Existem algumas datas no calendário do comércio brasileiro que não podemos deixar passar batido na estratégia de vendas online. Principalmente nos marketplaces. Você se prepara para as datas especiais no Mercado Livre?
Elas são uma excelente oportunidade para impulsionar as vendas, especialmente para quem faz Product Ads.
No entanto, muitos vendedores acabam perdendo dinheiro ou oportunidades por não otimizarem suas campanhas corretamente durante estes períodos com alto volume de procura.
Sabemos que a correria do dia a dia e a falta de tempo para administrar as campanhas impedem que muitos vendedores dediquem um tempo extra para analisar as campanhas e otimizar os anúncios.
Pensando nisso, nossos especialistas reuniram os principais pontos de atenção para quem quer extrair o máximo desempenho de campanhas patrocinadas em datas sazonais como Dia das Mães, Black Friday, Natal, entre outras.
Bora conferir que o conteúdo hoje é prático e direto!
Por que as datas especiais são importantes para quem vende em Marketplaces?
Por serem ambientes com alto volume de tráfego e audiência com mentalidade de compra, os marketplaces são, cada vez mais, o certo de muitos consumidores. Pelo menos 47% dos consumidores começam suas buscas por produtos diretamente em marketplaces, e não em mecanismos de busca tradicionais como o Google.
As datas especiais do calendário comercial são uma ótima oportunidade para atingir consumidores que esperam por estes momentos para irem às compras.
Pois sabem que estas datas são sinônimo de ofertas, liquidações e condições especiais de pagamento. Eles esperam por esses momentos para conseguir produtos desejados por preços mais baixos.
Além disso, promoções em datas especiais geralmente têm prazo limitado. Isso cria um senso de urgência e oportunidade, levando o consumidor a tomar a decisão de compra mais rapidamente para não perder o benefício.
Ou seja, os consumidores esperam pelas datas especiais porque elas representam um momento de convergência entre a vontade de comprar (muitas vezes motivada pelo apelo da data) e a oportunidade de obter vantagens (promoções, descontos, condições especiais), tudo isso impulsionado por um forte ambiente de marketing e expectativa no mercado.
Como vender mais em datas sazonais no Mercado Livre?
Os criadores de conteúdo e consultores do Mercado Livre costumam dar dicas e recomendações genéricas para aproveitar as datas sazonais no Mercado Livre. Só que isso nem sempre vai atender os vendedores que querem fazer ou já fazem anúncios patrocinados no Mercado Livre.
Nosso diretor de operações e especialista certificado no Mercado Livre, Eduardo Gama, fala o quanto é importante estar atento aos anúncios de Product Ads em datas especiais.
“Em datas sazonais, o volume de visitas no Mercado Livre aumenta bastante e muitas oportunidades surgem. Se o vendedor não tiver com seus anúncios patrocinados otimizados, além de perder vendas, vai desperdiçar seu orçamento com cliques que não convertem.”
Para evitar que isso aconteça, mostraremos abaixo as principais ações que os vendedores e vendedoras do Mercado Livre devem adotar em suas campanhas de publicidade.
Planejamento e Antecipação
As campanhas para datas especiais no comércio eletrônico devem começar antes do dia oficial da promoção. Para quem vende no Mercado Livre isso significa que o(a) vendedor(a) deve se preparar e planejar as ações pelo menos 30 dias antes.
Um bom ponto de partida é a análise de dados, principalmente analisar vendas do ano anterior para identificar produtos que venderam mais e menos.
Isso não só é importante para evitar rupturas de estoque durante o pico de vendas, mas dará uma visão mais ampla, como:
- Identificar itens que valem o esforço de colocar dentro das campanhas de Ads.
- Negociar com os fornecedores a antecipação dos pedidos.
- Antecipar o envio dos produtos para o Full.
- Preparação de kits estratégicos.
- Embalagens personalizadas.
Veja que as campanhas de Ads no Mercado Livre podem ser um desastre se não se planejar para os pontos acima.
Analisar preços da concorrência
Como sua oferta está em comparação ao mercado? Seu preço condiz com o oferecido?
Muitas vezes o(a) vendedor(a) se preocupa tanto em ter preço baixo que esquece de olhar a oferta do anúncio. Na prática, isso significa: Preço não é tudo em datas especiais no Mercado Livre.
O consumidor também olha para outras coisas antes de decidir pela compra, como:
- Frete,
- Parcelamento,
- Reputação,
- Avaliações do produto,
- Detalhes nas fotos.
