Devo pausar os anúncios do Mercado Livre? Quais as consequências?

pausar anúncios no Mercado Livre
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Um anúncio pausado no Mercado Livre é um recurso para o vendedor quando seu produto está sem estoque ou precisa fazer alguma edição nele. Também é um recurso utilizado no fim de ano quando o vendedor quer tirar férias. Contudo, há uma questão importante: Devo ou não pausar anúncios no Mercado Livre? E se o vendedor precisar sair de férias existe modo férias no Mercado Livre?

Hoje, nosso CEO Joel Jonathan Cunha, especialista e consultor certificado Mercado Livre, explica o que significa anúncio pausado no Mercado Livre, Além disso, traz algumas dicas valiosas para quem pensa pausar anúncios ativos ou precisa colocar modo férias no Mercado Livre.

Antes de iniciarmos o assunto, vamos entender um ponto importante:

O que significa anúncio pausado no Mercado Livre?

Um anúncio pausado no Mercado Livre significa impedir que o produto apareça nos resultados de busca, ou seja, os compradores não vão encontrá-lo.

O Mercado Livre permite um vendedor pausar anúncios como recurso para evitar que uma venda seja realizada. Sobretudo quando não há estoque do produto ou outro motivo que impeça o anúncio de ficar ativo dentro da plataforma (baixo número de vendas, por exemplo). 

Há casos em que o próprio Mercado Livre pausa um anúncio, no final do artigo apresentaremos as principais razões para isso acontecer.

Neste artigo queremos tratar de situações em que o próprio vendedor decide ou precisa do anúncio pausado no Mercado Livre. Começaremos com uma dúvida muito comum sobre como colocar férias no Mercado Livre.

As vezes o vendedor precisar tirar férias de fim de ano no Mercado Livre, a melhor alternativa é pausar os anúncios do Mercado Livre? E se os fornecedores tiveram algum problema na entrega ou também não vão trabalhar no fim de ano?

Existe modo férias no Mercado Livre?

Ao contrário de outros Marketplaces, como a Amazon e Shopee por exemplo, não existe modo férias Mercado Livre como recurso na conta.

Isso explica porque muitos vendedores optam por deixar anúncios pausados no Mercado Livre quando querem tirar férias de fim de ano. Contudo, essa não é a melhor decisão! Ainda mais para quem já possui boa relevância dentro do Mercado Livre, tem anúncios bem posicionados nas buscas orgânicas ou deseja aumentar as suas vendas.

Voamos explicar isso melhor:

Quais as consequências em ter um anúncio pausado no Mercado Livre?

A primeira coisa que acontece ao pausar anúncios no Mercado Livre é que ele deixará de aparecer nos resultados das buscas. Ou seja, os compradores não vão ver seus produtos.

Porém, isso traz algumas consequências para a conta. Pausar um anúncio no Mercado Livre fará o anúncio perder relevância.

Além disso, pode fazer a conta voltar para o estágio inicial e perder todo um trabalho de posicionamento dos anúncios no Mercado Livre.

Ou seja, um anúncio pausado no Mercado Livre afeta a reputação e faz os concorrentes ganharem seu posicionamento.

Portanto, os vendedores precisam ter em mente que um anúncio pausado vai perder posicionamento e indexação. Após uma pausa, utilizar anúncios patrocinados (Product Ads) pode ser uma estratégia para recuperar rapidamente e aumentar a visibilidade perdida.

Por isso é importante avaliar bem quando é realmente necessário pausar anúncios no Mercado Livre.

Então, por que pausar os anúncios no Mercado Livre?

Sabemos que há algumas razões para o vendedor pausar um anúncio. Não é somente por conta das férias no Mercado Livre. Na rotina das vendas on-line existem situações comuns às vendas físicas que necessitam de tratamento especial. 

Por exemplo, se o lojista tira um produto temporariamente da vitrine até resolver um problema, o paralelo nas vendas on-line seria pausar os anúncios.

Contudo, é importante que o vendedor saiba exatamente porque pausar seus anúncios do Mercado Livre. 

1- Quando há estoque insuficiente.

Há situações em que o vendedor sabe que não terá estoque disponível. Nesse caso não há outra alternativa, terá que pausar os anúncios no Mercado Livre.

Quando restabelecer o estoque ainda precisa considerar alguns fatores: Se estiver usando o Full do Mercado Envios, há o tempo de envio e recebimento da mercadoria. Além disso, o vendedor que reativar o anúncio pausado deve considerar em seu cronograma o tempo para conferência e lançamento das quantidades no sistema.

