Tempo de resposta no Mercado Livre: por que é importante? Como funciona?

tempo de resposta no mercado livre
Compartilhe Este Post:
Navegue pelo artigo:

As perguntas feitas nos anúncios do Mercado Livre são uma oportunidade real de concretizar uma venda. Se o vendedor responder com mais agilidade, ele estará mais próximo de concluir uma venda. Mas, e se o tempo de resposta no Mercado Livre for alto?

De fato, essa é uma situação que ocorre com certa frequência nos anúncios do Mercado Livre. Mas, as consequências disso podem ser desastrosas.

Por isso é importante entender como funciona o tempo de resposta no Mercado Livre, como melhorá-lo e quais são as faixas consideradas ideais para aproveitar o interesse do comprador.

Para você que chegou até aqui querendo entender melhor porque o tempo de resposta no Mercado Livre é importante e como ele funciona, veja o que nosso CEO e consultor certificado, Joel Jonathan Cunha, fala sobre o assunto.

Preparado? Então bora lá que o conteúdo de hoje é exclusivo e com várias informações úteis para você não ficar mais com essa dúvida.

Tempo de resposta Mercado Livre e a decisão de compra.

O tempo de resposta no Mercado Livre é um fator extremamente importante para quem quer aumentar as vendas na plataforma. É uma métrica que, além de mostrar a capacidade de atendimento, tem o poder de fazer as vendas aumentarem. 

Para você que tem alguma dúvida do quanto o tempo de resposta influencia na decisão de compra, veja o estudo que o próprio Mercado Livre disponibiliza sobre como responder a tempo é fundamental para manter o interesse do seu comprador.

zonas de tempo de resposta no mercado livre

Entenda melhor as zonas de respostas:

Zona 1: de 0 a 2 minutos: o usuário está pensando no produto que deseja, nas opções de compra que possui, e está conectado ao seu anúncio.

Zona 2: 2 a 5 minutos – Talvez o comprador esteja vendo o anúncio de outro vendedor e não mais 100% conectado ao seu, mas continua no processo de pesquisa. Neste caso, o comprador está avaliando as características e benefícios dos produtos de outros vendedores e comparando-os.

Zona 3: 5 e 10 minutos: o usuário está pesquisando o produto, mas já se dispersou, e pode ser que ele esteja navegando e vendo outras coisas.

Zona 4: após 10 minutos: podemos considerar que o comprador está fora da zona. Ele entrou no Mercado Livre e fez as perguntas que precisava, mas já está fora do processo de compra. Pode até já ter comprado de outro vendedor.

Observe que se o tempo de resposta no Mercado Livre for acima de 5 minutos, o comprador já começa a se distrair. Se for na faixa acima de 10 minutos, ele perdeu o impulso da compra.

Isso significa que você pode deixar de vender por não responder o comprador no momento em que ele estava mais disposto para comprar.

Mais visitas, mais perguntas no anúncio!

Uma coisa é fato, o número de perguntas no anúncio vai aumentar à medida que você receber mais visitas no Mercado Livre.

Ainda mais se você fizer publicidade com Product Ads que aumenta a exposição de seus anúncios. O número de visitas aumenta e, como resultado, terá mais perguntas no anúncio.

Isso é inevitável! Mesmo que você tenha uma boa descrição e preencha toda a ficha técnica.

Entenda uma coisa, muitas pessoas acabam não prestando atenção no anúncio ou param para ler. Há ainda aquelas que só leem o título, dão uma olhada nas fotos e, se não identificam o que querem, vão direto no campo de perguntas.

Seja qual for o motivo, você não vai mudar o comportamento do usuário. Isso é motivo para perder sua venda? 

Claro que não! As perguntas que os compradores fazem nos seus anúncios são uma oportunidade para criar um vínculo com eles. 

No entanto, sabemos que o aumento de perguntas pode impactar na capacidade de o vendedor conseguir responder com agilidade e, isso vai comprometer o tempo de resposta no Mercado Livre.

O que acontece quando o vendedor do Mercado Livre não responde?

Não responder às perguntas no Mercado Livre é um grande erro! Você conseguiu uma das coisas mais importantes que é fazer um potencial comprador entrar no seu anúncio para não dar atenção para ele?

Além de perder oportunidade de vendas, isso vai comprometer uma métrica muito importante para a relevância de um anúncio: a taxa de conversão.

Saiba de uma coisa, quando um anúncio recebe muitas visitas e tem poucas vendas, isso significa que ele tem uma baixa conversão. 

Na prática o que o algoritmo do Mercado Livre entende? 

Que o anúncio não é bom. Então, diminui a relevância dele. Ou seja, seu anúncio piora na classificação das pesquisas e perde posições. 

Aí, você vai se perguntar: Por que meus anúncios não aparecem no Mercado Livre?

Portanto, é preciso responder às perguntas e, ainda, não deixar subir o tempo de resposta no Mercado Livre.

Como vimos anteriormente, o tempo de resposta alto no Mercado Livre também faz o anúncio perder vendas. Causando os mesmos problemas na taxa de conversão e relevância.

Bom, acredito que ficou claro.

Quanto tempo o vendedor do Mercado Livre tem para responder?

A melhor resposta seria: – Na hora que o comprador fizer a pergunta!

