AdTech: o que é? Para que serve? Por que usar essa tecnologia?

AdTech_ o que é
Compartilhe Este Post:
Navegue pelo artigo:

AdTech, ou tecnologia de publicidade, refere-se ao software e às ferramentas que os anunciantes usam para comprar, gerenciar e analisar a publicidade digital. 

No mundo digital de hoje, em que a publicidade evoluiu além dos anúncios tradicionais, cada vez mais as empresas devem estar orientadas por dados.

Isso porque a segmentação de dados na publicidade digital permite que os anunciantes alcancem públicos específicos, veiculem e meçam suas campanhas digitais de maneira mais eficiente. Ou seja, na hora e no lugar certo.

E para uma abordagem mais tecnológica e orientada por dados é que entra a AdTech.

Por isso, nosso CEO e especialista em Retail Media, Joel Jonathan Cunha,  elaborou este GUIA COMPLETO que vai te ajudar a  desvendar o que é AdTech, como funciona, seus componentes chave, e por que é uma ferramenta essencial para os profissionais de marketing em publicidade digital.

Pronto para começar?

1. O que é AdTech?

AdTech é uma abreviação de “Advertising Technology”, refere-se ao conjunto de softwares e ferramentas que os anunciantes usam para planejar, entregar e analisar campanhas de publicidade digital

A AdTech permite que os anunciantes alcancem seu público-alvo, veiculem anúncios e mensurem o desempenho de suas campanhas de maneira eficiente e em tempo real.

Como surgiu a tecnologia de Ad Tech?

A Ad Tech surgiu da necessidade de tornar as campanhas de publicidade digital mais eficientes. 

Sobretudo com a rápida evolução do cenário digital onde muitos anunciantes começaram a buscar maneiras de otimizar suas campanhas digitais na web. 

Isso levou ao desenvolvimento e adoção de tecnologias de publicidade para campanhas rápidas, necessitando apenas de um aprofundamento na segmentação baseada no perfil de consumo e na jornada do usuário. 

A segmentação do público-alvo é feita através dos dados comportamentais dos usuários ativos.

2. Como Funciona a AdTech?

A AdTech funciona conectando anunciantes a publishers (os sites que hospedam anúncios) através de várias tecnologias e plataformas. 

Essas tecnologias permitem que os anunciantes comprem espaço publicitário, criem e otimizem anúncios, e acompanhem o desempenho de suas campanhas em tempo real.

Como Funciona a AdTech?

Dentre as estratégias para anunciar com uma AdTech, temos duas principais:

1- relação direta entre o anunciante e a entidade que vende o espaço, com definição de preço entre eles. Plataformas e sites como Uol Ads, Amazon Ads, Mercado Ads (Mercado Livre) e Globo Ads são bons exemplos disso.

2- uso de leilões de espaços virtuais para anunciantes, determinando o preço com base na demanda. Neste caso, os melhores exemplos são o Google Ads, Instagram, Facebook e YouTube.

Mais a frente vamos contextualizar melhor como os marketplaces Mercado Livre, Amazon e Shopee se encaixam nesse conceito de AdTech.

Bom, até aqui você já deve ter compreendido bem que a Ad Tech é uma tecnologia para auxiliar no gerenciamento de anúncios e mídia paga online. Desenvolvida para garantir maior retorno e gerar menos esforços dos profissionais de marketing com a ajuda da automação.

Contudo, para usar bem essa ferramenta e obter excelentes resultados, é importante conhecer os principais componentes desse conceito.

3. Componentes Chave da AdTech

A AdTech é composta por alguns componentes chave que todo profissional de marketing ou gestor deve saber.

Não se preocupe, vamos explicar em detalhes para você!

Publicidade Programática 

É a automação do processo de compra e venda de anúncios digitais. Utiliza algoritmos de automação do fluxo de trabalho e machine learning para veicular anúncios mais eficazes para os públicos-alvo.

Em março deste ano o Mercado Livre, por meio da sua unidade de negócios de publicidade Mercado Ads, anunciou o lançamento da nova solução de mídia programática, Display Ads Programmatic

A partir de agora, marcas e agências poderão comprar publicidade de maneira programática, impulsionada por segmentação baseada em first-party data e intenção real de compra.” (Fonte: Meio e Mensagem)

Com a novidade, marcas e anunciantes agora têm a autogestão de campanhas para criar, controlar, otimizar e elaborar relatórios.

Plataforma de Demanda (DSP) 

É o sistema que permite aos anunciantes comprar espaços publicitários de maneira automatizada. 

