Quais são as métricas mais importantes para as campanhas de Product Ads?

métricas em campanhas de Product Ads quais são as mais importantes
Compartilhe Este Post

Hoje vamos falar sobre um assunto que interessa a todos os vendedores que utilizam o gerenciador de publicidade do Mercado Livre: as métricas em campanhas de Product Ads mais importantes para saber se os anúncios patrocinados trazem resultados.

Se você quer saber o que são essas métricas e por que elas são tão importantes, você veio ao lugar certo!

No mundo do marketing digital, as métricas são como o nosso GPS. Elas nos mostram onde estamos, para onde estamos indo e, o mais importante, se estamos no caminho certo. 

Sem elas, seria como tentar navegar em um oceano sem bússola: poderíamos acabar em qualquer lugar, menos no destino desejado. 

Portanto, as métricas são um instrumento para dar o rumo certo nas suas vendas com publicidade

Quer saber como utilizá-las para aumentar suas vendas no Mercado Livre? Então, pegue sua caneca de café e vamos mergulhar nesse oceano a ser desbravado das Métricas de Product Ads!

Por que as métricas em campanhas de Product Ads são importantes?

Em campanhas de Product Ads, as métricas nos ajudam a entender se nossos anúncios estão atingindo o público certo, se estão atraindo a atenção deles e, finalmente, se estão levando a vendas.

Primeiramente, é importante entender que o Product Ads é uma ferramenta de publicidade integrada ao Mercado Livre. 

O principal objetivo de usar essa solução é aumentar a performance das suas vendas dando visibilidade para seus produtos às pessoas que buscam o que você vende dentro da plataforma.

Agora, imagine se você pudesse ter um mapa detalhado, que mostrasse não apenas o quanto você vendeu, mas também o que você deixou de ganhar com seus anúncios? 

Isso é o que as métricas de Product Ads do Mercado Livre podem fazer por você. 

Então, bora entender quais são e o que você precisa ficar de olho?

 painel de métricas em campanhas product ads

1. Venda por publicidade

São as vendas que você obteve porque uma pessoa clicou em seu anúncio patrocinado do Mercado Livre e comprou seu produto. 

Há dois tipos: diretas e assistidas. 

As vendas diretas são aquelas que ocorrem quando um usuário clica em seu anúncio e compra o produto. 

As vendas assistidas ocorrem quando um usuário clica em seu anúncio, mas compra outro de seus produtos.

2. Vendas sem publicidade

São as vendas obtidas sem anúncios. Ou seja, a compra foi realizada pelo resultado da busca orgânica que ele fez na plataforma, em produtos que não estão em suas campanhas de Product Ads.

3. Cliques

Quantidade de vezes que os usuários do Mercado Livre clicam em seus anúncios.

4. Impressões

Quantidade de vezes que seus anúncios aparecem nas páginas do Mercado Livre. 

Ela é uma excelente métrica para avaliar a competitividade de acordo com o volume de buscas realizadas pelos consumidores em Product Ads. 

Mais a frente vamos mostrar três novas métricas no gerenciador de campanhas de Product Ads, para você entender como ganhar mais visibilidade e aumentar suas vendas. 

5. Receita

A receita que você obteve com as vendas por meio de anúncios de produtos.

Essa informação é importante não só para o faturamento em si, mas para você medir o seu retorno sobre o investimento (ROI).

6. Investimento

Soma do custo dos cliques que seus anúncios de produto receberam.

7. ACOS (Advertising Cost of Sales)

É a relação entre o que você investe em sua campanha e a receita que você gera com ela. Por exemplo, se o seu ACOS no Product Ads for 10%, para cada $ 10 investidos, você gera $ 100.

Além dessas métricas, o Mercado Livre recentemente introduziu três novas métricas de competitividade que podem ajudar você a entender como melhorar suas campanhas de Product Ads de acordo com o volume de buscas realizadas pelos consumidores. São elas:

8. % Impressões ganhas

É o % de impressões que os seus anúncios estão aparecendo em relação às buscas em que foram considerados. Ou seja, quanto maior o número de impressões ganhas, significa que você está conseguindo aumentar sua visibilidade com Product Ads.

9. % Impressões perdidas por orçamento

O que você deixou de ganhar com seus anúncios por falta de investimento é representado no % de impressões perdidas por orçamento. 

Nesse sentido, você pode vender muito mais com Product Ads se ajustar os valores diários de suas campanhas.

10. % Impressões perdidas por classificação

A qualidade de um anúncio faz parte dos critérios de classificação e do cálculo que determina o vencedor no sistema de leilão do Product Ads. 

A métrica de Product Ads de impressões perdidas dos seus anúncios mostra em comparação com as buscas em que foram considerados por não ter um AD Rank suficiente. 

Ou seja, você deve melhorar a qualidade do anúncio, pausar os que não vendem bem também de forma orgânica e promover aqueles que já vendem bem.

Dica: no painel de Publicidade tem uma seção, onde você encontrará cartões de sugestões para otimizar suas campanhas.

melhorias em campanhas de product ads

Pra finalizar

Em resumo, as métricas de Product Ads são ferramentas essenciais para qualquer vendedor que deseja maximizar o sucesso de suas campanhas de publicidade no Mercado Livre

Elas fornecem insights valiosos sobre o desempenho dos seus anúncios e ajudam a identificar áreas de melhoria. 

Lembre-se, o sucesso de suas vendas não depende apenas de ter um bom produto, mas também de entender e utilizar efetivamente essas métricas. 

Agora que você já sabe tudo sobre métricas mais importantes para as campanhas de Product Ads e como elas funcionam, é hora de colocar a mão na massa e otimizar suas campanhas. 

A Publicidade no Mercado livre é uma das principais estratégias para quem quer vender mais. E isso requer saber fazer uma boa gestão nas campanhas de Product Ads.

Do contrário você vai jogar dinheiro fora e, pior ainda, ficar sem vendas!

Não queremos que isso aconteça, não é mesmo?

Sabia que Conecta Ads pode te ajudar com isso? Somos especialistas e consultoria certificada no Mercado Livre para otimizar, gerenciar e criar campanhas de Product Ads que realmente trazem resultados.

Não perca dinheiro com campanhas que não vendem nada, faça suas vendas aumentarem com o investimento certo! Fale agora com nosso time de especialistas e agende uma conversa.

Chegou a hora de tomar uma atitude!

Digite seu email para receber atualizações do blog e aprender mais sobre o Mercado Ads!