Saiba tudo sobre mensagem automática no  Mercado Livre. Vale mesmo a pena?

Mensagem automática no Mercado Livre
Um estudo realizado pelo Mercado Livre mostrou que os vendedores que usam mensagens automáticas vendem 20% mais do que os que não usam. Já considerou usar essa solução? Será que essa é a melhor alternativa?
Compartilhe Este Post

Se você busca formas para otimizar e agilizar o atendimento em suas vendas, certamente já considerou usar mensagem automática no Mercado Livre para facilitar seu trabalho. 

E você não está errado! Quando se tem um alto volume de vendas ou perguntas, o número de mensagens que você troca com os compradores também é maior. 

Qual a consequência disso? Sua equipe de atendimento fica sobrecarregada, demanda contratações de mais funcionários e os custos fixos aumentam.

Se você não tem equipe e faz tudo sozinho, a situação fica pior ainda. Você passa tanto tempo respondendo mensagens que não consegue cuidar de outras atividades também importantes do seu negócio.

A solução para isso está nas ferramentas de mensagens automáticas? Será que elas realmente valem a pena?

Hoje vamos explicar definitivamente tudo que você precisa saber sobre automatizar o atendimento no Mercado Livre. Pronto para começar?

O que são mensagens automáticas no Mercado Livre?

As mensagens automáticas no Mercado Livre são uma funcionalidade que permite aos vendedores configurarem respostas pré-definidas para serem enviadas automaticamente aos compradores em determinadas situações. 

Pré-venda: Responder perguntas no anúncio sobre o produto, informar sobre prazos de entrega e formas de envio.

Pós-venda: Confirmar o recebimento do pedido, informações sobre envio, dar suporte em caso de problemas com o produto, previsão de entrega, nota fiscal, cancelamento da compra, troca de endereço, troca/devolução, código de rastreio entre outras.

As regras de automatização de mensagens no Mercado Livre podem ser personalizadas. O vendedor pode configurar para que as mensagens sejam enviadas automaticamente em determinados momentos, como quando o cliente faz uma compra ou quando o pedido é despachado.

Portanto, criar mensagens automáticas Mercado Livre otimiza e agiliza o processo de comunicação entre vendedores e compradores, melhorando a experiência do cliente e eficiência do vendedor.

Quais os benefícios de usar mensagem automática?

Quem já usa chatbot para atendimento automatizado no Mercado Livre consegue perceber algumas vantagens práticas no uso deste tipo de solução:

1. Eficiência no Atendimento

Imagine ter que responder todas as perguntas em seus anúncios ou enviar mensagens diariamente a cada venda concretizada? Mensagens pré-definidas na automação de respostas para as perguntas mais frequentes ou situações comuns economiza tempo, permitindo que você ou sua equipe se concentrem em tarefas que exigem uma atenção mais personalizada.

2. Atendimento 24/7

As vendas online podem ocorrer  a qualquer dia e em qualquer hora. Essa é uma das grandes vantagens do comércio eletrônico. Porém, traz um desafio: como responder um potencial comprador depois do horário de atendimento?

Usando ferramentas de mensagens automáticas, pois elas garantem que o comprador receba uma resposta imediata, independentemente do horário, melhorando a satisfação do cliente.

3. Padronização do Atendimento

Com várias pessoas no atendimento fica difícil manter um padrão nas comunicações. Quando se é sozinho não respondemos da mesma forma sempre, imagina vários atendentes?

Para assegurar um padrão no atendimento e garantir que todos os clientes recebam informações consistentes e precisas, as ferramentas de respostas automáticas são uma grande alternativa. Inclusive melhoram a experiência do comprador.

4. Melhoria na experiência do cliente

Sim, usar mensagens automáticas no Mercado livre podem proporcionar uma experiência de compra mais rápida e eficiente para os seus clientes, pois eles receberão as respostas que precisam instantaneamente.

Um estudo realizado pelo Mercado Livre mostrou que as lojas que usam mensagens automáticas vendem 20% mais do que as que não usam. Isso mostra que a automação de atendimento pode aumentar as vendas, seja por mensagem ou chatbot. 

O principal motivo para isso ocorrer está no fato de o tempo de resposta influenciar diretamente na conversão da venda. Quanto mais rápido responder, mais “quente” o comprador está.

5. Redução de Custos

Quando se tem uma operação com grande volume de vendas e de perguntas em anúncios, é preciso uma equipe dedicada ao atendimento. Isso reflete nos custos fixos com funcionários. Ao contrário de contratar mais pessoas para atender o alto volume de mensagens, vale mais usar ferramentas de automação para executar essa tarefa. 

Outro fato que vale destacar aqui é que as mensagens automáticas podem evitar erros humanos. Principalmente aqueles que podem causar prejuízos financeiros, como reembolsos e devoluções. Eles não só afetam os custos das vendas como afetam a reputação do vendedor.

Imagine mais esse custo além das taxas de comissões que o Mercado Livre cobra?

6. Feedback (avaliações positivas)

Sabia que muitos vendedores deixam de receber avaliações positivas em suas vendas simplesmente porque não pedem? Sim, isso é muito comum. Se você tem um bom atendimento, bom produto, entrega rápida e não recebe boas avaliações, está perdendo a oportunidade de aumentar sua prova social dentro do Mercado Livre. 

