O que é Product Ads? Como funciona? Qual preço vou pagar?

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Product Ads (Pads) é a ferramenta de performance do Mercado Ads para criar campanhas de anúncios patrocinados e fazer publicidade paga no Mercado Livre. Ela usa os produtos ativos na conta e cria anúncios patrocinados com uma imagem (foto), título e preço.

Com o Product Ads seus produtos podem aparecer em posições de destaque: nos resultados de busca e na página de produtos.

Hoje, nosso especialista e CEO Joel Jonathan Cunha vai apresentar um GUIA COMPLETO sobre Product Ads Mercado Livre.

Certamente, nossa experiência com essa solução de publicidade no Mercado Livre para performance de anúncios patrocinados vai lhe ajudar muito.

O PADS (Product Ads) faz parte do ecossistema de publicidade no Mercado Livre. Ele é muito útil para fazer seus anúncios terem melhores resultados e aparecem em posições relevantes nas pesquisas e páginas de produtos.

Então, quer saber como usar essa ferramenta para aumentar as vendas no Mercado Livre?

Confira nosso Guia Completo e veja se o Product Ads vale a pena para você aumentar a visibilidade de seus anúncios e melhorar a performance de suas vendas com Ads no Mercado Livre.

O que são anúncios de Product Ads no Mercado Livre?

São anúncios patrocinados de performance, criados por meio de campanhas no painel de publicidade do vendedor, que aparecem em posições de destaque dentro da plataforma, conforme os usuários buscam pelo produto que ele vende. A inteligência por trás desta ferramenta utilizada dados do comportamento de compras (First-Party) para identificar qual usuário mostrar o anúncio.

Por que dizemos que Product Ads busca objetivos de performance?

Porque seu objetivo principal é promover os produtos em posições de destaque. Em outras palavras, melhorar a exposição para receber cliques e aumentar as visitas na página.

Mas não de qualquer jeito. Somente para os compradores que fazem buscas relacionadas às palavras-chave em seu anúncio.

Certamente, estes serão os usuários realmente interessados no seu produto. Ou seja, àqueles mais propensos a efetuarem a compra.

Qual é o principal benefício de product ads?

O Product Ads é uma ferramenta muito eficaz quando precisamos gerar mais vendas, seja para aumentar a visibilidade e posicionar produtos novos em categorias concorridas ou crescimento, escalar rápido produtos de média rotação para ganhar maior participação de mercado.

No entanto, os vendedores devem cumprir alguns requisitos para usarem essa solução.

Product Ads Mercado Livre vale a pena?

Se utilizar corretamente, SIM. Pois é uma ferramenta que permite aumentar as vendas dos seus produtos.

Sobretudo quando a CONCORRÊNCIA da sua categoria é alta e muito disputada. Nesse sentido, você deve utilizar todas as ferramentas disponíveis para destacar seus produtos aos potenciais compradores.

Quem pode ativar o Product Ads?

Então, será considerado elegível para ativar o Product Ads o comprador que:

  1. Tiver reputação amarela ou superior;
  2. Ter transcorrido pelo menos 15 dias desde seu cadastro no Mercado Livre.
  3. Com pelo menos 20 vendas no Mercado Livre.
  4. Não tiver nenhuma fatura vencida no Mercado Livre.

Bom, até aqui você viu o que é o PADS e quais seus benefícios. Agora vamos mostrar como o Product Ads Mercado Livre funciona. Depois disso, vamos ver como ativar o Product Ads e algumas dicas para fazer suas campanhas venderem muito mais.

Product Ads Mercado Livre como funciona?

Essa é uma dúvida comum para quem já ouviu falar desta ferramenta, mas ainda não começou a usar. Até mesmo quem já usa tem algumas dúvidas.

Se você deseja aumentar as suas vendas no Mercado Livre, saiba que precisará usar o Product Ads. Antes, disso, é importante entender como ela funciona na prática.

Vamos começar explicando onde os anúncios do Product Ads aparecem dentro da plataforma.

Em quais espaços os anúncios de product ads são exibidos?

Como dito anteriormente, existem duas posições de destaque para os anúncios patrocinados com Product Ads no Mercado Livre.

  1. Resultados das buscas
  2. Página de Produtos

Veja em detalhes cada uma delas.

Resultados nas buscas

No Product ADS do Mercado Livre, os anúncios de produtos patrocinados aparecem nas primeiras posições e em um espaço de destaque no final resultados. Ou seja, posições relevantes para os compradores que fazem uma pesquisa.

