Porque meus anúncios não aparecem no Mercado Livre? Veja o que pode estar acontecendo.

Porque meus anúncios não aparecem no Mercado Livre
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Outro dia recebemos de um leitor uma pergunta interessante: Porque meus anúncios não aparecem no Mercado Livre?.

Isso certamente é a pior coisa que pode acontecer com você que vende na plataforma.

Por isso, resolvemos compartilhar nossa experiência nesse assunto.

Você passa por esse problema? Relaxa, não precisa se desesperar! Vamos te ajudar.

No artigo de hoje, nosso especialista e CEO Joel Jonathan Cunha vai apontar os principais motivos pelos quais seus anúncios não aparecem no Mercado Livre e, claro, dar algumas dicas de como resolver esse problema. 

Então, se prepare para desvendar esse mistério e deixar seus produtos em destaque para os compradores!

Pronto para começar?

Porque o Mercado Livre não mostra meu anúncio?

Aqui estão os principais motivos para um anúncio não aparecer no Mercado Livre:

1- Os anúncios da sua conta estão ativos? 

É importante lembrar que algumas vezes um anúncio não aparece porque ele não foi ativado. Pode ser que você tenha esquecido ou ocorrido alguma falha no ERP e/ou Hub ao enviar atualizações para o Mercado Livre.

Então, verifique no seu painel se os anúncios estão ativos. Utilize os filtros na aba de anúncios para ver todos os anúncios inativos conforme a imagem abaixo:

filtro de anúncios inativos no painel do vendedor no mercado livre

2- Tem produto em estoque?

Estoque disponível é um fator importante para um anúncio aparecer nas pesquisas. Se não tem produto em estoque porque um anúncio deveria aparecer?

O algoritmo do Mercado Livre vai mostrar somente anúncios que o visitante possa concretizar a venda e garantir a experiência do usuário.

3- O tempo de envio é alto?

Produtos com tempo de envio alto (disponibilidade de estoque), às vezes o Mercado Livre não promove. É claro que depende da categoria que seu anúncio está. 

Uma maneira de testar se esse é o porquê de seus anúncios não aparecem no Mercado Livre é fazer o seguinte, pesquise pelo nome do seu produto e observe se ele aparece. Navegue pelas páginas, pode ser que não esteja nas páginas iniciais por ainda não ter gerado indexação.

Observe o tempo de envio nos primeiros anúncios, veja se estão no Full. Caso positivo, você precisará buscar meios para competir melhor no prazo.

4- Como está sua reputação?

Uma conta com reputação baixa dificilmente terá seus anúncios nas primeiras posições. 

Dica, no painel de anúncios pesquise pelo produto, verifique se o Mercado Livre informa algum problema como: muitas reclamações, falta de informações na ficha técnica, erros nas imagens, etc.

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A reputação no Mercado Livre é representada por cores, se sua conta tem reputação vermelha ou amarela, talvez aí esteja a causa e o porquê seus anúncios não aparecem no Mercado Livre.

Temos um artigo que pode te ajudar a melhorar a sua reputação Como ficar verde no Mercado Livre?

Não deixe de ler esse material!

5- Está infringindo alguma política de proteção de Marca ou propriedade intelectual (BPP)?

Muitos anúncios caem diariamente no Mercado Livre porque usam marcas conhecidas para enganar as pessoas e vender produtos falsificados.

Contudo, mesmo que seu produto seja original, se o proprietário da marca acionou o Mercado Livre para bloquear os anúncios que utilizam o nome dele, seu anúncio pode não aparecer por conta disso.

Essa é uma realidade para vendedores que não conhecem o BPP do Mercado Livre.

Se você quer saber mais sobre isso veja nosso artigo: Programa de Proteção de Marca BPP.

6- Vende produtos proibidos?

Anunciar produtos proibidos é uma infração às políticas do Mercado Livre. É importante você ter certeza de que o produto é permitido antes de criar um anúncio. 

Além de finalizar os anúncios que não cumprem com as políticas do Mercado Livre, cada infração fica registrada em um histórico e pode suspender a sua conta por completo.

Veja a lista de produtos que não são permitidos no Mercado Livre.

7- Seus anúncios estão com os títulos corretos?

Imagine a seguinte situação, você cria um anúncio com o título “Relógio inteligente c/ medidor de pressão cardíaca”, mas os compradores pesquisam por “Smartwatch com ECG + PPG”.

Como é que seu anúncio vai aparecer bem colocado nas primeiras pesquisas?

Mesmo que o algoritmo “entenda” o que o comprador quer, quanto mais o título de um anúncio corresponder aos termos da pesquisa, maiores são as chances de seu anúncio aparecer.