As avaliações cumprem um papel muito importante para que os próximos compradores sintam-se seguros de comprar em seu anúncio. E para aumentar a chance de receber avaliações positivas você precisa falar com o seu comprador após a venda. As mensagens automáticas podem realizar esse trabalho perfeitamente bem e te dispensar dessa tarefa.

Mensagens pré-definidas no Mercado Livre são impessoais e genéricas?

Este é um fator importante de se explicar porque hoje em dia o atendimento humanizado é mais bem valorizado do que aquelas respostas secas que vemos em chatbots por aí.

As mensagens automáticas podem ser vistas como impessoais pelos clientes, principalmente se forem muito genéricas. Isso ocorre mais por conta das regras de automatização e pelo fato de as mensagens automáticas não serem adequadas para responder perguntas complexas dos clientes. Nesses casos, é necessário responder manualmente à mensagem do cliente.

Veja algumas dicas para mensagens automáticas Mercado Livre:

  1. Personalização e Humanização: É importante garantir que as mensagens automáticas sejam cordiais e transmitam calor humano. Evite respostas que pareçam muito genéricas ou robóticas.
  2. Atualização Constante: Mantenha as mensagens atualizadas conforme mudanças em políticas de envio, estoque ou promoções.
  3. Equilíbrio: Use mensagens automáticas para as consultas mais comuns, mas mantenha-se disponível para responder pessoalmente quando necessário, especialmente para dúvidas complexas ou reclamações.
  4. Clareza: Certifique-se de que sua mensagem é fácil de entender. Uma comunicação clara ajuda a evitar mal-entendidos e respostas de acompanhamento desnecessárias.

Implementando estas dicas, você poderá aprimorar suas mensagens automáticas, proporcionando uma experiência de atendimento ao cliente mais satisfatória e eficiente no Mercado Livre.

Como criar mensagens automáticas no Mercado Livre?

No Mercado Livre, a funcionalidade de mensagens automáticas, tal como descrita até aqui com respostas pré-definidas enviadas automaticamente em determinadas situações, não é uma opção disponível diretamente através da plataforma.

Existem automações em outros aspectos, como a gestão de envios, anúncios, e questões financeiras, mas a automação de mensagens no sentido tradicional, não. Isso requer soluções externas ou o desenvolvimento de ferramentas personalizadas utilizando a API do Mercado Livre.

Porém, um desenvolvimento próprio de Chatbot no Mercado Livre é complexo e caro. Não recomendamos esse caminho. Nossa sugestão é utilizar ferramentas que já estão no mercado, prontas e homologadas na plataforma.

As principais soluções de Chat automático no Mercado Livre, são:

Hubs e integradores

Alguns Hubs e integradores disponibilizam essa funcionalidade para vendedores no pós-venda e que estão na logística do Mercado Envios ME1. Desse modo, é possível criar regras de mensagem sem precisar acessar o painel do Mercado Livre.

Apesar de não serem soluções criadas para automação de mensagens, visto que hubs e integradores possuem funcionalidades para outros fins, vale a pena considerar essa alternativa quando o vendedor não quer (ou não pode) fazer um investimento adicional em uma ferramenta só para responder mensagens.

Ferramentas de mensageria

Estas são as ferramentas desenvolvidas especificamente para automatizar o processo de respostas no Mercado Livre. São soluções com funcionalidades mais amplas e que permitem uma gestão completa e centralização da operação do SAC.

Algumas inclusive com funcionalidades capazes de centralizar o atendimento de diferentes canais de vendas, não só as mensagens do Mercado Livre.

Ferramentas de mensageria no mercado livre
Fonte: Predize

Outro destaque neste tipo de solução é o uso de IAs generativas, como Chat GPT, para automação e personalização de respostas. Sendo possível acompanhar e fazer a curadoria dos atendimentos.

Como as mensagens automáticas podem te ajudar a vender mais?

A primeira coisa que pensamos ao usar ferramentas de automação de processos, seja no Mercado Livre ou em qualquer outro Marketplace, é: como gerar mais vendas com esse recurso? Afinal, esse é o nosso objetivo principal.

O aumento das vendas é o resultado do somatório de ações e estratégias que o vendedor deve praticar todos os dias. Não basta escolher uma ferramenta e esperar que as vendas caiam do céu.

Contudo, as mensagens automáticas para vendas no Mercado Livre contribuem sim para aumentar as vendas na plataforma. Sobretudo porque a visibilidade orgânica dos anúncios nos resultados de pesquisa são influenciados pela sua qualidade e reputação do vendedor.

Por sua vez, o vendedor deve dar atenção especial em alguns fatores se quiser vender mais no Mercado Livre, como:

  1. Taxa de resposta em seus anúncios;
  2. Qualidade no atendimento;
  3. Qualidade do anúncio;
  4. Experiência do usuário.

Se você quer maior produtividade e eficiência com seu time de atendimento, ter maior controle do seu SAC e, ainda, melhorar a reputação e o posicionamento de seus produtos; as ferramentas de mensagens automáticas podem trazer estes benefícios.

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a entender melhor se vale a pena ou não usar automação de mensagens no Mercado Livre. Não deixe de acompanhar nosso Blog para saber mais sobre como melhorar suas vendas e ganhar mais visibilidade em seus anúncios. Toda semana trazemos um conteúdo novo, especialmente preparado para você.

Chegou a hora de tomar uma atitude!

Digite seu email para receber atualizações do blog e aprender mais sobre o Mercado Ads!