Mercado Ads Academy: quem deve fazer o curso de Mercado Ads?

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Mercado Ads Academy é a plataforma de cursos gratuitos do Mercado Livre sobre publicidade digital 100% on-line que fornece conteúdos educativos sobre as soluções de publicidade do Mercado Livre. Ao concluir os módulos os alunos podem obter certificações que validem seus conhecimentos profissionais sobre branding, performance e mídia programmatic.

Neste artigo, vamos mostrar se vale a pena ou não fazer um curso sobre o Mercado Ads e para quem é indicado.

Por que fazer os cursos no Mercado Ads Academy?

Considerada a maior plataforma de Retail Media da América Latina, o Mercado Ads é a solução de publicidade do Mercado Livre que permite realizar campanhas de Branding, performance de anúncios e mídia programática.

Mas, assim como qualquer outra plataforma de publicidade, o Mercado Livre tem suas próprias regras e configurações para publicidade em sua rede.

Fazer os cursos disponíveis no Mercado Ads Academy, além de proporcionar conhecimento, permite aprender como explorar os recursos do Mercado Ads para impulsionar negócios ou aumentar o reconhecimento da marca (awareness).

O que você vai encontrar no Mercado Ads Academy?

Os cursos da Mercado Ads Academy estão divididos em três grandes blocos:

  • Brand Building
  • Performance (Product Ads)
  • Fundamentals (módulos introdutórios dos blocos de Brand Building e Performance)

Dentro de cada bloco, você encontrará módulos ou trilhas que variam em duração e nível de dificuldade com várias atividades para ajudar na aprendizagem. Em cada atividade, você encontrará vídeos, recursos interativos, perguntas de revisão e insights estratégicos.

Para melhor compreensão dos temas, vamos explicar em detalhes o que contém cada bloco temático.

Curso Fundamentals

Neste módulo existem as trilhas para os níveis introdutórios dos cursos de Brand Building e Product Ads.

  • Introdução a Mercado Ads;
  • O que é e como funciona Product Ads;
  • Porque fazer uma estratégia de Branding no Mercado Livre;
  • Explore as soluções do Mercado Ads.

Curso Product Ads Mercado Livre
Aqui estão as trilhas para aprender mais a fundo sobre campanhas de Product Ads que é solução para impulsionar as vendas melhorando a exposição dos produtos nos resultados de busca do Mercado Livre. Por isso, é chamada de campanhas de performance.

Quem já utiliza essa ferramenta sabe bem o poder que os anúncios patrocinados no Mercado Livre têm.

Neste módulo existem as trilhas:

  • O que é e como funciona Product Ads;
  • Planeje suas campanhas;
  • Crie e configure suas campanhas de Product Ads;
  • Analisar as métricas de Product Ads;
  • Otimize os resultados das suas campanhas;
  • Como Product Ads prioriza os anúncios;
  • Catálogo em Product Ads;

Ao final desse módulo é que se tem a Certificação em Performance Product Ads.

Curso Brand Building
Este módulo prepara o aluno para criar campanhas de Branding para posicionar a marca na mente do consumidor (awareness).

  • Introdução a Mercado Ads;
  • Porque fazer uma estratégia de Branding no Mercado Livre;
  • Explore as soluções do Mercado Ads;
  • Avalie as métricas das suas campanhas;

Para quem concluir o módulo, a Certificação em Brand Building estará disponível para atestar os conhecimentos adquiridos.

Curso de Display Ads Programmatic
Este é o módulo para aprender a Projetar campanhas e otimizar compra de espaços publicitários do Mercado Livre de maneira automática em uma única plataforma.

As trilhas são:

  • Compra programática de espaços publicitários;
  • Display Ads, a solução de Display do Mercado Livre;
  • Atribuição, Relatórios e Otimização de campanhas em Displays Ads.

Assim como nos demais módulos, ao final existe a certificação em Display Ads Programmatic.

Por que fazer um curso de Product Ads?

Existe dois motivos principais para fazer este curso:

  1. obter o máximo de performance nos anúncios patrocinados dentro do Mercado Livre.
  2. atuar como consultoria certificada no Mercado Livre para gestão de campanhas em Product Ads.

Veja que em qualquer um desses motivos, é importante entender como a plataforma funciona e quais são as suas principais características, desde a criação de anúncios, análise de métricas e configuração das campanhas.

Por que muitas pessoas fracassam no Product Ads?

Certamente porque não adquiriram o conhecimento necessário para fazer o certo.

Muitos vendedores criam suas campanhas sem saber o que estão fazendo. Seguem a intuição ou copiam algo do YouTube, mas não sabem o motivo de estarem fazendo o que viram.

Aí, se perguntam: – Por que não tenho resultados com o Procut Ads? – Por que meus concorrentes estão vendendo mais do que eu? – Por que meus anúncios não estão gerando vendas? E por aí vai…

Esse é um dos motivos pelos quais o Mercado Livre criou a plataforma com cursos sobre Mercado Ads. Para os vendedores não fracassarem nos anúncios patrocinados e conseguirem criar as campanhas do modo certo.

Quem deve fazer o curso de Product Ads Mercado Livre?