Mas sabemos que essa não é a realidade. De modo geral, o Mercado Livre considera um bom tempo de resposta até 1 hora. Ele informa isso no painel de vendedores.

tempo de resposta no painel de vendedores do mercado livre

Como se chegou nesse tempo?

O Mercado Livre realiza continuamente vários estudos e análises, um destes foi como a taxa de conversão está associada ao tempo de resposta no anúncio. A conclusão foi que o atraso nas respostas gera a perda de alguns pontos percentuais de conversão (concretização da venda):

● Tempo de resposta de 5 minutos: a taxa de conversão é reduzida – 0,1pp

● Tempo de resposta 30 minutos: a taxa de conversão é reduzida – 0,2pp

● Tempo de resposta 90 minutos: Taxa de conversão reduzida – 0,4pp

● Tempo de resposta 240 minutos: a taxa de conversão é reduzida – 0,7pp

Portanto, a conversão máxima é obtida respondendo nos primeiros 2 a 5 minutos. 

Se a resposta demorar mais de 4 horas, é o mesmo que não ter respondido.

Mas, o que fazer então?

Como melhorar o tempo de resposta no Mercado Livre?

Colocando uma célula de atendimento (SAC) só para responder as perguntas? Se você pensou assim, saiba que muitos vendedores fazem exatamente isso!

E não há nada de errado nisso. 

O fato é que esta alternativa tem alguns aspectos:

1- se o atendimento é feito por um departamento, vai sobrecarregar o setor e perder produtividade.

2- se for contratar uma pessoa só para responder perguntas, vai ter o salário e os respectivos encargos na folha de pagamento.

Além disso, há também outro ponto: a pessoa precisará de treinamento para conhecer os detalhes dos produtos e responder adequadamente às perguntas para atrair o cliente e motivá-lo a realizar a compra.

Sabia que existem boas práticas para respostas no Mercado Livre?

  1. Não informar dados do vendedor como endereço, telefone ou site.
  2. Não solicitar dados pessoais do comprador sem que ele tenha efetuado uma compra.
  3. Não manipular a venda dentro do Mercado Livre, sugerindo que ele compre de um anúncio mais barato, por exemplo.
  4. Não induzir o comprador a realizar a compra fora do Mercado Livre.

Veja que o Mercado Livre deixa claro que o espaço de perguntas e respostas não pode ser usado para compartilhar algumas informações.

Qualquer deslize da pessoa que ficar responsável por responder as perguntas no anúncio do Mercado Livre é passível de bloquear a conta.

Por isso, recomendamos utilizar ferramentas de inteligência artificial para responder automaticamente às perguntas no Mercado Livre.

As respostas automáticas no Mercado Livre permitem que você responda de forma rápida e eficiente, aumenta as chances de venda e evita o uso de informações não permitidas.

Além de serem uma ferramenta útil para aumentar suas vendas no Mercado Livre, as respostas automáticas reduzem o seu custo com o atendimento. Ou seja, não é necessário mais ter uma pessoa só para responder às perguntas dos anúncios.

Outra vantagem é que muitas dessas soluções para respostas automáticas permitem que você também automatize a comunicação do pós-venda. 

Por exemplo, confirmação de compra, informações de envio e instruções de uso.

Certamente isso vai agilizar o seu processo de venda e te deixar focar em tarefas mais importantes.

Bom, terminamos por aqui nosso artigo de hoje e esperamos que ele tenha contribuído de alguma forma para você melhorar seu tempo de resposta no MercadoLivre para aumentar as suas vendas.

Quer ficar por dentro de mais dicas e assuntos sobre como vender mais no Mercado Livre? Não deixe de acompanhar nosso Blog ou redes sociais! Mande suas dúvidas ou assuntos que gostaria de saber mais. Nossos especialistas terão o maior prazer em respondê-lo.

Acompanhe tudo Sobre Product Ads

Conteúdos Rápidos

Busque o assunto de seu interesse

Receba nossa News Letter

Digite seu email para receber atualizações do blog e aprender mais sobre o Mercado Livre!

Conheça nossas soluções

Product Ads

Como você ainda não começou a vender, não é possível ativar seu Mercado Ads neste momento. No entanto, temos um parceiro que pode auxiliar você nos primeiros passos para iniciar suas vendas no Mercado Livre. Para mais informações, clique aqui. Agradecemos seu interesse e tempo dedicado às perguntas iniciais. Se tiver mais dúvidas ou precisar de assistência adicional, sinta-se à vontade para nos contatar pelo botão de WhatsApp ou pelos números na nossa página de contato. Estamos à disposição para ajudar!

O Mercado Livre só permite utilizar o Product Ads (Mercado Ads) se você já fez mais de 25 vendas.

Como você ainda não fez 25 vendas, não é possível ativar seu Mercado Ads neste momento. No entanto, temos um parceiro que pode auxiliar você nos primeiros passos para iniciar suas vendas no Mercado Livre. Para mais informações, clique aqui. Agradecemos seu interesse e tempo dedicado às perguntas iniciais. Se tiver mais dúvidas ou precisar de assistência adicional, sinta-se à vontade para nos contatar pelo botão de WhatsApp ou pelos números na nossa página de contato. Estamos à disposição para ajudar!