Venda seus produtos para os compradores certos no Mercado Livre.

Quando se atinge o comprador certo, o processo da compra ocorre de maneira fluida e sem atrito. Além de estar mais próximo de concretizar a venda, trazer o consumidor ideal para seu anúncio vai ajudar no seu posicionamento orgânico dentro do Mercado Livre.

vender para os compradores certos no Mercado Livre
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E se você pudesse ter um “agente” trabalhando dentro da plataforma do Mercado Livre selecionando os compradores certos para seu produto? Seria incrível imaginar a possibilidade de automatizar a escolha de compradores ideais para cada produto que você vende. 

Isso já não é tão distante quanto parece. Hoje vamos mostrar como é possível ter um “agente” dedicado a encontrar o comprador ideal para o seu produto, trabalhando 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Confira como esse “agente interno no Mercado Livre” não só ajudaria a melhorar as vendas, como também poderia otimizar a experiência do usuário, garantindo que os produtos certos sejam exibidos para os compradores certos no momento ideal.

Por que se preocupar em encontrar compradores qualificados?

Simples, conectar os produtos certos aos compradores com maior probabilidade de interesse, otimizará o processo de venda. Ou seja, quanto mais qualificado, maior a chance de conversão.

Estudos de vendas online e comportamento do consumidor mostram que atingir compradores ideais ajuda a superar as barreiras de compras e reduzir as taxas de rejeição do anúncio. Além de a venda acontecer sem atritos e objeções, a taxa de conversão melhora e os anúncios sobem de posição organicamente por ganharem maior relevância.

Como fazer isso dentro da plataforma do Mercado Livre?

Aprendendo com um vendedor no semáforo

Brasileiro é de longe um dos povos mais criativo. Não é raro encontrar na internet vídeos e memes que comprovam isso. Quem aí não recebeu uma figurinha no Whats ou GIF que achou sensacional?

Essa criatividade também pode ser vista nas ruas. Em São Paulo, em uma esquina bem movimentada, um homem vestido de garçom vende água de coco no semáforo.

Ele coloca algumas garrafas de água de coco geladinha em uma bandeja, espera o semáforo fechar, e oferece aos motoristas e passageiros.

homem vestido de garçom vende água de coco no semáforo.

O interessante é que ele não vai em todos os veículos parados no sinal. Ora ele vai nos primeiros, ora nos terceiros, ora ele vai nos carros da direita, e assim vende a sua água de coco geladinha.

Por que será que ele oferece sua água para alguns motoristas e não todos?

A resposta pode estar na informação abaixo:

Um estudo da Kantar (especializada em insights e pesquisa de comportamento) falava que “Nas ruas, a classe AB é a que mais pede água de coco, especialmente no comércio ambulante e em barracas de praia. O perfil deste consumidor é formado também por 57% de mulheres, 48% com mais de 50 anos e 60% que consomem sozinhos.” (Disponível em: Água de coco em crescimento)

É bem possível que este vendedor descobriu na prática do dia a dia, em diversas tentativas, quem é mais propenso a comprar sua água de coco.

Você pode estar se perguntando: “O que isso tem a ver com um agente para vender no Mercado Livre?

Essa estratégia de oferecer um produto ao comprador com maior potencial é exatamente o mecanismo por trás da inteligência das campanhas de publicidade da plataforma Mercado Ads do Mercado Livre.

Entenda melhor como isso funciona. 

O “agente interno” do Mercado Livre: como isso funciona?

Para aumentar as chances de conversão de venda dos produtos, as campanhas de anúncios patrocinados são alimentadas por algoritmos que fazem exatamente o que o vendedor de água de coco faz: identificar quem tem mais chances de comprar e oferecer o produto certo, na hora certa

Logo, esse “agente interno” é o vendedor que trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana, oferecendo os produtos aos compradores certos.

Veja como isso funciona:

Coleta de dados em tempo real

Assim como o vendedor do semáforo observa os motoristas antes de se aproximar, o algoritmo do Mercado Ads analisa o comportamento dos usuários dentro da plataforma: histórico de navegação, compras passadas, itens adicionados ao carrinho e interações com outros produtos.

Segmentação e identificação dos compradores ideais

Com base nesses dados, o algoritmo cria audiências personalizadas e segmenta potenciais compradores que têm uma maior probabilidade de conversão.

Por exemplo, se um cliente costuma comprar eletrônicos e recentemente pesquisou “fones de ouvido sem fio”, ele é automaticamente marcado como parte do grupo ideal para ver promoções de fones “bluetooth” no Mercado Livre.

Priorizando os melhores produtos

A plataforma prioriza os produtos com maior potencial de sucesso, com base no histórico de vendas e taxas de conversão anteriores. Aqui é fundamental que o anúncio tenha uma boa qualidade e Ad-score para garantir que apareçam nos resultados de busca, nas recomendações personalizadas e em páginas de outros produtos, para os compradores certos.

O algoritmo busca apresentar o anúncio que, naquele momento, tem maior potencial de converter a venda.

Se o “agente” percebe que um anúncio não está performando bem, ele faz ajustes automáticos, como mudar o CPC (Custo por Clique) ou priorizar outros produtos. Isso evita desperdício de orçamento e maximiza o ROI (Retorno sobre Investimento).

Por que o “agente” do Mercado Ads é tão eficaz?

Imagine você esperando o comprador encontrar seu anúncio organicamente em meio a tantos outros dentro da plataforma? Isso pode ser demorado e frustrante, nenhum vendedor quer ficar sem vender no Mercado Livre.

O Mercado Ads usa o poder da tecnologia para fazer esse trabalho de procurar o perfil de comprador ideal e entregar o seu anúncio no momento certo. Assim:

  • Os compradores veem apenas produtos que realmente têm potencial de atendê-los (Relevância).
  • Enquanto você dorme, o “agente” continua buscando compradores ideais e otimizando suas campanhas (Escalabilidade).

Assim como o vendedor do semáforo soube identificar os motoristas certos, o Mercado Ads faz isso em grande escala dentro da plataforma. Ao exibir os produtos certos para as pessoas certas, ele não apenas aumenta suas vendas, mas também melhora a experiência do comprador, que encontra o que precisa rapidamente.

Ative seu “agente interno” agora mesmo!

Com apenas alguns cliques, você pode ativar o Mercado Ads e deixar o “agente interno” trabalhar para você. Os passos são os seguintes:

  • Configure suas campanhas: escolha os produtos que quer promover e defina um orçamento.
  • Deixe o “agente” fazer o trabalho pesado: Ele vai analisar os dados, segmentar o público e otimizar a entrega dos seus anúncios automaticamente.
  • Acompanhe os resultados: monitore as métricas, como cliques, conversões e ROI, no painel do Mercado Ads.

Está pronto para colocar o seu “agente interno” em ação e transformar a maneira como você vende no Mercado Livre? 

Mas se você quiser, nossos especialistas podem cuidar disso para você! Entre em contato conosco e agende uma conversa. Faça como o vendedor de água de coco, faça seus anúncios aparecerem para a pessoa certa, na hora certa e no lugar certo!

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