É aqui que se encaixam as plataformas de marketplaces com soluções de anúncios patrocinados como Mercado Ads, Amazon Ads, Shopee Ads, Magalu Ads e Americanas Ads. 

Todas podem ser consideradas como Plataformas de Demanda (DSPs) dentro do ecossistema AdTech.

Elas permitem que seus vendedores promovam seus produtos diretamente no site ou aplicativo onde os consumidores estão fazendo suas compras

Para isso, elas utilizam first-party data (dado primários de comportamento do usuário), como histórico de compras e pesquisas, para direcionar anúncios relevantes para os consumidores.

Portanto, essas plataformas de marketplace podem ser vistas como uma espécie de “DSP interna” para os vendedores. Visto que elas usam tecnologia AdTech para colocar esse anúncio em posições de destaque nas páginas de resultados de pesquisa e nas páginas de detalhes do produto.

Essas plataformas de AdTech proprietárias de marketplaces oferecem uma maneira eficaz para os vendedores alcançarem consumidores altamente engajados e prontos para comprar, tornando-as uma ferramenta valiosa para os vendedores desses marketplaces.

Plataforma de Fornecimento (SSP)

É uma ferramenta para publishers que automatiza a venda de impressões de anúncios digitais. 

As SSPs permitem que publishers, redes de anúncios e trocas de anúncios vendam impressões para um grupo maior de potenciais compradores.

Imagine que você é o proprietário de um site que atrai milhares de visitantes todos os meses, e você quer monetizar esse tráfego exibindo anúncios. 

Como seria gerenciar a venda de cada espaço publicitário disponível em seu site? Seria uma tarefa enorme, não é mesmo?

É aqui que entra uma Plataforma de Fornecimento (SSP). Para permitir que você, como proprietário do site (ou “publisher”), venda espaço publicitário em seu site de maneira automatizada. 

Você pode conectar seu site a uma SSP, que então disponibiliza seu espaço publicitário para anunciantes através de uma Plataforma de Demanda (DSP).

Balcão de Negociação de Agências (ATD)

É uma ferramenta ou conjunto de serviços relacionados ao planejamento de mídia e à compra de mídia que as agências de mídia oferecem.

O que você faria se fosse o diretor de marketing de uma grande empresa e quisesse lançar uma campanha publicitária digital em larga escala? 

Preferiria gerenciar a compra de anúncios em várias plataformas de publicidade ou ter uma empresa especializada nisso?

É aqui que entra um Balcão de Negociação de Agências (ATD) para garantir que seus anúncios sejam exibidos para o público certo sem que isso seja uma tarefa complexa e demorada para sua empresa.

Em suma, ATD é um serviço oferecido por uma agência de publicidade que utiliza tecnologia AdTech para comprar anúncios em nome de seus clientes. 

O ATD pode acessar várias DSPs e Plataformas de Fornecimento (SSPs) para comprar espaço publicitário em uma ampla gama de sites e aplicativos.

Servidor de Anúncios 

Veicula anúncios em um site ou aplicativo e gera relatórios sobre as métricas de desempenho desses anúncios.

Vamos retomar o exemplo da monetização de site com exibição de anúncios. Você não optou pela SSP, preferiu fazer parceria com vários anunciantes que forneceram anúncios para serem exibidos em seu site. 

Como gerenciar a exibição desses anúncios, garantir que sejam exibidos para o público certo e acompanhar o desempenho de cada um?

É aqui que entra um Servidor de Anúncios como plataforma que armazena anúncios e os entrega aos sites

Ele também rastreia o desempenho dos anúncios, incluindo quantas vezes cada anúncio foi exibido e quantos cliques cada anúncio recebeu.

4. Benefícios de Investir em AdTech

Investir em AdTech pode trazer vários benefícios para o seu negócio, incluindo:

  • Aumento do número de vendas: A otimização das campanhas online permite uma melhor comunicação com o público, aumentando as chances de convencimento sobre o valor de seus produtos ou serviços e, consequentemente, o faturamento.
  • Mais reconhecimento de marca: Campanhas mais assertivas e direcionadas geram maior reconhecimento para a marca, tornando a empresa mais conhecida e associada à resolução das necessidades dos usuários.
  • Monitoramento dos anúncios: O monitoramento dos anúncios permite que as empresas controlem melhor as ações e identifiquem com mais facilidade possíveis ajustes para as próximas estratégias.
  • Redução de custos: A automação e a possibilidade de anunciar em muitos espaços online reduzem os custos, pois permitem gerenciar os anúncios com mais precisão.

5. AdTech nos Marketplaces

A AdTech também desempenha um papel crucial nos marketplaces online, como Amazon, Mercado Livre e Shopee. 

