Aumentar Visibilidade no Mercado Livre: Dicas e Estratégias.

como Aumentar Visibilidade no Mercado Livre
Compartilhe Este Post:
Navegue pelo artigo:

Se você quer aumentar o número de visitas no Mercado Livre, é fundamental fazer seu anúncio aparecer bem posicionado nos resultados das buscas. A exposição de um anúncio é fundamental para conseguir mais vendas. Mas, o que fazer para aumentar a visibilidade no Mercado Livre e conseguir mais visitas?

É exatamente isso que mostraremos hoje! Nosso especialista e consultor certificado no Mercado Livre, Joel Jonathan Cunha, vai apresentar as principais estratégias e técnicas para você aumentar a visibilidade dos seus anúncios, atrair mais visitas e aumentar suas chances de vender seus produtos.

Bora conferir? Se prepare para conhecer as dicas que realmente vão te ajudar!

Entenda a relação entre exposição do anúncio, visibilidade, cliques e vendas.

A relação entre a exposição do anúncio, visibilidade, cliques e vendas no Mercado Livre é interconectada e influencia diretamente o comportamento do algoritmo da plataforma. Entenda como cada elemento interage e afeta o outro:

1. Exposição do Anúncio: É a frequência que seu anúncio aparece nas buscas dos usuários. Uma boa exposição é influenciada por fatores como relevância do produto, preço, qualidade das fotos e descrições detalhadas.

2. Visibilidade: Maior exposição leva a maior visibilidade. Anúncios que aparecem nas primeiras páginas dos resultados de busca tendem a ser mais vistos pelos compradores.

3. Cliques: Se a visibilidade aumenta, a probabilidade de cliques no seu anúncio é maior. Anúncios atrativos e relevantes para a pesquisa do usuário são mais propensos a receber cliques.

4. Vendas: Cliques frequentes em um anúncio, seguidos de uma alta taxa de conversão (vendas), indicam ao algoritmo que o anúncio é de alta qualidade e relevante para os usuários. Isso melhora a classificação do anúncio nas buscas e, consequentemente, dá mais visibilidade.

Reparou que é um processo de retroalimentação onde um fator vai contribuir no outro?

clico da visibilidade de um anúncio no mercado livre

O algoritmo do Mercado Livre prioriza anúncios com alto desempenho (ou seja, anúncios com alta taxa de cliques e conversão) e boa reputação do vendedor. Além disso, a frequência de vendas e as avaliações positivas dos compradores podem melhorar ainda mais a posição do anúncio nas buscas. 

Portanto, é importante focar na otimização de cada um desses aspectos para impulsionar as vendas e a visibilidade no Mercado Livre.

Ok, mas como você deve fazer isso?

Técnicas Para Aumentar a Visibilidade no Mercado Livre

Se você deseja aumentar a visibilidade dos seus produtos no Mercado Livre, é importante conhecer algumas técnicas que podem ajudar a melhorar o posicionamento dos seus anúncios nos resultados de busca. 

Quer ter um anúncio que vende muito mais? Confira abaixo algumas dicas que vão ajudar a aumentar a visibilidade no Mercado Livre.

  1. Utilizando SEO e Palavras-Chave

O SEO (Search Engine Optimization) é uma técnica que visa otimizar o seu conteúdo para que ele seja mais facilmente encontrado pelos mecanismos de busca, como o Google. 

No Mercado Livre também dá para fazer o SEO! Para isso, você terá que utilizar as palavras-chave relevantes no título e na descrição do seu produto para que ele seja encontrado com mais facilidade pelos compradores.

Importante: palavras-chave no Mercado Livre são os termos que os compradores usam para pesquisar seu produto na plataforma. Outra coisa, não exagere na repetição da mesma palavra dentro do anúncio. Isso não vai fazer seu anúncio aumentar a visibilidade no Mercado Livre!

Neste caso, é muito mais interessante você utilizar as variações de como o comprador procura pelo seu produto. Quer ver um exemplo?