Veja, por exemplo, como o seu anúncio pode aparecer nos resultados da busca:

posição dos anúncios de mercado ads nos resultados de busca

Página de Produtos

Quando um usuário visita uma página de produto, seus anúncios podem aparecer em espaços destacados como produtos patrocinados.

posição dos anúncios de mercado livre ads na pagina de produtos

Certamente, muitos vendedores se perguntam: Como vender mais no Mercado Livre?

Uma das maneiras é aumentar a exposição dos seus anúncios. Ou seja, quanto mais compradores virem seu produto, maiores são as chances de vender mais.

Contudo, isso deve ser feito de forma estratégica e conforme o comportamento das pessoas realmente interessadas no seu produto.

O Product Ads Mercado Livre possibilita isso de forma automática. Analisa a jornada de compra dos compradores e, então, identifica quais estão mais propensos a fechar a compra.

No entanto, os vendedores devem saber definir os objetivos de vendas de suas campanhas. Vamos mostrar isso mais a frente.

Agora, vamos mostrar como ativar o Product Ads do Mercado Livre e explicar em detalhes o que é o ACOS e o orçamento diário.

Você precisará conhecer esses dois pontos para criar sua campanha de maneira eficiente. Bora conferir?

Como ativar o Product Ads?

Primeiro, lembre-se do que falamos no início deste artigo sobre quem pode ativar o Product Ads. Uma vez atendendo os requisitos, siga os seguintes passos:

Ativando o Product Ads

  1. Antes de tudo, faça login no Mercado Livre com seus dados de usuário;
  2. Uma vez na plataforma, vá para a aba da sua conta e clique em Vendas;
  3. No administrador de vendas, abra o menu à esquerda e clique em Publicidade.
área de publicidade no painel de vendedores do mercado livre
  1. Na tela de início de Product Ads, clique em Começar agora.
product ads para criar anúncio patrocinado no mercado livre
  1. Depois disso, a plataforma apresentará uma tela para definir um orçamento máximo. Ao lado você verá a projeção de cliques por dia. Fique tranquilo, você não vai pagar nada ainda. Essa é apenas uma tela de passagem. Mais adiante vamos falar sobre o orçamento e como o Mercado livre cobra pelos anúncios patrocinados.
  2. Clique em Ativar Product Ads.
definir orçamento do anúncio patrocinado no mercado livre

Por padrão, a plataforma adiciona seus melhores anúncios a uma única campanha de Product Ads que se chama “Campanha Principal”.

Esse é o modo automático de gerenciamento de anúncios em uma única campanha, com todos os seus anúncios e um único orçamento. 

Porém, não recomendamos deixar assim porque você pode ter objetivos de estratégias de vendas diferentes para os produtos. 

Então, nossa recomendação é que você mude para o modo personalizado. Assim, terá maior controle sobre suas campanhas. Como fazer isso?

No painel de Publicidade, clique em Configurações no canto superior direito da tela.

mudar gerenciamento de anúncios para o modo personalizado

Na tela seguinte, selecione modo Personalizado e depois em Seguinte.

modo personalizado e modo automático no product ads

Confirme em Mudar Modo.

mudar o modo de gestão do anúncio no product ads

Isso vai permitir você ter total controle sobre suas estratégias de ACOS e orçamento diário.

campanhas habilitadas no modo personalizado

Muito bem! Agora você já sabe o que é o Product Ads, para que serve e como funciona.

Agora é hora de saber um ponto importantíssimo: o preço do Product Ads.

Mas antes precisamos te explicar sobre o ACOS e orçamento diário.

Qual é o principal indicador de desempenho das campanhas Product Ads?

ACOS (advertising cost of sales) é o custo publicitário de suas vendas. Ou seja, a porcentagem que relaciona o custo da campanha com as receitas obtidas através das vendas patrocinadas.

Dessa forma, os vendedores podem definir os níveis de rentabilidade de cada campanha.

Atenção: ACOS não é o custo por clique. Isso vamos explicar mais adiante.

Cálculo do ACOS: (investimento / receita) x 100

Por exemplo:

Você investiu R$ 2.500,00 em campanhas patrocinadas com o Product Ads. Isso impulsionou seus anúncios e você vendeu um total de R$ 33.850,00.

Logo, o seu ACOS foi de:

(2500/33850) x 100 = 7,38%

Mas esse número é alto ou baixo?

Isso depende do objetivo do seu negócio, margem de lucro e rentabilidade dos seus produtos.

É importante saber definir o ACOS de cada campanha para que os objetivos estratégicos possam ser definidos corretamente.  

