Resposta automática no Mercado Livre: quando usar?

Resposta automática no Mercado livre
Compartilhe Este Post:
Navegue pelo artigo:

As perguntas nos anúncios do Mercado Livre são uma excelente oportunidade de conversão de vendas dentro da plataforma. No entanto, é difícil dar conta de responder todas em tempo hábil quando se tem um volume grande de mensagens. Será que vale a pena usar ferramentas para resposta automática no Mercado Livre?

Se você está diante de uma situação parecida com essa, nosso CEO e consultor certificado Mercado Livre, Joel Jonathan Cunha, apresenta 7 motivos para usar este tipo de solução.

Preparado? Então bora lá que o conteúdo de hoje é exclusivo e com várias informações úteis para você aproveitar ao máximo as mensagens automáticas no Mercado Livre.

Tipos de mensagens no Mercado Livre

Primeiro, vamos contextualizar os momentos em que as respostas automáticas podem ser usadas. Existem duas situações principais:

  • Pré-venda: perguntas feitas no anúncios antes de realizar uma venda.
  • Pós-vendas: mensagens e conversas entre vendedor e cliente depois que uma venda é concretizada.

Em qualquer uma destas etapas é possível usar mensagens automáticas para prestar um bom atendimento, economizar seu tempo na gestão dos anúncios e não perder uma venda. Entenda melhor como funciona em cada uma das situações apresentadas acima.

Por que usar ferramentas para resposta automática no Mercado Livre?

Na etapa de pré-venda, as interações nos anúncios por meio de uma pergunta no Mercado Livre é uma oportunidade de conversão da venda. Logo, se você não responder o comprador poderá jogar uma venda fora. Além disso, quando uma dúvida é esclarecida antes da compra as chances de reclamações diminuem.

Entenda uma coisa, marketplaces como o Mercado Livre disponibilizam um campo de perguntas nos anúncios para permitir que o comprador esclareça suas dúvidas antes de comprar o produto. 

É um recurso importante para evitar potenciais problemas com devoluções, reclamações ou avaliações negativas ao vendedor.

Mas sabemos que, por vezes, o volume de perguntas é tão grande que o vendedor não dá conta de responder. Então, recursos e ferramentas para respostas automáticas são úteis para:

1- Ter maior produtividade no atendimento quando as perguntas aumentam.

2- Não depender exclusivamente de uma equipe para responder as perguntas nos anúncios.

3- Garantir que os potenciais compradores sejam atendidos, independentemente do horário.

4- Padronizar o atendimento e garantir que as informações sejam consistentes e precisas.

5- O tempo de resposta não ficar alto e isso não impactar nas métricas de qualidade do atendimento.

6- Crescer as vendas sem necessariamente aumentar a equipe de atendimento.

7- Não perder uma venda por deixar de responder uma dúvida do comprador.

Perceba que o uso de mensagens automáticas pré-vendas são muito úteis para economizar tempo e agilizar o atendimento aos potenciais compradores.

Se você tem alguma dúvida da importância do tempo de resposta nos anúncios do Mercado Livre, veja o estudo que o próprio Mercado Livre disponibiliza sobre como responder a tempo é fundamental para manter o interesse do seu comprador.

W6 fJwZVPjieGeEUuM USD897POVGc4aXbpL8JPexlNbqJG Vme7Cn9Tpt64E72J LxgMkHaZMAw3fCaE5snxDcxR8UMarCf4 o qnxykCoB1zAQhByzJXgzso

Veja que a partir da ZONA 3 o comprador já começa a se distrair e na ZONA 4 (faixa acima de 10 minutos) ele perdeu o impulso da compra.

Isso significa que você pode deixar de vender por não responder o comprador no momento em que ele estava mais disposto para comprar.

Mensagem automática pós-venda Mercado Livre

Para um bom atendimento depois que a venda é concretizada você deve considerar alguns fatores:

  • Quando é realmente necessário entrar em contato com o comprador.
  • Quais mensagens são relevantes enviar para ele.
  • Volume de mensagens enviadas.

Pensar estrategicamente sobre estes pontos permite você usar com maior eficiência as mensagens automáticas no Mercado Livre, sem perder o seu tempo e do comprador.

Quando entrar em contato com o comprador?

Apesar de você conseguir conversar com o comprador depois que a venda é feita, existem momentos em que essa interação fará mais sentido:

  • Precisar solicitar ou confirmar variações.
  • Explicar como usar o produto, confirmar o horário de entrega ou notificar sobre problemas com o envio e assim antecipar a solução.

Não é necessário entrar em contato com o comprador para confirmar o progresso da venda ou do envio, isso o Mercado Livre já faz automaticamente. Também não precisa enviar mensagens agradecendo a compra.

Dicas para um bom uso de mensagens de pós-venda:

  • Não compartilhe ou solicite dados pessoais que incentivem contato fora do Mercado Livre, como links de redes sociais ou números de telefone.
  • Não use mensagens com linguagem ofensiva ou conteúdo inapropriado.
  • Não desestimule as pessoas que compram seus produtos a iniciar reclamações nem as incentive a fazer reclamações por uma causa incorreta.
  • Escreva mensagens claras, de no máximo 350 caracteres.

Como você pode ver, conhecer as situações em que realmente vale à pena entrar em contato com o comprador ajuda a melhorar a experiência que você oferece, com menos esforço e tempo.

Agora vamos ver o uso de respostas automáticas no atendimento antes das vendas, nas perguntas em anúncios no Mercado Livre.

Resposta automática no Mercado Livre e a taxa de conversão.

