Quais produtos devo adicionar em minhas campanhas de Product Ads?

Saber escolher os produtos que devem entrar em campanhas de anúncios patrocinados no Mercado Livre é o segredo para não desperdiçar dinheiro e tempo com publicidade na plataforma. Você sabia que nem todos os produtos devem ser patrocinados?

Quais produtos anunciar com Product Ads
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Fazer anúncios patrocinados de produtos errados é um desastre tão grande que pode quebrar um negócio online. Infelizmente, muitos vendedores e vendedoras no Mercado Livre, mesmo com experiência, perdem dinheiro ou deixam escapar oportunidades valiosas de vendas por não saberem quais produtos anunciar com Product Ads. 

Existem algumas armadilhas que drenam o orçamento de publicidade e limitam o potencial de vendas. Por isso, deve-se tomar muito cuidado ao escolher os produtos para campanhas de anúncios patrocinados.

Hoje, nossa equipe de especialistas vai apresentar algumas recomendações sobre quais produtos selecionar e por quê. Nosso objetivo é te ajudar a transformar suas campanhas de Product Ads em verdadeiras máquinas de vendas e conseguir o melhor retorno sobre os investimentos em publicidade no Mercado Livre.

Preparado(a) para ver o conteúdo especial de hoje?

Passo a passo para escolher quais produtos anunciar com Product Ads.

Existe produto errado para patrocinar no Mercado Livre? Infelizmente, sim. Nem todos os produtos devem ser patrocinados em campanhas de Product Ads. 

A escolha dos produtos para suas campanhas de Ads no Mercado Livre deve ser estratégica e considerar alguns fatores importantes. Não há uma resposta única que sirva para todos, pois a seleção ideal depende dos objetivos de negócio, do seu catálogo e do contexto do mercado.

Mesmo assim, nossos analistas elaboraram um passo a passo que vai te ajudar nessa tarefa. Aqui estão os principais pontos a considerar ao decidir quais produtos fazer publicidade com Product Ads:

1. Priorize produtos com qualidade validada

Crie campanhas de anúncios patrocinados no Mercado Livre apenas para itens com boa qualidade, que possuem boas avaliações, com poucas reclamações, devoluções ou cancelamentos. Produtos problemáticos desperdiçam dinheiro trazendo cliques que não convertem vendas.

Considere o seguinte ponto: o Product Ads vai aumentar a visibilidade e trazer visitas para um produto ruim. Quando o consumidor entra no anúncio e vê as avaliações, desiste da compra. 

No entanto, você já pagou pelo clique. Mas, como não há boa taxa de conversão, o sistema de leilão do Product Ads aumenta o custo do clique em seu anúncio (CPC) para conseguir manter as impressões.

Ou seja, além de não vender, fica mais caro atrair visitas.

2. Anúncio com bom desempenho orgânico

Anúncios que já vendem bem organicamente tendem a ter bom desempenho quando adicionados aos anúncios patrocinados. São os mais indicados para entrar nas campanhas de Product Ads. 

Mas você pode se perguntar: Por que eu faria campanhas patrocinadas de um anúncio que vai bem nas vendas orgânicas?

Para ter mais visibilidade ainda e dominar as vendas no Mercado Livre! Produtos que já vendem bem são excelentes porque possuem histórico de vendas, já possuem taxa de conversão e possibilitam trabalhar um custo mais baixo de clique.

E se um anúncio de boa qualidade tem baixo desempenho?

Neste caso, vale conferir se ele já tem algumas vendas feitas e só precisa daquele empurrão para ganhar visibilidade. Se sim, adicionar este produto aos anúncios de Product Ads com a estratégia de visibilidade vai ajudar a aumentar as vendas, inclusive orgânicas.

3. Produtos com estoque controlado

Prefira anunciar produtos que não têm problemas de ruptura de estoque. Se você fizer campanhas patrocinadas de anúncios onde o produto sofre muita oscilação de estoque, vai perder visibilidade e pagar mais caro para superar o concorrente no leilão.

O algoritmo do Mercado Ads prioriza a experiência do consumidor, logo, não vai mostrar um anúncio com estoque baixo ou que tem probabilidade de faltar após a compra. Portanto, certifique-se de ter estoque suficiente para atender à demanda que os anúncios trarão ao ganhar mais visibilidade.

4. Qualidade do anúncio

Certifique-se de que o anúncio do produto escolhido esteja otimizado com títulos claros e relevantes, fotos de qualidade, ficha técnica completa e descrições persuasivas. 

