Branding no Mercado Livre: dá pra fazer? Como funciona? Confira nosso Guia Completo.

Porque fazer uma estratégia de Branding no Mercado Livre
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Muitos gestores de grandes marcas enxergam os Marketplaces somente como canais exclusivamente para venda final. Por isso, não criam ações para aproveitarem as oportunidades ao longo da jornada do comprador. Porém, quando o assunto é Mercado Livre, fazer Branding pode ser uma estratégia vencedora.

E por que estamos dizendo isso? Pelo fato de os números mostrarem que esse tipo de ação tem altos retornos.

Olha só!

As marcas que fizeram Branding no Mercado Livre cresceram em média 12% na lembrança dos consumidores. Além disso, em comparação com outros meios de publicidade on-line, este tipo de ação foi 224% mais efetiva para gerar Awareness.

marcas que fizeram Branding no Mercado Livre cresceram em média 12%

Números assim mostram o quanto as grandes marcas podem adotar ações de Branding no Mercado Livre para impactar seu público-alvo de maneiras diferentes. Não somente com preço!

Por isso, no artigo de hoje, nosso CEO e especialista em Mercado Livre, Joel Cunha, vai falar um pouco mais sobre campanhas de Branding no Mercado Livre.

Vamos conferir?

Preço não é tudo nas vendas on-line!

Se uma marca vende no Mercado Livre e só aposta em preço baixo, ela deixa de lado o fato de que o consumidor é influenciado de diversas maneiras na hora de decidir a compra.

O preço é uma componente importante, isso é verdade. Porém, não é o único fator.

Quando estamos procurando por um produto para comprar, temos o hábito de pesquisar sobre ele.

Perguntamos a opinião de pessoas próximas, olhamos fóruns e avaliações, procuramos no Google e fazemos comparações para tomarmos a melhor decisão possível.

E no final de tudo onde chegamos? Na marca!

Quem nasceu nos anos 80 vai lembrar muito bem do meme da época sobre a CCE: Começou Comprando Errado ou Conserta, Conserta e Estraga.

CCE anos 80

A cada dia que passa a estratégia de branding é mais relevante para o sucesso das vendas on-line. Não se trata apenas de praticar preços competitivos e oferecer qualidade (isso não é mais diferencial para os consumidores). 

Eles querem honestidade, valores inclusivos, serviços de atendimento ao cliente, embalagens atraentes (unboxing experience) e, acima de tudo, uma experiência marcante com a marca. 

Portanto, só fazer propaganda de produto no marketing digital não é suficiente para ter sucesso. As marcas precisam gerar valor.

Isso significa entender os desejos dos consumidores e conectar seu produto ou serviço às experiências deles. É aqui que se aplica a estratégia de branding para impulsionar as vendas.

Qual o objetivo do Branding?

Fazer a marca ser desejada e bem valorizada no imaginário dos consumidores e do público em geral.

Por isso, o branding é importante para todas as empresas, vendendo ou não na internet. Além disso, permite às marcas mostrarem aos seus potenciais clientes quem elas realmente são, o que representam e quais seus valores.

Por que adotar uma estratégia de branding?

O branding é a construção de marca. Isso é importante para para uma empresa que pensa em conquistar participação de mercado (market share). 

Porém, muitas empresas ainda dão mais atenção para campanhas que valorizam os atributos do produto. Deixam de lado os valores que os consumidores também consideram importantes em sua compra.

Veja como isso funciona na prática:

Quais marcas vem à sua mente para refrigerantes, tênis e sabão em pó?

Quais marcas vem à sua mente para refrigerantes, tênis e sabão em pó? 

Pensou em Coca-Cola, Nike e Omo?

Calma, não somos videntes! Estas são as marcas Top of Top da 32ª edição do Prêmio Folha Top of Mind, que destaca as marcas mais lembradas pelos brasileiros.

Viu o poder da estratégia de branding?

Bom, depois dessa explanação sobre o quão importante é realizar ações de Branding, vamos ao tema central deste artigo.

Por que o Mercado Livre é bom para uma estratégia de branding?

Um dos diferenciais do Mercado Livre é a sua enorme audiência com mentalidade de compra. Sendo assim, as marcas estão muito mais próximas do usuário que está disposto a comprar.

Fazer branding no Mercado Livre é um meio com alcance massivo e tem altos níveis de tráfego. 

Mais uma vez vamos recorrer aos números para mostrar a oportunidade que existe para uma estratégia de branding no Mercado Livre.

7 de cada 10 campanhas aumentam significativamente o Awareness de marca.

Os estudos de Brand Lift do Mercado Livre mostram que 7 de cada 10 campanhas de Branding apresentaram aumentos significativos nas métricas associadas ao Awareness de marca: top of mind, unaided (lembrança espontânea) e aided (lembrança guiada).

4 de cada 10 campanhas aumentaram significativamente a lembrança publicitária da marca (ad recall).

Isso ocorre quando os usuários são perguntados se eles lembram ter visto recentemente um anúncio na plataforma.

Além disso, o Mercado Livre ajudou a incrementar a lembrança das campanhas publicitárias em 13%. Isto significa que através das soluções de branding marketing, é possível sim aumentar a visibilidade das marcas.

E não para por aí (rs)!

O Mercado Livre é 2x mais efetivo em audiências jovens, pois 45% da sua audiência é de usuários millennials (também conhecidos como geração Y, são as pessoas nascidas entre 1981 a 1995). 

