das variações de produtos;
  • Utilize descrições detalhadas no anúncio principal produto (inclusive inclua as opções de cores, tamanhos, etc);
  • Utilize palavras-chave relevantes em seus títulos e descrições.

Viu só como é possível otimizar suas variações de produtos? Elas são uma oportunidade clara para você aumentar suas chances de aparecer nos resultados de busca do Mercado Livre e de atrair mais compradores para seus anúncios.

Conclusão

As variações de produto nos anúncios do Mercado facilitam a vida do cliente, que pode ver todas as opções disponíveis em um só lugar, e ainda pode economizar tempo e dinheiro em relação a criar anúncios separados para cada variação.

Além disso, usar variações de produtos pode ajudar a otimizar sua gestão de estoque e facilitar o processo de atualização de preços e outras informações relevantes. 

Contudo, o mais importante neste caso é você entender que as variações contribuem para melhorar sua taxa de conversão porque você terá mais vendas em um único anúncio.

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