Entenda melhor os objetivos das estratégias de ACOS no Product Ads:

  • Estratégia de crescimento: aumenta a exposição dos seus anúncios. Indicado para produtos de média rotação. Essa estratégia gera maior exposição dos seus anúncios e mantém equilíbrio entre visibilidade e rentabilidade.
  • Estratégia de visibilidade: para adquirir melhores posições. Indicado para produtos novos ou categorias muito concorridas. Essa estratégia permite ganhar mercado rápido e escalar posições.
  • Estratégia de rentabilidade: para manter o rendimento do investimento. Indicado para produtos mais vendidos ou com baixo lucro. Essa estratégia otimiza o investimento e mantém boa presença digital.

Viu só como é importante saber os objetivos de suas campanhas?

Sem isso, você corre sérios riscos de gastar seu dinheiro em campanhas de Product Ads que não vendem nada.

Definindo seu orçamento diário no Product Ads.

Primeiro de tudo, o orçamento diário tem relação direta com a métrica de quantidade de cliques possíveis que um anúncio pode receber. 

Logo, o valor é uma expectativa daquilo que você poderá obter segundo o orçamento diário definido. 

Segundo, para definir o orçamento diário para suas campanhas de Product Ads você precisa saber qual estratégia de vendas vai utilizar (quer dizer, aquilo que você deseja atingir com sua campanha).

Em cada uma dessas estratégias de Product Ads, existem porcentagens recomendadas como níveis de rentabilidade ideais.

porcentagens de acos para definir orçamento diário

Depois de criar sua campanha, você define um valor máximo para o orçamento diário.

definir um valor máximo para o orçamento diário

Para saber mais como definir o valor, veja nosso artigo sobre Orçamento diário no Mercado Livre. Você vai entender tudo sobre ele.

Agora, vamos ver como o é o Product Ads preço.

Como é calculado o preço do Product ads Mercado Livre?

O preço do Produtc Ads cobrado por cada clique que o anúncio recebe (chamado de PPC pay-per-click). O valor depende do orçamento e do ACOS objetivo definido para as campanhas.

Como explicamos anteriormente, cada vendedor define um ACOS objetivo para sua campanha. A partir desse ACOS, o sistema de leilão do Product Ads calcula o valor do clique que o vendedor vai pagar em cada anúncio.

Em product ads, o que é o sistema de leilão?

O sistema de leilão do Product Ads é um método que utiliza a modalidade de segundo melhor preço (em inglês, second-best price) para definir o valor do clique. Então, os vendedores vencedores pagam o preço mínimo necessário para vencer seu concorrente mais próximo.

Para calcular preço do Product Ads no sistema de leilão, usa-se a seguinte fórmula:

Cálculo-do-CPC-em-Product-Ads

O que é Ad Rank Product Ads?

Ad-rank é a pontuação que determina como os anúncios são priorizados nos resultados de busca. Depende da categoria, do ACOS objetivo e do histórico das conversões.

Como é determinado o Ad rank de uma publicação ao usar Product Ads no mercado livre?

Para determinar o Ad-Rank o Product Ads utiliza a seguinte fórmula:

fórmula do o Ad-Rank no Product Ads

O CPC (custo por clique) Máximo é determinado automaticamente a partir do ACOS definido, da campanha e do histórico de conversão de cada publicação. O objetivo ACOS é que vai indicar quanto o vendedor está disposto a pagar em função do faturamento que a campanha vai gerar.

O que é Ad Score Product Ads?

O ad-score, ou qualidade do anúncio, indica o quanto uma publicação é relevante em função do seu histórico de visitas e de vendas. Alguns elementos que determinam esse histórico são a qualidade das fotos, o preço de venda, a gestão das reclamações, etc.

Quanto um anunciante deve pagar para vencer um leilão de Product Ads?

Para determinar o vencedor do leilão o Product Ads considera o quanto o vendedor está disposto a investir (ACOS), a qualidade do anúncio para o usuário, reputação e relevância. Estes fatores combinados formam o que chamamos de ad-score.

Ficou confuso? Calma que vamos esclarecer.

Considere o seguinte, por exemplo:

Seu Ad-rank foi de 2,52 e o seu Ad-score de 9 e seu concorrente mais próximo tinha o Ad-rank de 1,36.

O custo do seu clique será: 1,36 ÷ 9 + 0,01 = 0,16

Assim, esse será o CPC real que você vai pagar por cada clique em um anúncio do Product Ads.

Quando um usuário clica num anúncio patrocinado e realiza a compra, ela é atribuída ao Product Ads.

E se o comprador não realizar a compra?

