Ficha Técnica nos Anúncios do Mercado Livre: não deixe em branco!

preencher Ficha Técnica no Mercado Livre
Compartilhe Este Post

Ao contrário do que alguns vendedores podem pensar, a ficha técnica nos anúncios do Mercado Livre é muito importante para aumentar as vendas. Além de ajudar os compradores na hora de decidir pela compra, ela permite a plataforma indexar melhor os anúncios para as pesquisas que os usuários fazem.

Se você despreza a ficha técnica dos produtos na hora de criar seus anúncios no Mercado Livre, saiba que pode estar perdendo muitas vendas!

Nosso especialista e consultor certificado no Mercado Livre, Joel Jonathan Cunha, vai mostrar a importância da ficha técnica no Mercado Livre, esclarecer dúvidas comuns e fornecer dicas valiosas para preenchê-la corretamente.

Bora conferir?

Por que alguns vendedores deixam de lado a ficha técnica no Mercado Livre?

Alguns fatores podem explicar porque muitos anúncios ficam com a ficha técnica mal preenchida ou até sem informações:

1- Vendedores que não entendem qual função ela tem;

2- Uso de integradores e ERPs que não preenchem os campos da ficha técnica no Mercado Livre e, 

3- Fazer o anúncio com pressa.

Mas uma coisa é fato, a visibilidade dos anúncios no Mercado Livre ficará comprometida se a ficha técnica não for bem preenchida.

Como consequência as vendas não aumentam. Até mesmo para quem faz campanhas de Product Ads. Isso porque a qualidade do anúncio é um critério fundamental para vencer o leilão. 

Portanto, se você vende na plataforma, verifique quais motivos te impedem de preencher a ficha técnica no Mercado Livre e corrija seu processo. Você vai ver que suas vendas vão atingir outro patamar.

Sabe por quê?

A Importância da Ficha Técnica no Mercado Livre.

Além de a ficha técnica ser útil para o comprador decidir pela compra, ela também desempenha um papel crucial na indexação dos anúncios dentro da plataforma do Mercado Livre. 

Muitas palavras-chave usadas nas pesquisas dos usuários podem ser encontradas pelo algoritmo do Mercado Livre nos campos da ficha técnica. 

Ela funciona de maneira semelhante às técnicas de SEO (Search Engine Optimization) usadas para otimizar a classificação de um site nos motores de busca, como o Google.

Vou explicar melhor essa comparação. O Google usa palavras-chave e metadados para determinar a relevância de uma página para uma consulta de pesquisa dos usuários.

Pois bem, de modo similar, o algoritmo do Mercado Livre usa as informações da ficha técnica para classificar os anúncios em seus resultados de busca orgânica.

Depois do título do anúncio e da variação, a ficha técnica é a principal fonte de informação para a indexação dentro da plataforma. 

O preenchimento adequado da ficha técnica permite que o algoritmo do Mercado Livre analise e compreenda melhor o conteúdo do seu anúncio. 

Portanto, a visibilidade do seu anúncio vai aumentar com uma ficha técnica no Mercado Livre completa e bem estruturada. Vai melhorar seu posicionamento nos resultados de pesquisa e, consequentemente, aumentar suas chances de venda. 

Outro ponto importante, quando a ficha técnica no anúncio do Mercado Livre está bem preenchida o número de perguntas diminui porque os usuários têm mais informações sobre o produto.

Veja um exemplo real de como a ficha técnica no Mercado Livre é importante.

Imagine um usuário que procura um Notebook tela de 15” Full HD (1920 x 720 px), 6gb de RAM, com HD SSD de 250gb na cor Branca.

É claro que ele não vai preencher tudo isso no campo de busca, porém, vai usar os campos de filtros para chegar no modelo que ele quer.

E onde o Mercado Livre busca estas informações? Na ficha técnica!

O que acontece se o vendedor deixá-la em branco? O anúncio não vai aparecer nos resultados da pesquisa.

Portanto, preencher a ficha técnica no Mercado Livre vai fazer você entrar nos filtros de busca.

Viu só como é uma ferramenta poderosa para destacar seu produto em meio à concorrência e alcançar seu público-alvo de maneira mais eficaz?

Evite infrações na ficha técnica!