Vendedores com equipe de Marketing, gestores de Marketplace e até aqueles que operam sozinhos, devem fazer o curso para ampliarem seus conhecimentos profissionais para fazerem valer a pena o Mercado Ads.

Podemos dizer que o curso deve ser feito se o vendedor se perguntar:

  1. Por que estou perdendo dinheiro com anúncios?
  2. Por que ninguém está vendo meus anúncios?
  3. Por que minhas vendas não aumentam com anúncios patrocinados?

Portanto, de maneira direta, o curso de Product Ads deve ser feito por quem quer aumentar as vendas no Mercado Livre sem gastar dinheiro à toa.

Entretanto, isso não é regra. Existem contas que já utilizam os anúncios patrocinados, mas querem melhorar o desempenho. Nesse caso, é interessante que também façam o curso para aprender como isso pode ser feito.

Por que fazer o Curso de Branding no Mercado Ads Academy?

Nesse curso, aprende-se porque o Mercado Livre é um meio efetivo para campanhas de branding. Uma boa estratégia de gerenciamento de marca é fundamental para toda empresa. Mas o primeiro passo é saber como o branding pode transformar o negócio num grande sucesso.

Branding é a estratégia que as empresas usam para reforçar a identidade da marca. São ações para marcar o inconsciente do consumidor, fazendo que a marca seja lembrada no momento de decisão de compra.

E qual a maior audiência de compra da América Latina? O Mercado Livre!

Por isso, é importante que empresas e grandes marcas saibam como aplicar o branding no Mercado Livre ao seu negócio, pois ele é um dos aspectos mais importantes da estratégia de marketing dentro da plataforma. Quer saber como fazer isso na prática? Fazendo o curso no Mercado Livre Academy.

Só assim poderá entender que o Brand Building possibilita desenhar campanhas de branding que aumentam o alcance e o tráfego da marca, posicionando-a na mente dos consumidores.

Curso Mercado Ads sobre mídia Programmatic.

Por fim, chegamos ao módulo que não se destina aos vendedores dentro da plataforma e sim, às grandes marcas.

Elas podem aprender sobre como funciona o Audience Deals (Programmatic), uma solução programática nativa do Mercado Livre que ajuda as marcas criarem campanhas automatizadas para alcançar o público certo fora do Mercado Livre.

As marcas que já estão familiarizadas com os conceitos de ADTECH (tecnologia de publicidade) e já usam ferramentas para comprar, gerenciar e analisar a publicidade digital, vão gostar muito deste curso.

Quais as vantagens de fazer os cursos do Mercado Livre Ads Academy?

Para vendedores, fazer o curso de Mercado Ads, principalmente o módulo Product Ads, ajuda a obter mais vendas e melhorar o seu desempenho na plataforma.

A principal vantagem é deixar de gastar seu investimento com campanhas que não vendem nada.

Para grande marcas o Curso de mercado Ads no módulo de Display Ads Programmatic, vai mostrar como elas podem aproveitar as diferentes soluções do Mercado Ads e a massiva audiência do Mercado Livre.

Vi alguns influencers que vendem o curso de Mercado Livre As na internet. Vale a pena fazer um curso pago?

Bom, essa é uma questão delicada. Existem pessoas sérias que realmente entendem do assunto e podem contribuir com sua experiência, mas também existem os “gurus do Mercado Livre” que só querem o seu dinheiro.

Antes de comprar qualquer curso de Product Ads de alguém que você segue nas redes sociais ou que viu em algum canal do Youtube, procure saber quem ela é. 

Veja se realmente ela é certificada pelo Mercado Livre, se já opera e, principalmente, se tem resultados que comprovem sua experiência em Product Ads.

Hoje em dia é muito fácil encontrar materiais na internet sobre o assunto, ler dois ou três parágrafos e dizer que é um especialista. Não caia nessa!

Recomendamos que faça o curso gratuito do Mercado Livre antes de pagar para alguém que prometeu fazer sua conta vender mais. Dessa forma, você terá uma boa base para avaliar se esse “guru” realmente pode te dar dicas relevantes.

Lembre-se a plataforma educacional do Mercado Livre é o Mercado Ads Academy.

Mas, eu já fiz o curso de Product Ads e minhas vendas não melhoram. Meus custos com ACOS subiram!

Infelizmente, você não está sozinho nessa. Isso é recorrente, mesmo para quem já é experiente na plataforma, possui Loja Oficial ou conta Platinum.

Não temos aqui como avaliar porque isso acontece. Porém, quando isso ocorre, é sinal que talvez chegou a hora de procurar uma consultoria especializada e certificada em Mercado Ads.

A Conecta Ads tem exemplos de clientes que operam por conta própria e não conseguem ter a performance desejada. Depois que assumimos a gestão dos anúncios de Product Ads, as vendas subiram mais de 40% com o mesmo investimento.

Também temos contas que reduziram o ACOS e outras que o cliente decidiu aumentar o investimento porque as vendas dobraram.

Essa é a diferença quando se tem um especialista certificado cuidando dos seus anúncios patrocinados no Mercado Livre.

Quer conquistar resultados como estes? Então, nos chame pelo chat ou preencha nosso formulário de contato que entramos em contato com você. Deixa que cuidamos disso pra você!

Chegou a hora de tomar uma atitude!

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