Shopee Ads: o que é? Como funciona? Confira nosso Guia completo.  

Shopee Ads_ como funciona
Compartilhe Este Post

O Shopee Ads é uma ferramenta poderosa para aumentar suas vendas na plataforma. Se você é um vendedor que deseja aumentar a visibilidade de seus produtos, gerar tráfego qualificado e, consequentemente, melhorar seu desempenho de vendas, não pode deixar de ver esse Guia Completo.

Com as mudanças no mercado de publicidade digital, a nova era do Marketing obriga que os vendedores online utilizem todas ferramentas disponíveis para aumentarem suas vendas.

Neste artigo, vamos explicar detalhadamente o que é e como funciona o Shopee Ads para você montar uma estratégia de vendas assertiva na plataforma e melhorar o desempenho de seus anúncios.

Pronto para começar?

O que é Shopee Ads?

Em resumo, é uma plataforma de publicidade paga dentro da Shoppe para os vendedores criarem seus anúncios patrocinados. Isso significa que seus anúncios terão maior visibilidade e aparecerão para os usuários com maior potencial de conversão em vendas.

Se você é um vendedor na Shopee, certamente um de seus objetivos deve ser encontrar maneiras de aumentar suas vendas. Acertamos?

Uma das soluções para isso é a Shopee Ads. Essa ferramenta de publicidade pode ajudá-lo a alcançar um público-alvo maior e gerar tráfego qualificado para seus produtos.

Mas como funciona a Shopee Ads na prática? 

Tudo começa com a criação de uma campanha de anúncios. Você pode escolher o tipo de anúncio que deseja veicular, definir seu orçamento e segmentar seu público-alvo de maneira eficaz. 

Com a Shopee Ads, você pode usar palavras-chave relevantes para seus produtos, definir lances competitivos e monitorar o desempenho de suas campanhas para ajustá-las conforme necessário.

Tipos de anúncios patrocinados na Shopee

A Shopee Ads oferece cinco tipos de anúncios patrocinados para os vendedores na plataforma: Anúncios de Busca de Produtos, Anúncios de Busca da Loja, Anúncios de Descoberta, Anúncios Combinados e Anúncios de Display.

Veja em detalhes como eles funcionam:

Anúncios de Busca de Produtos

São os anúncios que aparecem na página de resultados de busca quando os compradores usam palavras-chave nas pesquisas que correspondem aos seus anúncios.

Este tipo de anúncio patrocinado exibe seus produtos em posições de destaque e relevantes.  Dessa forma, quando os compradores usarem na pesquisa as palavras-chave que você definiu, o resultado é maior exposição do anúncio

Dica: nos anúncios de busca de produtos escolha os produtos “Mais Vendidos”, ou “Mais Buscados” para anunciar, pois têm altas taxas de vendas e conversão.

Onde os anúncios de Shopee Ads aparecem dentro da plataforma?

Quando o comprador está no celular, os anúncios de Shopee Ads aparecem nos 2 primeiros resultados da página de busca. Depois disso, é exibido 1 anúncio de ADs a cada 4 anúncios orgânicos.

Agora, se a pesquisa for no computador, a plataforma vai  mostrar os 5 primeiros e 5 últimos anúncios por página de resultados de busca.

anúncios shopee ads por página de resultados de busca

Use os anúncios de Busca de produtos na Shopee Ads para:

  • Colocar produto nas primeiras posições da página de resultados de pesquisa;
  • Alcançar compradores que usam nas pesquisas palavras-chave relevantes para o seu produto;
  • Ter controle total das campanhas, definir seu orçamento e quanto você paga por clique.

Anúncios de Busca da Loja

Este é o tipo de anúncio da Shopee Ads para obter maior exposição de marca (estratégia de branding), mais visualizações e tráfego para sua loja oficial.

Ele fica no topo dos resultados das buscas quando o comprador usa as palavras-chave que você configurou no seu anúncio. 

anúncios de busca da loja na shopee

Os Anúncios de Busca da Loja contam com a opção de personalizar a imagem e o slogan do seu anúncio, além de apresentar o nome e voucher da sua loja. 