O preço ainda é um componente importante nas vendas online, mas não é o fator principal.
Uma maneira de verificar se seu produto tem ou não o preço como fator de venda, é usar a funcionalidade de análise de concorrência recentemente disponibilizada pelo Mercado Livre no painel do vendedor.
Com ela, é mais fácil e rápido ver como o anúncio se posiciona em relação à concorrência e conferir se os anúncios à frente estão com o preço mais baixo ou não.
Analisar a concorrência dentro do Mercado Livre é útil não só para comparação de preços, também serve para entender o comportamento do consumidor.
Otimização de Anúncios
Garantir que os anúncios estejam bem otimizados e com bom nível de qualidade é fundamental para aproveitar o pico de vendas em datas sazonais.
Imagine o seguinte: você se preparou para bombar as vendas nestes períodos, está com estoque redondo, mandou para o Full, provisionou sua verba de investimento em anúncios patrocinados e está com as campanhas ativas.
Fez tudo para dominar as vendas no Mercado Livre. Como garantir que seu orçamento não seja diluído em cliques ruins que não convertem vendas?
Temos algumas recomendações:
- Verifique se os títulos dos anúncios incluem as palavras-chave certas.
- Mostre o produto em imagens nítidas, com qualidade, e com todos os acessórios ou componentes da venda. Isso evita muitas perguntas no anúncio por dúvidas.
- Utilize os Clips para apresentar seu produto em uso, ambientado ou em detalhes.
- Responda rápido às perguntas antes da venda, você já pagou pelo clique. Se demorar ou deixar o consumidor sem resposta, ele sai do seu anúncio e compra do concorrente.
- Capriche nas descrições, elas vão ajudar o consumidor a saber o que realmente está comprando.
Se o anúncio tiver estes pontos bem otimizados, as chances de conversão aumentam. Logo, o orçamento das campanhas não será desperdiçado com cliques que não convertem em vendas.
Frete Grátis
Frete é um fator muito importante na decisão de compra online. Uma pesquisa feita pela Opinion Box, em conjunto com a Octadesk, mostrou que para 67% dos consumidores brasileiros um dos principais fatores para finalizar uma compra online é o frete.
Outro ponto importante nas vendas em datas especiais é que muitos consumidores deixam para comprar nos últimos dias. Ou seja, os produtos que estiverem no fulfillment terão o diferencial de entregas mais rápidas.
Mesmo que o anúncio tenha um valor maior, a necessidade de receber em prazos menores justificará a escolha.
Central de Promoções
O uso da Central de Promoções do Mercado Livre para criar ofertas específicas (descontos e cupons) é um diferencial para vender mais em datas sazonais no Mercado Livre em diversas categorias de produtos.
Se o preço do seu produto tiver margem para oferecer cupons de desconto, não deixe de usar este recurso. O Mercado Livre costuma criar campanhas específicas no painel de promoções para aproveitar as oportunidades de alto impacto, onde os vendedores podem inscrever seus produtos.
Kits e Combos
Existem diversas categorias de produtos no Mercado Livre que possibilitam criar kits de presente, combinando produtos complementares. Dessa forma, é possível dar mais relevância ao anúncio por agregar valor para o consumidor.
Além disso, é uma ótima oportunidade para aumentar o ticket médio das vendas e aumentar as vendas no Mercado Livre nestes períodos especiais.
Gestão dos anúncios patrocinados em datas especiais.
Para aumentar a visibilidade dos anúncios durante o período de datas especiais, é recomendável segmentar as campanhas com os produtos certos.
Criar campanhas de qualquer jeito e “jogar” os produtos dentro dela, não resolve nada. Pelo contrário, pode ser pior e fazer o orçamento ir embora sem gerar venda alguma.
O Product Ads é uma solução poderosa quando utilizada com estratégia e inteligência. Mas também pode se tornar um desastre se for utilizada de qualquer jeito.
Para ter bons resultados com anúncios patrocinados no Mercado Livre é fundamental analisar quais anúncios têm maior potencial de conversão, criar as campanhas corretamente e entender a melhor estratégia de ACOS.
Depois precisa monitorar o desempenho de perto, ajustar o orçamento e o ACOS conforme necessário.
Mas vale lembrar uma coisa: O Product Ads não faz seu produto vender sozinho! Ele aumenta a visibilidade e dá maior exposição para seu anúncio. A conversão em vendas é o resultado da qualidade do anúncio e da estratégia certa.
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