Essas plataformas usam a AdTech para fornecer anúncios personalizados aos usuários, melhorando a experiência de compra e aumentando as vendas para os vendedores.

Um bom exemplo disso é a plataforma de Ads do Mercado Livre (Mercado Ads) que possui soluções proprietárias para veiculação de anúncios patrocinados em seu mecanismo de busca (Product ADS ou Pads) e mídia de Display, com Banners e espaços gráficos em lugares estratégicos nas páginas da plataforma.

Dessa forma, um vendedor do Mercado Livre pode criar campanhas de anúncios patrocinados para seus produtos.

Para isso, ele vai usar a ferramenta proprietária do Mercado Ads, Product Ads (Pads), escolher quais produtos promover, definir definir um orçamento, o nível de ACOS que está disposto a pagar e, a plataforma cuida do resto.

Os algoritmos vão determinar onde e quando exibir os anúncios do vendedor para maximizar a visibilidade e as vendas.

Isso é semelhante ao que uma DSP faria, mas em vez de comprar anúncios em vários sites e plataformas, os vendedores estão comprando anúncios dentro de um marketplace específico. 

Bom, para terminar nosso Guia Completo sobre AdTech, não podemos deixar de falar da MarTech. Já ouviu falar dela?

6. AdTech na Retail Media

A AdTech e a Retail Media estão intimamente relacionadas e ambas desempenham um papel importantíssimo no marketing digital atual.

Retail Media refere-se à prática de varejistas e marketplaces que utilizam suas plataformas digitais – sites, aplicativos e outros canais digitais – para vender espaço publicitário para marcas e anunciantes. 

Essas redes de varejo têm acesso a uma grande quantidade de dados de comportamento do consumidor, o que permite que eles ofereçam oportunidades de publicidade altamente segmentadas e eficazes.

A AdTech é a tecnologia que alimenta a Retail Media. 

Ela fornece as ferramentas e plataformas que os varejistas usam para vender espaço publicitário, veicular anúncios e medir o desempenho desses anúncios. 

A AdTech permite que a Retail Media funcione de maneira eficiente e eficaz, automatizando muitos dos processos envolvidos na venda e veiculação de anúncios.

A importância da AdTech no cenário da Retail Media

Sem a AdTech, seria extremamente difícil para os varejistas venderem espaço publicitário de maneira eficiente, veicular anúncios para o público certo no momento certo e medir o desempenho desses anúncios. 

Logo, é a AdTech que torna possível a monetização das plataformas digitais de varejo ou marketplaces. Ao mesmo tempo, oferece aos anunciantes a oportunidade de alcançar consumidores altamente engajados.

7. MarTech

Embora AdTech e MarTech possam parecer semelhantes à primeira vista, elas têm focos e aplicações distintas. 

MarTech, ou Tecnologia de Marketing, é um termo amplo que se refere ao conjunto de ferramentas tecnológicas que os profissionais de marketing usam para otimizar e automatizar suas iniciativas de marketing.

A MarTech pode incluir uma variedade de ferramentas e plataformas, como:

  • sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), 
  • plataformas de automação de marketing, 
  • ferramentas de análise de dados, 
  • sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM),
  •  ferramentas de SEO, 
  • plataformas de mídia social e muito mais.

A principal diferença entre MarTech e AdTech é o foco e a aplicação de cada uma. 

Enquanto a AdTech é especificamente voltada para a publicidade digital e se concentra em alcançar consumidores por meio de canais pagos, a MarTech tem um escopo mais amplo.

Ela se concentra em uma variedade de iniciativas de marketing, muitas das quais envolvem alcançar e engajar clientes por meio de canais não pagos ou de propriedade da marca.

E aí? O que achou do nosso Guia Completo sobre AdTech?

Espero ter ajudado a compreender melhor o assunto. A AdTech é uma ferramenta essencial para os profissionais de marketing no mundo digital de hoje. 

Com sua capacidade de otimizar campanhas de publicidade, alcançar públicos-alvo específicos e fornecer insights valiosos, a AdTech é uma ferramenta poderosa para as empresas que já entraram na terceira onda do Marketing Digital: a Retail Media.

E aqui na Conecta Ads você fica por dentro das principais informações e conteúdos sobre RETAIL MEDIA. Não deixe de acompanhar nosso blog e nossas redes sociais! 

Acompanhe tudo Sobre Product Ads

Conteúdos Rápidos

Busque o assunto de seu interesse

Receba nossa News Letter

Digite seu email para receber atualizações do blog e aprender mais sobre o Mercado Livre!

Conheça nossas soluções

Product Ads