Além disso, o Anúncio de Busca da Loja mostrará os 3 produtos mais relevantes para os termos de pesquisa dos compradores. Inclusive apresentará um dos cupons (voucher) para os quais ele é elegível.

Caso sua loja não tenha um voucher aplicável, os Anúncios de Busca da Loja exibirão os 4 produtos mais relevantes. 

Confira algumas vantagens do Anúncio de Busca da Loja na Shopee Ads:

  • Localização privilegiada, no topo das pesquisas;
  • Aumenta a exposição da sua loja e produtos;
  • Amplia o reconhecimento da sua marca;
  • Conquista de seguidores.

Quem pode usar os Anúncios de Busca da Loja no Shoppe Ads?

Conforme a própria plataforma, os Anúncios de Busca da Loja estão disponíveis de forma automática para vendedores com bom histórico de vendas e avaliações de pedidos que forem selecionados pela Shopee.

Anúncios de Descoberta

Assim como em outros marketplaces, a Shopee tem “call to actions” (chamadas para ação) em sua página inicial e na página de produtos. Os anúncios de descoberta são estes que aparecem em locais onde a Shopee recomenda produtos ao comprador.

Porém, isso não é de qualquer jeito! Além das palavras-chave usadas nas buscas, a Shopee utiliza seus dados primários (first-party) para escolher potenciais compradores conforme seu perfil.

Como resultado, permite que os anúncios apareçam para as pessoas mais relevantes.

Onde aparecem os anúncios de descoberta da Shopee Ads?

  • Descobertas do Dia na página inicial e nos jogos da Shopee (Shopee Candy);
  • Sessão “Você Também Pode Gostar” na página de detalhes do produto, carrinho de compras e na página de confirmação de pedido.
anúncios de descoberta da Shopee Ads

Quando usar os anúncios de descoberta da Shopee Ads?

A recomendação para usar este tipo de anúncio pago é:

  1. Aumentar as vendas: escolhendo produtos com alto potencial de vendas, mais vendidos ou com promoções contínuas.
  2. Obter maior lucro: indicado para os produtos mais vendidos, especialmente aqueles com alta margem de lucro.
  3. Ter exposição e visibilidade em novos produtos: para aumentar sua exposição e testar seu potencial de mercado quando cadastra produtos novos.

Anúncios Combinados

Mesmo os anúncios combinados ainda estarem no modo beta e disponíveis apenas para vendedores selecionados, vamos apresentá-los aqui.

Uma vez que todos os vendedores tiverem acesso, será possível de forma simultânea: aumentar a exposição de seus produtos em várias áreas de tráfego intenso e deixar a Shopee ADs otimizar automaticamente seus anúncios para maximizar as vendas.

Só para esclarecer este último ponto, nos Anúncios Combinados a Shopee configura automaticamente os anúncios de busca de produtos e anúncios de descoberta e os otimiza para você.

Para quem é indicado os Anúncio Combinados? 

Os anúncios combinados são uma solução de publicidade impulsionada para os vendedores que querem usar a plataforma da Shopee Ads de modo fácil e sem complicações. 

Por isso, ela foi desenvolvida para atender:

  • O vendedor novo que ainda não está familiarizado com a plataforma de ADs. Muitos que iniciam a criação de campanhas de anúncios patrocinados têm algum tipo de dificuldade na  configuração e otimização dos seus anúncios. Por isso acabam perdendo a oportunidade de maximizar as vendas e gerar um bom Retorno sobre Investimento em Ads (ROAS).
  • Um vendedor ocupado que não tem tempo para aprender a configurar e gerenciar seus anúncios.
  • Vendedor que já usa anúncios de pesquisa de produtos ou de descoberta, mas não sabe como distribuir seu orçamento entre eles.

Anúncios de Display

Os Anúncios de Display são um recurso disponível apenas para vendedores que possuem lojas oficiais. São os anúncios que aparecem no carrossel do banner da página inicial na parte superior. 

