Tendências no Mercado Livre: Como Utilizá-las para Melhorar suas Vendas?

Tendências Mercado Livre
Compartilhe Este Post

A página de tendências Mercado Livre além de ser fonte de informação para descobrir o que vende mais na plataforma é uma ferramenta poderosa para melhorar os anúncios ativos.

Se você entender e souber adaptar seus anúncios à forma como os compradores buscam os produtos, você não apenas melhora a visibilidade do seu anúncio, mas também aumenta suas vendas no Mercado Livre

Hoje, nosso especialista em vendas no Mercado Livre, Joel Jonathan Cunha, CEO da Conecta ADS e consultor certificado, vai mostrar como a ferramenta de tendências do Mercado Livre é uma aliada poderosa para vendedores que desejam otimizar seus anúncios. 

Bora conferir?

O que é tendências Mercado Livre?

Tendências do Mercado Livre é uma página que a própria plataforma disponibiliza com informações de pesquisa na última semana dentro da plataforma.

Nela você poderá ver quais produtos cresceram em buscas, quais as buscas mais realizadas e quais as tendências mais populares.

O que é tendências Mercado Livre?

Além disso, você pode ver essas informações por categorias de produtos e o que os usuários também buscam.

Ou seja, é possível usar essas informações para otimizar um anúncio criado ou criar outros com os termos que os compradores utilizam.

Dessa forma, você pode dar maior visibilidade ao seu anúncio no Mercado Livre fazendo alguns ajustes na direção certa.

Como assim? Vou explicar!

Como usar a página de tendências no Mercado Livre para vender mais?

Criar um anúncio que vende mais no Mercado Livre é sem dúvida um desafio para muitos vendedores. Mas, com as informações certas, esse trabalho ficará mais fácil.

Normalmente, o vendedor cria os títulos e descrições dos seus anúncios com base no seu conhecimento ou nas informações retiradas da nota fiscal do fornecedor do produto.

E isso não está errado. Porém, pode não ser a forma como o comprador pesquisa dentro Mercado Livre.

Vou dar um exemplo real de como a página de tendências pode levar seu anúncio a outro patamar de vendas.

No momento em que estou escrevendo este artigo, a categoria “Casa, Móveis e Decoração” da página de tendências Mercado Livre apresenta ARARAS CABIDEIRO como as mais populares nesta categoria.

Analisando alguns anúncios criados para este produto, percebemos que vários não apresentam esse termo (palavra-chave) no título.

Como usar as tendências no Mercado Livre para vender mais?

Então, uma vez que o produto procurado é ARARAS CABIDEIRO, o anúncio está perdendo visibilidade por não utilizar o termo no título.

Mas você pode estar se perguntando: A plataforma não é inteligente o bastante para entender que o anúncio atende a busca do usuário?

Sim, ela é. Mas, existe uma coisa em tecnologia da informação de grandes plataformas de e-commerce que influencia muito nos resultados das pesquisas dos usuários: o consumo de carga de servidor para consultar o banco de dados.

Isso significa que quanto mais próximo o seu anúncio estiver dos termos que o comprador colocou na barra de pesquisa, mais rápido o algoritmo vai indexá-lo.

Ou seja, o servidor vai levar menos tempo e “entender” que seu anúncio é do produto pesquisado.

Isso vai favorecer a visibilidade e aumentar as chances de seu anúncio aparecer.

Portanto, as tendências no Mercado Livre são uma oportunidade real de otimizar um anúncio para vender mais.

Não use apenas para saber: Quais são os produtos mais vendidos no Mercado Livre em 2023? ou Quais os produtos mais buscados no Mercado Livre?

Ela é muito mais útil do que isso!

É claro que se você quer aumentar seu portfólio, saber os mais vendidos ou produtos mais buscados, pode ser um caminho para escolher o que vender.

Contudo, quero mostrar que você também pode usar a página de pendências do Mercado Livre para ajustar seus anúncios e otimizar suas descrições.

Como vender mais usando o Mercado Livre Tendências?

Primeiro, usar as palavras-chave mais buscadas sobre seu produto nos títulos, descrições e ficha técnica dos produtos.

Esteja ciente de que os compradores podem usar palavras diferentes para buscar o mesmo produto. 

Logo, você pode criar dois ou mais anúncios no Mercado Livre do mesmo produto, mas com variações nos títulos e descrições.

Vou dar um exemplo: vamos supor que você vende “prateleira de madeira”, entre nas tendências do mercado livre e veja se os compradores usam outros termos. 

Para isso, acesse a página de tendências, escolha a categoria “Casa, Móveis e Decoração” e depois a subcategoria “Móveis para casa” e a categoria “Estantes e Prateleiras”. 

Você vai ver  que nas tendências mais populares estão “Prateleira para Microondas” e “Prateleiras suspensas”. (Pelo menos no momento que escrevo este artigo rs)

Nas buscas mais desejadas têm “prateleira para quarto”, “prateleira branca” e “prateleira de parede”.

Observe quantas oportunidades você pode aproveitar para criar anúncios diferentes?

Você pode aproveitar a página de tendências do Mercado Livre para vender muito mais. 

Basta você seguir os passos abaixo:

1. Entenda a Busca do Comprador: o que realmente importa é como os compradores buscam pelo produto, não como você quer anunciá-lo.

2. Otimize os títulos dos anúncios com os termos buscados.

3. Crie anúncios para termos diferentes do mesmo produto, mas com títulos diferentes, usando variações das palavras-chave identificadas.

4. Otimize as descrições e a Ficha Técnica.

5. Avalie as métricas dos anúncios e veja quais ganham mais visibilidade, quais recebem mais cliques e quais convertem mais vendas.

6. Acompanhe regularmente a página de tendências no Mercado Livre: para se adaptar às novas formas que os compradores buscam produtos. Atualize seus anúncios conforme necessário para garantir que eles permaneçam relevantes e visíveis.

Para finalizar sobre tendências no Mercado Livre.

A página tendências Mercado Livre pode ser uma aliada poderosa para você aumentar suas vendas. 

Com ela você pode entender e adaptar-se à forma como os compradores buscam seus produtos. Isso não apenas aumentará a visibilidade do seu anúncio, como também, vai fazer você vender muito mais no Mercado Livre. 

E aí, gostou do artigo de hoje? Corre lá na página de tendências e veja como os compradores pesquisam pelo seu produto! Fique ligado em nosso Blog ou acompanhe nossas redes sociais para saber mais sobre como ter sucesso em seus anúncios do Mercado Livre!

Chegou a hora de tomar uma atitude!

Digite seu email para receber atualizações do blog e aprender mais sobre o Mercado Ads!