Um público muito mais engajado e que gera mais mídia espontânea (Online ad awareness) nas redes sociais.

campanhas de awareness no mercado livre

Oportunidades de Branding por trás das pesquisas de produtos.

Em uma palestra recente que participamos, o próprio Mercado Livre informou que 85% das buscas em sua plataforma ocorrem só com um termo. Por exemplo: smart tv, calça, camisa, e por aí vai.

Os usuários não utilizam a marca nas primeiras pesquisas (unbranding). Somente depois que filtram os atributos do seu interesse, chegam em duas ou três opções de marcas.

“O que você faria nessa hora?

Dependendo do produto, eu iria para o Google ver qual marca tem melhor garantia, atendimento, reclamações e as avaliações de outros clientes.

Quem sabe, depois que voltar para a plataforma, posso ser impactado por uma campanha de Branding?”

Tá, já entendi que dá pra fazer branding no Mercado Livre, que isso é importante para as marcas e que existe uma boa oportunidade nessa área.

Como faço isso?

Soluções de Branding no Mercado Livre.

A plataforma do Mercado Livre possui soluções para grandes marcas conseguirem impactar os potenciais compradores em diversas fases da jornada de compras.

O Mercado Ads oferece quatro tipos de soluções de publicidade:

  1. Trade MKT (solução de branding);
  2. Audience Display Native (solução de brandformance);
  3. Desempenho;
  4. Audience Deals (solução de programática).

Veja os exemplos reais destas soluções:

Trade MKT: Obtenha alto impacto e visibilidade.

Trade MKT é uma solução de branding do Mercado Ads que permite gerar alto impacto e visibilidade para uma marca, disponibilizando-a para milhões de compradores.

Por que usar Trade MKT para suas campanhas de branding no Mercado Livre?

  • Obtenha visibilidade e um alto impacto para todos os consumidores que visitam o site do Mercado Livre.
  • Posicionar e fortalecer sua marca e/ou produtos.
  • Levar o consumidor exclusivamente aos seus produtos.
  • Promova o lançamento de um filme/seriado, merchandising ou produtos específicos (como veículos).
  • Destacar os benefícios de novos produtos da mesma linha.
  • Gerar leads com um formulário.

Confira como em quais localizações do Mercado Livre podem aparecer os formatos de Trade MKT.

Desktop

formatos de Trade MKT desktop

Mobile

formatos de Trade MKT mobile

Mobile e desktop

formatos de Trade MKT integrados mobile e desktop

Audience Display Native: Encontre a audiência correta.

Audience Display Native é uma solução de brandformance do Mercado Ads que permite às marcas encontrarem sua audiência e impactá-la em diferentes formatos ao longo da jornada de compra. 

Em outras palavras, esta solução ajuda a definir o perfil e a segmentar a audiência para melhorar o alcance e a eficácia das campanhas.

Os formatos de Audience Display Native são formatos billboard em diferentes localizações do Mercado Livre segmentados em função de sua audiência e categorias.

Mobile

formatos de Audience Display mobile

Desktop

formatos de Audience Display desktop

Performance: Aumente a visibilidade e as vendas de seus produtos .

Performance é a solução do Product Ads que permite maximizar a visibilidade e potencializar a venda dos produtos.

Em outras palavras, a Performance converte suas publicações em anúncios patrocinados dentro do Mercado Livre. Desta forma, você pode aumentar a exposição de seus produtos em posições estratégicas nos resultados de busca e páginas de produto.

As métricas que medem a eficácia das campanhas de Performance são o ACOS (custo de vendas de publicidade, anteriormente conhecido como investimento/receitas), CTR (taxa de cliques) e cliques.

Os anúncios nativos de Performance aparecem:

anúncios nativos de Performance no mercado livre
anúncios nativos de Performance na página de produtos do mercado livre

Audience Deals: Crie campanhas de sucesso fora do Mercado Livre.

Quando se quer criar campanhas de sucesso com audiências qualificadas fora do Mercado Livre a Audience Deals é a solução ideal de programática (programmatic).

Assim como na Audience Display Native, os consultores do Mercado Livre ajudam a definir o perfil e identificar a audiência precisa usando first party (dados proprietários do Mercado Livre) sobre como os usuários compram e quais são seus interesses.

Aqui vale destacar que o Mercado Livre cumpre as normas relativas à proteção de dados pessoais (LGPD) e ao tracking de usuários no ecossistema digital. Ou seja, utiliza os dados dos usuários de forma segura, protegendo sua privacidade.

Após criar uma audiência personalizada, é possível alcançá-la em inventários seguros para sua marca, em sites externos ao Mercado Livre.

Quais são os diferenciais de Audience Deals?

  1. Precisão: para criar audiências qualificadas com mindset de compra;
  2. Alcance: chegar a milhões de compradores do Mercado Livre fora da plataforma;
  3. Interesse: campanhas relevantes, com formatos inovadores de vídeo e display.

Viu só como cada tipo de solução vai ajudar a marca a chegar com a mensagem correta no momento preciso da jornada de compra dos usuários (descoberta, consideração, compra)?

Veja que algumas soluções são específicas para objetivos de branding, enquanto outras são para objetivos de performance. Em outros casos, você pode usá-la para objetivos de brandformance.

O Mercado Livre ainda tem outras duas soluções de Branding que são: Audience Targeting (segmentação automática) e Ads no Mercado Pago.

Quer saber mais sobre eles? Fique ligado no nosso Blog ou em nossas redes sociais! Em breve publicaremos um conteúdo exclusivo sobre eles.

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