Retail media é um termo em alta nos últimos tempos na área de publicidade em marketing digital. Já é considerado uma revolução nas estratégias para atingir um público-alvo qualificado.
Quer saber mais porque ela é importante e como usá-la para atrair mais clientes?
Então, veja neste post por que muitas empresas vêm investindo cada vez mais no retail media.
O que é Retail Media?
Retail media é a estratégia de utilizar sites e aplicativos de varejistas para fazer anúncios patrocinados. Ou seja, aproveitar a audiência qualificada e com mentalidade de compra para aumentar a visibilidade de seus produtos ou serviços com anúncios pagos em sites que possuem alto volume de tráfego.
Dessa forma, é possível atingir e influenciar o consumidor final que está na fase de decidir uma compra.
Qual o objetivo de usar Retail media?
O objetivo mais importante em Retail Media é estabelecer uma conexão direta com o consumidor em um ambiente em que ele já está prestes a realizar uma compra.
Vamos esclarecer melhor. Quando uma pessoa entra no site de um grande varejista ou em um Marketplace, Mercado Livre, por exemplo, ele está prestes a realizar uma compra. Isso quer dizer, que ele está mais propenso a realizar uma transação.
Portanto, o ambiente de varejo digital é um local ideal para tráfego pago com anúncios porque é onde os clientes têm maior probabilidade de comprar o produto ou serviço anunciado.
Como usar retail media de maneira eficiente na publicidade paga em sites de varejo?
Antes de tudo, o site deve ter disponível esse tipo de anúncio patrocinado. Assim, as empresas podem utilizar os recursos disponibilizados para esse tipo de publicidade.
Vamos dar alguns exemplos para você entender melhor.
Usando a rede de Display do Google Ads
A mídia de varejo moderna oferece novas maneiras de as empresas interagirem com seu público-alvo. A principal delas é o Google Ads, com recursos de anúncios patrocinados nas páginas de pesquisas ou rede de parceiros. É nessa última que se enquadra o Retail Media.
Você já deve ter percebido que portais e sites exibem anúncios no topo de suas páginas ou em meio ao conteúdo.
Esse tipo de experiência de navegação não é novidade e cada vez mais o marketing digital avança nesse caminho.
Contudo, não de qualquer maneira ou a qualquer custo. O gerenciador de anúncio do Google Ads permite segmentar o público que se quer alcançar. Isso significa na prática que os gestores de tráfego podem definir diversos parâmetros para que os anúncios apareçam para as pessoas certas.
Em se tratando de Google, isso está diretamente relacionado com as pesquisas que nós fazemos nos navegadores.
Os dados de palavras e termos pesquisados, os sites que entramos, os vídeos que assistimos, tudo isso é utilizado para definir nosso perfil de potencial de cliente e escolher qual anúncio será mostrado.
Cada vez mais é uma estratégia que permite empresas de qualquer tamanho usarem a publicidade digital direta para anunciar produtos e serviços aos consumidores.
Usando plataformas proprietárias dos Marketplaces
Muitos portais e sites de compras perceberam o potencial que o retail media tem para gerar receitas. Por isso, alguns desenvolveram plataformas próprias para anúncios patrocinados.
O melhor exemplo é o Mercado Livre.
A sua plataforma Mercado Ads possui excelentes recursos para os vendedores que querem fazer seus anúncios aparecerem para as pessoas certas.
Confira as 3 possibilidades!
Trade Marketing
Para gerar alto impacto e visibilidade para sua marca, disponibilizando-a para milhões de compradores.
Audience Display Native
Encontrar a audiência para a sua marca no Mercado Livre, e atingi-la em diferentes formatos nativos ao longo de toda a jornada de compra.
Performance (Product Ads)
Para maximizar a visibilidade e potencializar as vendas dos seus produtos dentro do Mercado Livre. Ela é mais voltada às buscas de intenção de compra dos usuários, quando estes fazem uma busca por um produto específico, ela atinge pessoas com altíssima intenção de compra.
Saiba mais em nosso artigo sobre Mercado Livre Ads.
Vantagens de utilizar publicidade em sites de varejos
Para você que está em dúvida se realmente vale a pena utilizar a estratégia de Retail Media, listamos as principais vantagens:
- Um portal ou site de varejo com audiência e autoridade na internet, terá alto volume de tráfego e engajamento dos usuários, inclusive em Apps. Magazine Luiza, Americanas, Submarino, Zoom, só para citar alguns, mostram bem o que queremos dizer;
- Exibição dos anúncios para o público certo que busca por um produto ou serviço específico;
- Experiência de jornada de compra aprimorada porque o usuário não precisa realizar pesquisas para encontrar seu produto;
- Criar campanhas personalizadas por categoria;
- Visibilidade de marca.
Como usar a mídia de varejo para alcançar seu público-alvo?
Essa estratégia pode ser muito diferente dependendo do tipo de produto que o varejista ou a marca vende.
Fatores como concorrência, margem de lucro e perfil dos clientes, são fundamentais para obter resultados que realmente aumentem as vendas.
Muitos vendedores, não sabendo disso, fazem seus anúncios pagos de qualquer jeito. Mas, querem que seus produtos vendam mais.
Depois, descartam essa alternativa porque não tiveram o resultado que desejavam.
É importante esclarecer que usar Retail Media requer, antes de tudo, conhecimento e técnica. Deve ser feito por quem entende do assunto.
Por isso, recomendamos que contrate um especialista em tráfego pago ou empresa de consultoria especializada em publicidade paga em redes de display.
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