Como transformar perguntas em vendas no Mercado Livre?

transformar perguntas no Mercado Livre em vendas
Compartilhe Este Post:
Navegue pelo artigo:

Cada pergunta no Mercado Livre é uma oportunidade de converter uma venda. Mas sabemos que, por vezes, o volume de perguntas é tão grande que o vendedor não dá conta de responder. 

Além de perder vendas potenciais, deixar de responder perguntas, impacta nas métricas de reputação e de custos para adquirir um novo cliente: o CAC.

Se você está diante de um cenário onde seus anúncios recebem muitas perguntas e não consegue aproveitar isso para aumentar as vendas no Mercado Livre, confira nosso artigo de hoje.

Por que as perguntas no Mercado Livre são importantes para as vendas?

As perguntas nos anúncios do Mercado Livre são uma oportunidade para criar vínculo com os potenciais compradores.

Diferente do que ocorre em uma venda física, a comunicação entre vendedor e comprador nas vendas on-line, via de regra, ocorrem por meio de mensagerias.

O Mercado Livre e outros marketplaces disponibilizam um campo exclusivo para este tipo de interação.

O principal objetivo das perguntas nos anúncios é permitir que o comprador esclareça suas dúvidas antes de comprar o produto. Isso vai garantir uma boa experiência de compras e evitar problemas que possam causar devoluções, reclamações ou avaliações negativas do vendedor.

Por isso, responder as perguntas no Mercado Livre de forma adequada e assertiva, em teoria, facilita a venda e reduz o impacto de potenciais problemas no pós-venda.

Mas vamos nos aprofundar um pouco nessa questão de alto volume de perguntas no Mercado Livre. 

Quanto mais visitas, maior o volume de perguntas no Mercado Livre!

Vendedores que conquistaram uma boa visibilidade em seus anúncios, certamente já notaram que o número de perguntas também cresceu. Isso é um reflexo inevitável.

O ponto aqui é entender: O que motiva as perguntas dos usuários e como amenizar o reflexo que isso pode trazer para a produtividade do atendimento? 

Por que um anúncio recebe muitas perguntas no Mercado Livre?

Essa é uma boa pergunta (rs). Mesmo que o anúncio tenha um título claro, uma boa descrição e ficha técnica preenchida, os potenciais compradores podem fazer perguntas.

Isso é motivo para perder venda? Claro que não! 

No entanto, sabemos que se o vendedor não responder uma pergunta a qualidade do seu atendimento cairá e afetará sua reputação no Mercado Livre. Se o propósito é aumentar as vendas, isso vai ser um tiro no pé.

Fonte: Blog da Cidadania

Então, vamos dividir nossa análise em duas partes.

1- Aquilo que o vendedor não tem controle:

Muitas pessoas não prestam atenção no anúncio ou não param para ler as informações que o vendedor colocou. 

Há ainda aquelas que só leem o título, dão uma olhada nas fotos e, se não identificam o que querem, vão direto no campo de perguntas.

Seja qual for o motivo, infelizmente não conseguimos mudar o comportamento do usuário. Mas podemos fazer disso uma oportunidade para vender mais e reduzir o volume de perguntas que caem no seu time de atendimento. 

Como transformar perguntas em vendas no mercado livre?

Com ferramentas respostas automáticas no Mercado Livre. Elas permitem que o vendedor responda de forma rápida e eficiente, com maior agilidade. Além de serem uma ferramenta útil para aumentar as vendas, as respostas automáticas no Mercado Livre trazem como benefício:

  • Reduz o tempo de resposta e melhora os indicadores de atendimento: as dúvidas dos compradores são respondidas instantaneamente nos anúncios do Mercado Livre;
  • Aumenta a performance da equipe de atendimento: das perguntas mais simples até as mais complexas, a inteligência artificial será muito mais produtiva e liberará o tempo da equipe para cuidar de atendimentos que necessitem de maior atenção ou proximidade com o cliente.
  • Atendimento humanizado: por meio de redes neurais treinadas os bots conseguem aprender com exemplos e se transformam em verdadeiros especialistas em diversos segmentos.