Imagine que o produto seja um “fone de ouvido Bluetooth”, esse é o termo principal do anúncio, está no título. Não precisa ficar repetindo ele por toda a descrição, faça variações semânticas como: “fone de ouvido sem fio”, “fones bluetooth”, “fones sem fio”, “Headphone Bluetooth”, “Headphone sem fio”, etc.

Se ligou na dica?

  1. Ter títulos com as palavras-chave certas

Os títulos dos seus produtos devem ser claros e objetivos, e devem conter as palavras-chave relevantes para o seu nicho de mercado. Isso ajudará a aumentar a visibilidade do seu anúncio nos resultados de busca.

Quanto mais próximo o seu título estiver da palavra que o comprador colocou na barra de pesquisa, mais rápido o algoritmo vai indexá-lo.

Ou seja, a plataforma vai levar menos tempo para “entender” que seu anúncio é do produto pesquisado.

Isso vai favorecer a visibilidade e aumentar as chances de seu anúncio aparecer.

Uma maneira útil de você saber como os usuários pesquisam pelo seu produto é olhando a página de Tendência do Mercado Livre. Sabe como fazer isso?

Veja nosso artigo que explica isso melhor: Como usar a página de Tendências no Mercado Livre para vender mais!

  1. Preencher a ficha técnica

Preencher a ficha técnica do produto com todas as informações necessárias ao comprador é fundamental para aumentar a visibilidade do seu anúncio. Sabe por quê?

1- Por conta dos campos de filtros! Ou seja, seu anúncio não aparece no Mercado Livre se o usuário filtrar a pesquisa e ele não tiver os campos preenchidos.

2-  Além de fornecer informações importantes para os compradores, a ficha técnica também é utilizada pelo algoritmo do Mercado Livre para ranquear os produtos nos resultados de busca.

“Depois do título do anúncio e da variação, a ficha técnica é a principal fonte de informação para a indexação dentro da plataforma.” (Joel J. Cunha – CEO Conecta Ads)

  1. Usar variações de produtos

Oferecer variações de produtos, como diferentes tamanhos, cores ou modelos, ajuda a aumentar a visibilidade do seu anúncio, pois ele será exibido em mais categorias e resultados de busca.

Sabe o ciclo da visibilidade que comentamos acima? Então, ao listar produtos com variações, os cliques que você teria em anúncios separados ficarão concentrados em um único anúncio. 

Você já sabe que isso é muito importante para as vendas porque aumenta a taxa de conversão quando a venda é concretizada. Isso vai mostrar para o algoritmo que seu anúncio é relevante para o seu potencial comprador. Assim, ele vai dar maior exposição para seu produto!

  1. Utilizar fotos no formato e padrão recomendados

As fotos dos anúncios são fundamentais para atrair a atenção dos compradores e aumentar a visibilidade do seu produto. É importante utilizar fotos com boa qualidade, no formato e padrão recomendados pelo Mercado Livre para que elas sejam exibidas corretamente nos resultados de busca.

Os compradores adoram ver detalhes dos produtos, fidelidade de cores e ter a noção mais próxima daquilo que vão comprar.

Alguns requisitos para fotos em anúncios, são: 

  • Tamanho das fotos 1200 x 1200 px;
  • Sua primeira imagem deve ter fundo totalmente branco;
  • Não coloque itens extras como logomarcas, marcas d’água, bordas, banners, QR codes ou textos (jamais coloque o símbolo do full nas imagens);
  • Não inclua suas condições de venda;
  • Mostre apenas um modelo na foto. Se quiser mostrar outras cores ou modelos no seu anúncio, você deve criar variações;
  • Use apenas fotos suas, dos seus fornecedores ou de domínio público. Se usar fotos de terceiros sem autorização você pode infringir os Direitos Autorais ou as Regras de Direito de Propriedade Intelectual no Mercado Livre (BPP).