Preencher os campos da ficha técnica do anúncio requer certos cuidados para evitar possíveis infrações de propriedade intelectual de terceiros.

Veja algumas dicas:

  1. Se seu produto tiver marca, indique a marca oficial nos campos correspondentes, por exemplo, marca, modelo, fabricante.
  2. Se seu produto não tiver marca própria, digite o modelo no atributo da marca (isso é melhor do que digitar coisas do tipo “similar” ou “genérico”). Além disso, nunca use artifícios como escrever marcas conhecidas de um jeito diferente (I-Fone, Nikke, Xaomi, etc). O algoritmo vai pegar e derrubar seu anúncio!
  3. Mantenha consistência. As informações adicionadas na ficha técnica devem ser iguais às do título, da descrição e da imagem do produto apresentado.

Atenção: qualquer infração de propriedade intelectual (BPP) cancela seu anúncio. Isso vai afetar suas vendas de forma considerável.

Quais informações não podem faltar na sua ficha técnica do Mercado Livre?

Muitas vezes o produto não tem todas as informações que a ficha técnica pede. Nestes casos, preencha pelo menos:

As especificações técnicas: informações que descrevem o seu produto. Para um celular, por exemplo, pode ser a marca, o modelo, a capacidade de memória interna, entre outros.

Código universal do produto: todos os produtos têm o seu, é como seu documento de identidade. Cada código é único para cada produto, por isso é importante que, se você oferece variações, informe o código de todas elas.

8 Dicas para uma ficha técnica vencedora!

Quer usar a ficha técnica para vender mais no Mercado Livre? Então siga essas dicas essenciais:

1. Use técnicas de SEO: Assim como o SEO é usado para otimizar a classificação de um site nos motores de busca, a ficha técnica no Mercado Livre é usada para otimizar a visibilidade do seu anúncio na plataforma. Tudo que está na ficha técnica é levado em consideração na busca.

2. Preencha todos os campos: é essencial preencher a ficha técnica completamente. Mesmo que você não possa atingir 100% devido a certas limitações, como não oferecer frete grátis, tente preencher o máximo possível.

3. Use palavras-chave: a ficha técnica é uma excelente oportunidade para incluir palavras-chave que os clientes podem usar para procurar produtos. Por exemplo, se você está vendendo uma “micro retífica”, pode incluir palavras-chave como “mini retífica”, “furadeira elétrica”, “polimento”, “gravação”, entre outras.

4. Consulte o Google: para encontrar as melhores palavras-chave, você pode consultar o Google para ver como as pessoas geralmente pesquisam o produto que você está vendendo.

5. Consulte o Mercado Livre tendências: é a página com os itens mais buscados dentro da plataforma. Nela você verifica as buscas mais desejadas, as tendências mais populares, e ver como os usuários buscam pelo seu produto. Isso certamente vai te ajudar a preencher melhor sua ficha técnica.

6. Variações de Produtos: se o seu produto tem variações, como cores ou tamanhos, certifique-se de incluí-las na ficha técnica.

7. Evite repetição: se uma palavra-chave já está no título do seu anúncio, você pode usar a ficha técnica para incluir outras palavras-chave relevantes que não estavam no título.

8. Atualize regularmente: se você perceber que um anúncio não está se saindo bem, volte e atualize a ficha técnica para melhorar sua visibilidade.

Pra finalizar

A ficha técnica não só ajuda na visibilidade do anúncio, mas também fornece informações valiosas para os clientes. Um anúncio bem otimizado com uma ficha técnica completa tem uma chance muito maior de atrair clientes e gerar vendas.

Lembre-se, a ficha técnica é uma ferramenta poderosa no Mercado Livre e, quando usada corretamente, pode aumentar a visibilidade e as vendas do seu anúncio.

Portanto, uma ficha técnica bem preenchida pode melhorar o posicionamento do seu anúncio, aumentar a conscientização dos compradores sobre seu produto e, consequentemente, impulsionar suas vendas

E aí, gostou do artigo de hoje? Corre lá em seus anúncios e revise as fichas técnicas. Fique ligado em nosso Blog ou acompanhe nossas redes sociais para saber mais sobre como ter sucesso em seus anúncios do Mercado Livre!

Chegou a hora de tomar uma atitude!

Digite seu email para receber atualizações do blog e aprender mais sobre o Mercado Ads!