Anúncios de Display  na shopee

Este tipo de ação é indicado para suas campanhas de reconhecimento de marca e dar maior visibilidade em uma das áreas de maior tráfego da Shopee. Por esse motivo, pode-se reservar o número de impressões garantidas.

Contudo, deve-se ter atenção em alguns detalheS:

  • Os Anúncios de Display ainda estão no modo beta e, portanto, só estão disponíveis para vendedores selecionados de lojas oficiais
  • A Shopee decidirá qual espaço no carrossel será dado ao vendedor e  poderá alterar a localização do espaço durante a campanha.
  • O crédito do Shopee Ads não pode ser usado para pagar os Anúncios de Display.

Então, como é cobrança?

O cálculo do custo é com base no CPM (custo por mil impressões ou visualizações) no momento da reserva e no número de impressões de banner medidas durante sua campanha.

As faturas mensais dos custos de Anúncios de Displays, inclusive os impostos, vão por email. 

Bom, agora que você já conhece todos os tipos de anúncios disponíveis na plataforma da Shopee ads, vamos mostrar algumas informações importantes.

Como serei cobrado pelos anúncios patrocinados na Shopee Ads?

A cobrança só ocorre quando os compradores clicarem em seus anúncios. O custo será deduzido do saldo da recarga que você fez para as campanhas de Shopee Ads.

Além disso, há um sistema para proteger os vendedores. A ferramenta da Shopee Ads consegue detectar automaticamente cliques não válidos, como cliques repetidos do mesmo comprador ou cliques automatizados. Assim, o vendedor não paga por esses cliques.

Exceto nas campanhas de Display, como mencionamos anteriormente.

O que vai determinar a exposição do seu anúncio de Shopee Ads?

De fato vários vendedores anunciam suas lojas na Shopee Ads, sendo assim, seu anúncio concorre com outros para aparecer na parte superior da página de resultados de pesquisa. 

Por esse motivo, o que determina a exposição do seu anúncio é:

1. O lance: valor mais alto que você está disposto a pagar quando um comprador clicar no seu anúncio. Quanto maior for o lance, maior será a chance de seu anúncio aparecer.

Contudo, você não pagará exatamente esse valor porque o preço cobrado geralmente é menor do que o lance. 

A explicação disso ocorre pelo fato de o sistema de leilão de anúncios da Shopee calcular o valor mínimo necessário para exibir seu anúncio.

2. Qualidade do anúncio: é determinada por duas métricas, a taxa de cliques (CTR) e a taxa de conversão (CR) esperadas

  • CTR é a divisão do número de cliques no anúncio pelo número de vezes que ele aparece aos compradores. 
  • CR mede o número de conversão de vendas para o produto anunciado dividido pelo número de cliques no anúncio pago.

Por isso, o preço de lance ou qualidade de anúncio mais alto pode contribuir para conseguir uma melhor posição do anúncio, ou seja, vencer a concorrência.

3. Relevância do anúncio: ela é determinada pela qualidade do anúncio e pela relevância das palavras-chave que você escolheu. Quanto maior for essa relevância, maior será a probabilidade de seu anúncio estar no topo.

Para finalizar

A Shopee Ads é uma ferramenta poderosa para ajudar os vendedores a alcançarem seus objetivos de vendas na plataforma Shopee. 

Estamos certos que com as informações apresentadas neste artigo, você poderá criar campanhas de anúncios eficazes, que geram tráfego qualificado e que aumentem suas vendas. 

Comece hoje mesmo a utilizar o Shopee Ads e impulsione seu negócio na plataforma.

Acompanhe nosso Blog e nossas redes sociais para ficar por dentro de dicas e informações relevantes sobre anúncios patrocinados nos principais marketplaces.

Parte deste conteúdo segue as informações oficiais do site: https://ads.shopee.com.br/learn/faq/115/1335

Chegou a hora de tomar uma atitude!

Digite seu email para receber atualizações do blog e aprender mais sobre o Mercado Ads!