Um anúncio com fotos ruins até pode conseguir cliques, porém, se não converter vendas, a plataforma vai diminuir a exposição dele. Olha aí o ciclo da visibilidade novamente!

  1. Estar no Full

O serviço Fulfillment do Mercado Livre ajuda a aumentar a visibilidade dos seus produtos, pois ele garante uma entrega mais rápida e eficiente para os compradores. 

Os produtos que estão no Full têm uma visibilidade maior nos resultados de busca porque entregam melhor experiência de compra. Esse é um fator que o Mercado Livre preza muito dentro da plataforma.

  1. Ter boa reputação

A reputação do vendedor é um fator importante para aumentar a visibilidade dos seus produtos. É o indicador de confiabilidade e bom atendimento de um vendedor na plataforma. Assim, o Mercado Livre sempre vai dar preferência de visibilidade aos vendedores com boa reputação, pois o nível de qualidade do atendimento é critério de classificação! 

É fundamental manter uma boa reputação, responder rapidamente às perguntas dos compradores e entregar os produtos dentro do prazo estipulado.

  1. Ofereça pagamento parcelado

Oferecer opções de pagamento parcelado pode ajudar a aumentar a visibilidade no Mercado Livre, pois muitos compradores preferem essa opção de pagamento. 

Essa é uma das principais vantagens do Anúncio Premium, a alta exposição dos produtos. Eles ganham prioridade nas buscas e podem atingir mais facilmente as primeiras posições nos resultados de pesquisa. 

  1. Publicidade e Anúncios Patrocinados

Quando todas as dicas acima já foram implementadas e, mesmo assim, seu anúncio não consegue ter visibilidade no Mercado Livre, é hora de considerar utilizar os anúncios de Product Ads.

Eles são a solução de performance em publicidade da plataforma do Mercado Ads.  Quer saber mais como a publicidade no Mercado livre vai ajudar a aumentar a visibilidade dos seus produtos?

Veja nosso artigo: Anúncios patrocinados no Mercado Livre.

Nele, explicamos em detalhes como essa solução pode fazer suas vendas atingirem altos patamares. 

Mas, lembre-se de uma coisa: não há uma fórmula mágica para aumentar a visibilidade no Mercado Livre. Cuidado com as dicas de “Gurus” que você vê por aí. Para ser um vendedor de sucesso, não adianta procurar atalhos. Depende muito mais de entender como o Mercado Livre funciona e seguir as boas práticas recomendadas pelo nosso especialista.

Gostou do artigo de hoje? Se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco. Estamos aqui para te ajudar!

Acompanhe tudo Sobre Product Ads

Conteúdos Rápidos

Busque o assunto de seu interesse

Receba nossa News Letter

Digite seu email para receber atualizações do blog e aprender mais sobre o Mercado Livre!

Conheça nossas soluções

Product Ads

Como você ainda não começou a vender, não é possível ativar seu Mercado Ads neste momento. No entanto, temos um parceiro que pode auxiliar você nos primeiros passos para iniciar suas vendas no Mercado Livre. Para mais informações, clique aqui. Agradecemos seu interesse e tempo dedicado às perguntas iniciais. Se tiver mais dúvidas ou precisar de assistência adicional, sinta-se à vontade para nos contatar pelo botão de WhatsApp ou pelos números na nossa página de contato. Estamos à disposição para ajudar!

O Mercado Livre só permite utilizar o Product Ads (Mercado Ads) se você já fez mais de 25 vendas.

Como você ainda não fez 25 vendas, não é possível ativar seu Mercado Ads neste momento. No entanto, temos um parceiro que pode auxiliar você nos primeiros passos para iniciar suas vendas no Mercado Livre. Para mais informações, clique aqui. Agradecemos seu interesse e tempo dedicado às perguntas iniciais. Se tiver mais dúvidas ou precisar de assistência adicional, sinta-se à vontade para nos contatar pelo botão de WhatsApp ou pelos números na nossa página de contato. Estamos à disposição para ajudar!