Se o comprador clicou no seu anúncio patrocinado no Mercado Livre e NÃO realizou a compra, a plataforma vai considerar a “janela de atribuição de conversão“.

O que é a janela de atribuição pós-clique da conversão de product ads? Ou seja, quanto tempo leva para efetuar a compra após o clique no anúncio para que a venda seja atribuída a uma campanha publicitária?

30 dias é o tempo que a plataforma considera do clique até a venda para considerar que foi dos anúncios publicitários.

Ou seja, desde o momento que o usuário clicar no anúncio patrocinado, o Product Ads contará os trinta dias para considerar que a venda foi feita graças a ele.

Dessa forma, se o usuário efetuar a compra do produto após o 31º dia (ou depois), não será registrada como uma venda realizada através da publicidade.

Porém, o vendedor pagará o clique mesmo assim.

Qual seria um bom método para melhorar o desempenho das campanhas de product ads?

  1. Calcular os custos dos seus produtos;
  2. Definir um orçamento diário;
  3. Escolher os produtos que realmente vendem (melhores anúncios);
  4. Ter anúncios de boa qualidade;
  5. Não usar uma campanha única para todos os anúncios. Crie campanhas de acordo com os objetivos estratégicos (rentabilidade, crescimento ou visibilidade);
  6. Acompanhar as métricas;
  7. Aproveitar datas especiais.

Que publicações devem ser ativadas como anúncios em suas campanhas de Product Ads?

  • Produtos com histórico de vendas;
  • Produtos com poucas reclamações;
  • Somente anúncios de qualidade; 
  • Anúncios com boa taxa de conversão;

Caso você esteja criando um anúncio novo, não terá histórico de vendas. Mesmo assim, é possível ativar o Product Ads para este produto.

Basta você fazer um anúncio de qualidade e criar uma campanha nova (não coloque em uma campanha que já existe).

Na estratégia de ACOS objetivo escolha VISIBILIDADE e defina o percentual que está disposto a pagar. A própria ferramenta informa o percentual recomendado, depois você pode ir ajustando conforme as campanhas trouxerem resultados.

Nos próximos tópicos explicaremos isso com mais detalhe.

Para saber em detalhes quando usar anúncios patrocinados no Mercado Livre, veja nosso artigo especial sobre: Mercado Livre Ads vale a pena?

Para que os seus anúncios tenham boa performance e consigam aparecer nas posições de destaque, antes de tudo, você deve saber utilizar o Product Ads.

Em primeiro lugar, antes de sair criando suas campanhas de Product Ads, você precisar definir objetivos:

O que deseja atingir com cada campanha?

Qual é a estrutura de custos e lucro dos seus produtos?

Qual estratégia adotar?

Somente depois disso poderá criar uma campanha com a estratégia correta.

Então, quer fazer seu negócio crescer, ter mais visibilidade ou ser mais rentável?

Cada um desses objetivos exigem campanhas e orçamentos diferentes. Isso permitirá você definir melhor o ACOS objetivo de suas campanhas.

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Os vendedores que desejam se aprofundar no ecossistema da publicidade dentro do Mercado Livre há uma plataforma especialmente desenvolvida para ensinar tudo sobre o Product Ads.

Ela é gratuita e emite certificado para aqueles que passarem na prova. Conheça mais sobre o Mercado Ads Academy e extraia todo o potencial que o PADs pode lhe oferecer.

Resumo

Em suma, neste artigo você viu que o Product Ads permite aumentar as suas vendas no Mercado Livre com anúncios patrocinados.

É de fato uma solução para promover seus produtos e colocá-los em posições de destaque nas buscas e página de produtos.

Pois, é uma plataforma inteligente que reconhece automaticamente a jornada de compra do cliente e mostra seus anúncios para aqueles que realmente estão propensos a realizar a compra.

Além disso, os vendedores vencedores pagam apenas o mínimo necessário para vencer seu concorrente mais próximo.

Você também viu como é importante definir os objetivos estratégicos das campanhas. Desse modo, não jogará fora o seu investimento.

Quer melhores resultados em seus anúncios e, consequentemente, aumentar as suas vendas? Seus anúncios patrocinados não estão aparecendo no Mercado Livre?

Podemos te ajudar a configurar corretamente e gerenciar suas campanhas, ou criar seus anúncios de Product Ads conforme os critérios e as boas práticas para aumentar o desempenho dos seus anúncios.

Venda mais no Mercado Livre com as ferramentas certas. Pare de gastar seu dinheiro com campanhas que não vendem nada. Otimizamos seu investimento para você vender mais!

Parte das referências para a elaboração deste artigo foram retiradas do MercadoAds Academy.

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