O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos. As compras online entraram de vez na rotina de muitos brasileiros, hoje temos mais de 90 milhões de compradores virtuais. O ano de 2024 fecha com mais de 200 bilhões em faturamento no e-commerce. Isso nos leva a uma reflexão: quais fatores influenciam as compras online? O frete e parcelamento têm maior ou menor peso do que o preço?
Saber como os consumidores compram, quais são seus hábitos e preferências e o que influencia suas decisões, são informações essenciais para quem vende online. Toda estratégia de vendas, comunicação, precificação e operacional, vai ter maior ou menor sucesso se você conhece ou não seu cliente.
Nas compras online isso é mais fácil de medir, pois existem os funis e gatilhos digitais que permitem monitorar os pontos importantes de uma compra. Dá para saber se o produto entrou e saiu do carrinho, se a compra parou na etapa de calcular o frete, no pagamento ou se ficou lá esperando finalizar a compra.
A partir disso, os especialistas e analistas podem obter informações ricas e precisas sobre qual etapa o cliente desistiu da compra.
Na sua opinião, qual o principal fator na decisão de uma compra online? O que você considera? Afinal, você também compra online, logo, tem seus critérios.
Hoje vamos mostrar o que pesa mais na decisão de compra online dos consumidores brasileiros. Você está prestes a descobrir se o frete e o parcelamento são decisivos ou não na finalização da compra. Qual o seu palpite?
O que influencia o consumidor moderno?
Hoje temos um cenário onde o comportamento do consumidor está cada vez mais digital. Temos acesso a muita informação e usamos a internet para pesquisar produtos, comparar preços e ler avaliações.
Quem nunca parou em frente a uma vitrine no shopping, sacou o celular e pesquisou o preço na internet?
Pois é, vivemos uma era de intensa interconexão e disponibilidade de informações nunca vista antes. A tecnologia e a internet são os principais fatores para essa mudança de comportamento.
Além disso, a geração de consumidores jovens não compram como as gerações anteriores. Os millennials ou geração Z resolvem tudo pelo celular. Mesmo se você estiver no sofá do lado (rs).
A questão não é se isso é certo ou errado. Mas, como se adequar e atender esse novo comportamento de compra. Afinal, são 90 milhões de brasileiros comprando online! (Fonte: Edrone, Jan de 2025)
- Compras em loja online: 68%
- Compras em Marketplace: 66%
- Loja física: 64%
- Redes sociais: 25%
Fatores que influenciam a decisão de compra online
Uma pesquisa feita pela Opinion Box, em conjunto com a Octadesk, mostrou que um dos principais fatores para o consumidor brasileiro finalizar uma compra online é o frete.
Ou seja, o preço é um fator relevante, mas não é o único ou principal motivador para a compra ser concretizada. Para 67% dos consumidores entrevistados o frete grátis é um grande motivador.
O preço fica em terceiro lugar com 54% das respostas, logo após a qualidade do produto que para 56% dos entrevistados é o segundo fator mais importante.
Repare no gráfico que as formas de pagamento (34%) vem logo após o desconto na compra (42%) e prazo de entrega (44%).
Agora vamos supor que você precise decidir entre duas lojas com um produto que tem o mesmo preço em ambos os lugares. Quais fatores você considera para tomar essa decisão?
Para 70% dos brasileiros entrevistados é o valor do frete e 53% a forma de pagamento.
Outros fatores além do frete grátis e parcelamento
Não é só de frete e parcelamento que o consumidor quer na hora de comprar online. O atendimento rápido ao cliente é um fator importante na decisão de compra online. Se ele fizer uma pergunta e você demorar para responder, já era! Ele vai comprar de outro vendedor.
As pesquisas também mostram que muitos consumidores valorizam o atendimento pós-venda e o suporte ao cliente (como canais de chat ao vivo, resposta rápida nas redes sociais ou WhatsApp, etc.). Isso certamente pode ser um diferencial importante.
A segurança digital é outra preocupação crescente dos consumidores. Muitas pesquisas indicam que a confiança na loja e a percepção de que a transação será segura influenciam diretamente na decisão de compra.
A facilidade no processo de checkout (finalização da compra) é outro ponto importante que merece destaque. Muitos consumidores abandonam o carrinho de compras devido a processos complicados ou excesso de etapas na hora de pagar. Otimizar o checkout e facilitar o pagamento é um caminho para quem busca reduzir a taxa de abandono de carrinho.
Frete e parcelamento de pagamento: o diferencial para quem vende no Marketplace.
Este estudo da CX Trends só comprova aquilo que já falamos algumas vezes aqui no blog da Conecta Ads: quer ter sucesso nas vendas no Mercado Livre? (ou qualquer marketplace) Ofereça frete grátis e pagamento parcelado.
Embora o preço seja um critério que o usuário usa para filtrar ou ordenar os resultados das pesquisas, frete e parcelamento são um dos fatores que o algoritmo considera na hora de posicionar um anúncio.
Tanto é verdade que se você criar seus anúncios com o tipo Premium, verá que uma das principais vantagens é a maior visibilidade nos resultados de busca e a possibilidade de oferecer pagamentos parcelados.
Outra coisa que todos os vendedores e vendedoras de marketplaces sabem é que, se oferecer frete grátis, o anúncio posiciona melhor e aumenta as chances de conversão.
Portanto, frete e parcelamento devem fazer parte das suas estratégias para vender online. Seja em sua loja própria ou no marketplace. Se não fizer isso você pode ser aquele que não será escolhido se os preços dos concorrentes estiverem próximos ao seu.
Quer ter sucesso em suas vendas online nos principais marketplaces? Acompanhe nosso Blog ou nossas redes sociais e fique por dentro das principais dicas e informações preparadas por nossos especialistas. Não perca essa oportunidade de impulsionar suas vendas!