Além de tudo isso, também é possível utilizar ferramentas de inteligência artificial para responder automaticamente às perguntas no Mercado Livre no pós-venda. Mantendo um bom relacionamento com o cliente para que ele compre novamente ou indique outras pessoas.

2- Aquilo que o vendedor pode controlar:

Nem sempre o alto volume de perguntas no Mercado Livre é reflexo do comportamento do comprador. A falta de informação nos anúncios ainda é uma realidade em grande parte dos marketplaces (para não dizer todos).

Como resultado, os usuários fazem perguntas sobre informações que deveriam estar nos campos indicados para o que ele precisa saber.

Em casos como este, não basta utilizar uma ferramenta para resposta automática, antes o vendedor deve identificar o tipo de pergunta: 

  • Perguntas técnicas: são aquelas relacionadas ao produto, como características, cores disponíveis, medidas, encaixes, voltagem, compatibilidade, etc. 
  • Perguntas operacionais: são as relacionadas ao envio, estoque ou ao meio de pagamento. 

Em posse destas informações, o próximo passo é: identificar as perguntas mais frequentes. 

O vendedor deve adicioná-las na descrição do anúncio como “perguntas frequentes”, junto com as respostas.

O vendedor também pode criar um esquema básico com possíveis perguntas e respostas. Dessa forma, economiza mais tempo e somente terá que adaptar os textos a perguntas mais específicas. 

Além disso, é importante verificar se a ficha técnica está bem preenchida, principalmente quando o produto tem variações.

Dica: coloque imagens auxiliares que expliquem as dúvidas mais frequentes, principalmente pelo fato de que as pessoas interagem muito mais com elas e prestam atenção do que na descrição do anúncio.

Tudo isso, certamente, reduzirá o número de perguntas e facilitará o processo da venda. Permitindo que o comprador realize sua compra sem precisar fazer uma pergunta porque terá certeza do produto que está comprando.

Para finalizar

As perguntas no Mercado Livre são uma excelente oportunidade para aumentar as vendas de seus produtos. Elas são um termômetro para melhorar a qualidade das informações e vão indicar se já é hora de investir em ferramentas de respostas automáticas.

Isso não apenas aumentará a visibilidade do seu anúncio, como também, vai aumentar a sua produtividade no atendimento. 

E aí, gostou do artigo de hoje? Corre lá nas páginas dos seus produtos e veja quais oportunidades existem nas perguntas dos compradores. Fique ligado em nosso Blog ou acompanhe nossas redes sociais para saber mais sobre como ter sucesso em seus anúncios do Mercado Livre!

Acompanhe tudo Sobre Product Ads

Conteúdos Rápidos

Busque o assunto de seu interesse

Receba nossa News Letter

Digite seu email para receber atualizações do blog e aprender mais sobre o Mercado Livre!

Conheça nossas soluções

Product Ads

Como você ainda não começou a vender, não é possível ativar seu Mercado Ads neste momento. No entanto, temos um parceiro que pode auxiliar você nos primeiros passos para iniciar suas vendas no Mercado Livre. Para mais informações, clique aqui. Agradecemos seu interesse e tempo dedicado às perguntas iniciais. Se tiver mais dúvidas ou precisar de assistência adicional, sinta-se à vontade para nos contatar pelo botão de WhatsApp ou pelos números na nossa página de contato. Estamos à disposição para ajudar!

O Mercado Livre só permite utilizar o Product Ads (Mercado Ads) se você já fez mais de 25 vendas.

Como você ainda não fez 25 vendas, não é possível ativar seu Mercado Ads neste momento. No entanto, temos um parceiro que pode auxiliar você nos primeiros passos para iniciar suas vendas no Mercado Livre. Para mais informações, clique aqui. Agradecemos seu interesse e tempo dedicado às perguntas iniciais. Se tiver mais dúvidas ou precisar de assistência adicional, sinta-se à vontade para nos contatar pelo botão de WhatsApp ou pelos números na nossa página de contato. Estamos à disposição para ajudar!