Um produto excelente pode ter seu potencial de conversão prejudicado por uma listagem ruim, resultando em cliques que não evoluem para venda. A qualidade do anúncio amplifica a eficácia da publicidade em um marketplace

5. Produtos sem histórico de venda

Anúncios novos precisam de visibilidade para gerar as primeiras vendas. Como resultado, o ACOS inicial será potencialmente mais alto no começo. Por isso, eles não podem estar em campanhas que possuem produtos com objetivos diferentes, como rentabilidade ou manutenção do posicionamento nos resultados de buscas. 

À medida que o anúncio ganha tração e aumenta o volume de vendas, o ACOS objetivo pode ser otimizado para trazer maior retorno.

Este é um ponto que vejo muitos vendedores e vendedoras errarem ao criar suas campanhas sozinhos. Muitas vezes colocam produtos com objetivos diferentes em uma mesma campanha. Isso é ruim. Eleva o ACOS da campanha e aumenta o custo por clique.” (Joel Cunha, CEO da Conecta Ads) 

6. Analise a margem de lucro

Anunciar produtos lucrativos e que já vendem bem tende a gerar um ACOS mais saudável. É importante ter margem de lucro que permita cobrir o custo da publicidade, as taxas de comissão do Mercado Livre e ainda deixar algum dinheiro na conta.

Produtos com margens apertadas são mais arriscados para publicidade. Isso não significa que você não pode fazer anúncios patrocinados deles, mas deve ter mais atenção. Mesmo se conseguir um ACOS baixo, a margem pode não cobrir os custos totais da venda.

Organize os produtos certos nas campanhas de anúncios patrocinados no Mercado Livre?

Agora que você já sabe quais produtos têm o maior potencial para suas campanhas de Product Ads, o próximo passo é organizá-las estrategicamente no painel de publicidade do Mercado Livre. 

Simplesmente “jogar” todos os produtos selecionados em uma única campanha, com um orçamento genérico, vai limitar seus resultados e dificultar a otimização.

Uma estruturação inteligente das suas campanhas, baseada no passo a passo que você acabou de ver, permite um controle muito mais preciso e eficiente do seu investimento. Considere agrupar seus produtos de acordo com:

  • Objetivos Estratégicos: Crie campanhas separadas para produtos com diferentes metas (por exemplo, uma campanha para “Lançamentos – Foco em Visibilidade”, outra para “Best-sellers – Foco em Rentabilidade”, e outra para “Produtos em Crescimento – Equilíbrio”). Isso permite definir orçamentos e estratégias de ACOS (Custo de Publicidade sobre Vendas) específicos para cada objetivo.
  • Categorias ou Características Similares: Agrupar produtos semelhantes (como “Eletrônicos – Fones de Ouvido” ou “Moda – Camisetas Masculinas”) facilita a gestão e análise. Você poderá entender o desempenho da publicidade para aquele tipo específico de produto.

Organizar suas campanhas dessa forma facilita não só o monitoramento das métricas de cada grupo de produtos, mas também permite alocar seu orçamento de maneira mais inteligente, direcionando mais verba para as campanhas que geram maior retorno de acordo com seus objetivos.

Cuidado com as campanhas que adicionam os produtos no modo automático!

O painel administrador de publicidade do Mercado Livre possui um modo automático de gerenciamento de anúncios. Ele adiciona os anúncios automaticamente em uma única campanha, em um único orçamento.

Apesar de ser uma alternativa para facilitar e economizar tempo do vendedor na criação das campanhas de Product Ads, o modo automático não considera os objetivos estratégicos de vendas dos diferentes produtos adicionados.

Não permite um controle preciso sobre as campanhas, do orçamento e do ACOS objetivo.

As campanhas devem ser criadas com os produtos certos e com os objetivos estratégicos adequados para que os anúncios patrocinados sejam eficientes e rentáveis. Dessa forma, o orçamento das campanhas não será desperdiçado com cliques que não convertem em vendas.

Para finalizar, é importante lembrar: o Product Ads é uma ferramenta de visibilidade e exposição. Ele traz o comprador até você, mas a conversão depende da qualidade do produto e da estratégia de seleção que você utilizou. Escolher o produto inadequado para anunciar é um dos caminhos mais curtos para gastar seu orçamento com cliques que não vendem.

Você não consegue fazer seus anúncios patrocinados venderem? Está sem tempo para gerenciar suas campanhas e criar as estratégias certas? Não sabe quais produtos colocar nas campanhas?

Então você precisa da Conecta Ads! Somos uma assessoria com certificação Platinum e parceira oficial do Mercado Ads para criar, gerenciar e aumentar o desempenho das campanhas de anúncios patrocinados no Mercado Livre.

Tenha um especialista dedicado, cuidando de suas campanhas com experiência para maximizar vendas, manter a rentabilidade e controlar a eficiência dos custos.

Quero vender mais com a Conecta!

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