Escrever bons títulos para anúncios no Mercado Livre é um enorme diferencial para vender mais.

8- Quais benefícios seu anúncio oferece?

No Mercado Livre existem benefícios que proporcionam melhor experiência de compra para os usuários.

Frete grátis, parcelamento no pagamento e descontos. Se os anúncios concorrentes na sua categoria oferecem esses benefícios e você não, seu anúncio fica literalmente “para trás”.

Essa é uma das razões para utilizar o Anúncio Premium, ele tem maior exposição do que o Anúncio Clássico porque oferece benefícios aos compradores.

Viu só quantos detalhes podem ser a causa do porque o Mercado Livre não mostra seu anúncio?

Mas, e se você utiliza anúncios patrocinados com Product Ads? Por que seu anúncio não aparece nas primeiras posições?

Seus anúncios patrocinados não estão aparecendo no Mercado Livre?

O vendedor utiliza anúncios patrocinados no Mercado Livre justamente para aumentar a visibilidade e exposição nos seus produtos.

Se eles não aparecem para os compradores, as vendas não crescem e a estratégia vai por água abaixo.

Se isso está acontecendo com você, vamos explicar as principais razões porque seus anúncios patrocinados no Mercado Livre não aparecem nos resultados de busca.

Além dos tópicos acima, você que usa o Product Ads para vender mais, deve ficar atento aos  pontos abaixo:

ACOS incorreto:

Por vezes os vendedores não entendem muito bem o que é o ACOS ou como ele funciona na campanha.

O ACOS é um percentual de investimento que vai representar seu custo com publicidade. Logo, se você definir um percentual muito inferior ao da concorrência, ou fora da faixa do objetivo escolhido, seu anúncio não conseguirá aparecer nas primeiras posições.

Você pode verificar dentro da campanha dos seus produtos qual o ACOS médio que a concorrência está utilizando, vide a imagem abaixo:

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Temos um artigo que explica em detalhes O que é Acos e como ele funciona. Não deixe de ver!

Orçamento diário muito baixo:

Isso limita a exposição dos anúncios. Ocorre que dependendo do valor que custa o clique, o orçamento diário baixo limita a plataforma de mostrar seus anúncios. Em outras palavras, a campanha não tem verba diária suficiente para a plataforma impulsionar os anúncios.

Utilizando campanhas com os objetivos errados:

Os anúncios de Product Ads possuem três objetivos: rentabilidade, visibilidade e crescimento; cada um requer um nível de ACOS e um orçamento diário que dependem da categoria do produto e da concorrência.

Saber escolher a estratégia de vendas no Mercado Livre ADS é fundamental para fazer seus anúncios aparecerem nos resultados de busca.

Campanhas com produtos sem histórico de vendas:

Quando você estiver com um anúncio novo, crie uma campanha separada para ele. De forma alguma coloque-o em uma campanha que já esteja performando.

Se você fizer pensando que vai aproveitar a performance, sinto muito em dizer que o efeito será desastroso. O anúncio do produto novo não vai vender mais e ainda vai prejudicar a campanha existente.

Sendo assim, o melhor caminho é criar campanhas com e sem produtos que tenham um histórico de vendas. Lembre-se do tópico anterior, não utilize campanhas com objetivos errados!

Qualidade dos anúncios:

Indica o quanto um anúncio tem relevância. Ela é medida pelo Ad Score que pontua a qualidade do anúncio patrocinado no Mercado Livre com base nas imagens, ficha técnica, preço, reclamações, histórico de vendas, de visitas, etc; se ele estiver baixo, o anúncio não indexa.

Palavras-chave nos títulos:

De certa forma os anúncios patrocinados com Product ADs funcionam com as mesmas técnicas de SEO, portanto, deve-se utilizar palavras chave no Mercado Livre.

Os títulos de anúncios perdem relevância quando não possuem as palavras que os compradores usam. Como já foi dito, saber fazer bons títulos no Mercado Livre é um fator importantíssimo para não correr o risco do seu anúncio não aparecer nas pesquisas.

Pagar as faturas do ADS:

Elas podem estar configuradas para pagamento manual e o vendedor esquecer de pagar. Verifique se há faturas não pagas porque isso é um fator crucial para um anúncio não aparecer no Mercado Livre;

Bom, chegamos ao final deste conteúdo. Esperamos que você possa aproveitar bem as informações que trouxemos hoje.

Como prometemos no início do artigo,  apresentamos os principais motivos pelos quais seus anúncios não aparecem no Mercado Livre. 

Se tiver mais alguma dúvida, comente em nossas redes sociais que vamos lhe ajudar!

Chegou a hora de tomar uma atitude!

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