Se você não responder as perguntas no Mercado Livre, além de perder a oportunidade de aumentar as vendas, vai comprometer a taxa de conversão. Ela é uma métrica muito importante para a relevância de um anúncio.

Você pode estar se perguntando: Como a taxa de conversão é afetada por não responder as perguntas?

Vamos explicar, imagine um anúncio que recebe muitas visitas e os potenciais compradores fazem perguntas sobre o produto. Se o tempo de resposta é alto ou não há resposta, o número de vendas cai

O que o algoritmo do Mercado Livre entende? 

Que o anúncio tem baixa conversão. Consequentemente diminui a visibilidade dele e suas vendas.

Por isso, não responder as perguntas nos anúncios pode vir a ser um grande erro! 

Pensa só, você investe tempo para criar um anúncio de qualidade, certo? Se dedica a tirar boas foto e trabalha seus custos internos para ter um preço competitivo. Depois, cria campanhas com Prodcut Ads para aumentar a visibilidade dos produtos e investe um orçamento para rodar as campanhas, etc. 

Aí, os resultados começam a aparecer e o anúncio recebe mais visitantes. Os compradores fazem perguntas e você não consegue responder. Faz sentido?

Claro que não! Por isso, você deve considerar urgentemente o uso de uma ferramenta para resposta automática no Mercado Livre

Como a resposta automática te faz vender mais no Mercado Livre?

A resposta automática no Mercado Livre vai permitir que você aumente as chances de venda por responder rápido e de forma eficiente.

Além disso, elas reduzem o seu custo com o atendimento. Ou seja, não é necessário mais ter uma equipe dedicada só para responder às perguntas dos anúncios.

Certamente isso vai agilizar o seu processo de venda e te deixar focar em tarefas mais importantes.

Confira alguns benefícios de uma das principais ferramentas para respostas automáticas no Mercado Livre. Ela se chama GoBots.

1- Respostas rápidas a qualquer hora

Já vimos que se você responder rápido, é mais provável que o comprador escolha comprar seu produto.

Agora, imagine um cliente pesquisando seu produto no Mercado Livre fora do seu horário de atendimento, durante a madrugada, por exemplo.

Você vai deixar um colaborador acordado só para isso? Vai deixar para responder no dia seguinte?

A ferramenta de resposta automática resolve isso e ainda contribui para o comprador se sentir seguro, aumentando as chances de venda.

2- Reduz erros no atendimento.

Mesmo com uma equipe de atendimento bem treinada, podem haver erros. Acontecem, somos seres humanos! Têm dias que não estamos bem, cheio de tarefas ou tendo um dia estressante.

Mas com as respostas automáticas isso dificilmente vai ocorrer. Se configuradas corretamente, vão fornecer informações precisas sobre o produto, preço, disponibilidade, envio e formas de pagamento.

Ou seja, são fontes confiáveis de informações exatas, consistentes e atualizadas para os clientes.  Além disso, elas contribuem para manter um padrão no atendimento, assegurando que cada potencial comprador receba orientações precisas.

3- Escalabilidade de vendas

Conforme as visitas crescem, o volume de perguntas também aumenta. Muitas pessoas não prestam atenção no anúncio ou não param para ler as informações que o vendedor colocou. Só leem o título, dão uma olhada nas fotos e, se não identificam o que querem, vão direto no campo de perguntas.

Seja qual for o motivo, não está sob nosso controle mudar o comportamento do usuário.

A implementação de respostas automáticas dá escalabilidade no atendimento dos usuários simultaneamente. Isso inclusive permite liberar sua equipe para executar outras tarefas mais importantes para a operação do seu negócio.

Em resumo, as perguntas são uma excelente oportunidade para aumentar as vendas de seus anúncios no Mercado Livre. Mas, se não responder os potenciais compradores, dificilmente suas vendas vão aumentar. Por isso, convidamos você a conhecer ferramentas para responder automaticamente às perguntas nos anúncios do Mercado Livre como a GoBots. 

É uma solução Partner Platinum no Mercado Livre, a certificação máxima da plataforma! Segue o link para você conhecer a melhor solução em Inteligência Artificial para Mercado Livre

E aí, gostou do artigo de hoje? Fique ligado em nosso Blog ou acompanhe nossas redes sociais para saber mais sobre como ter sucesso em seus anúncios do Mercado Livre!

Acompanhe tudo Sobre Product Ads

Conteúdos Rápidos

Busque o assunto de seu interesse

Receba nossa News Letter

Digite seu email para receber atualizações do blog e aprender mais sobre o Mercado Livre!

Conheça nossas soluções

Product Ads

Como você ainda não começou a vender, não é possível ativar seu Mercado Ads neste momento. No entanto, temos um parceiro que pode auxiliar você nos primeiros passos para iniciar suas vendas no Mercado Livre. Para mais informações, clique aqui. Agradecemos seu interesse e tempo dedicado às perguntas iniciais. Se tiver mais dúvidas ou precisar de assistência adicional, sinta-se à vontade para nos contatar pelo botão de WhatsApp ou pelos números na nossa página de contato. Estamos à disposição para ajudar!

O Mercado Livre só permite utilizar o Product Ads (Mercado Ads) se você já fez mais de 25 vendas.

Como você ainda não fez 25 vendas, não é possível ativar seu Mercado Ads neste momento. No entanto, temos um parceiro que pode auxiliar você nos primeiros passos para iniciar suas vendas no Mercado Livre. Para mais informações, clique aqui. Agradecemos seu interesse e tempo dedicado às perguntas iniciais. Se tiver mais dúvidas ou precisar de assistência adicional, sinta-se à vontade para nos contatar pelo botão de WhatsApp ou pelos números na nossa página de contato. Estamos à disposição para ajudar!