Ferramentas como um ERP podem auxiliar nestes momentos para pausar anúncios em massa ou entrada de estoque de vários produtos por nota fiscal.

2- O vendedor quer garantir o estoque para uma campanha.

Muitas vezes, o produto é sazonal ou tem uma data especial como a Black Friday, Natal, Dia das Crianças, Dia das Mães ou Dia dos Pais.

Nesse sentido, o vendedor quer garantir seu estoque para atender o aumento de demanda nestas datas.

Ainda, pode ser que venda em outros Marketplaces ou até mesmo tenha loja física e precise fazer reserva do estoque.

Estes são motivos estratégicos pelos quais o vendedor decide pausar seus anúncios no Mercado Livre.

3- Precisa editar o anúncio.

Com exceção de modificações no título do anúncio do Mercado Livre, que não é permitido pela plataforma após ter vendas, é possível alterar outras informações. 

Quando isso for necessário, pode-se pausar o anúncio para fazer correções ou melhorias. Assim, não corre o risco de receber uma visita e compra durante a edição.

Não há problema algum em editar informações como a descrição. Principalmente se for para deixar o anúncio mais completo e melhorar a conversão de vendas.

Muitas vezes, recomendamos usar o campo de descrição para esclarecer as dúvidas mais recebidas no anúncio.

Fazendo isso, reduzimos significativamente o número de perguntas e o tempo de resposta. Como resultado, melhoramos muito a reputação do vendedor no Mercado Livre, pois o tempo de resposta é critério de qualidade do atendimento.

4- Problemas no anúncio.

Saiba que pode ser útil deixar um anúncio pausado no Mercado Livre quando um produto recebe muitas reclamações ou tem baixo índice de qualidade. Neste caso, até mesmo desativá-lo e criar outro pode ser a melhor alternativa para que a conta possa melhorar a reputação no Mercado Livre.

Sabemos que é uma atitude extrema, mas ela pode ser necessária quando o objetivo maior é aumentar as vendas no Mercado Livre. Principalmente para os vendedores que fazem publicidade no Mercado Livre Ads.

Insistir em um anúncio ruim, que só traz problemas e derruba a qualidade da conta, fará as campanhas de anúncios patrocinados não trazerem o resultado esperado e aumentará o ACOS do Product Ads

Mas o vendedor não pode pensar que pausar e/ou desativar o anúncio vai resolver o problema. Ele precisa identificar suas falhas e melhorar seu nível de atendimento. Do contrário, o mesmo ocorrerá com os outros anúncios.

dúvida sobre pausar anúncios no mercado livre

O vendedor deve pausar seus anúncios no Mercado Livre?

Não recomendamos isso para nossos clientes. Principalmente para contas Platinum e Lojas Oficiais.

As consequências com a perda de relevância, indexação e posicionamento dos anúncios podem ser desastrosas. Já tivemos casos em que levamos mais de 6 meses para recuperar o posicionamento dos anúncios nos resultados das buscas.

Esta alternativa de pausar anúncios Mercado Livre, só deve ser utilizada se o anúncio tiver um histórico de poucas vendas.

Práticas não recomendadas para pausar anúncios do Mercado Livre:

1- Mudar a quantidade em estoque.

Alguns vendedores não percebem que o algoritmo do Mercado Livre considera a quantidade em estoque para mostrar o anúncio nas buscas. Tanto os anúncios orgânicos, quanto os anúncios com Product Ads. E isso é algo lógico. 

Imagine um produto com o mesmo preço do concorrente, mesma reputação e taxas de conversão próximas, mas está próximo de romper o estoque. Qual anúncio você acha que o Mercado Livre vai mostrar nas buscas?

Certamente, aquele que tem um estoque que atenderá a demanda de procura.

2- Aumentar os preços.

Existe uma prática muito comum entre os vendedores de aumentar o preço do produto ao invés de pausar o anúncio no Mercado Livre. 

O raciocínio aqui parece fazer sentido. Se o preço é alto, o comprador não se interessa. Assim, não terá venda durante o período de férias, certo?

Errado. A depender do produto, o comprador pode optar por comprar mesmo com o valor alto. Portanto, não há garantia alguma de que a venda não ocorrerá.

Além disso, quando o vendedor aumenta o preço de um produto o anúncio perde vendas. O algoritmo do Mercado Livre pode entender que houve uma queda na relevância do anúncio e decidir diminuir o ranqueamento nas buscas.

3- Finalizar o anúncio.

Jamais o vendedor deve finalizar seu anúncio. Seja porque vai sair de férias ou porque teve algum problema de estoque. Uma vez que finaliza o anúncio, o vendedor não terá como reativá-lo. 

4- Trocar imagens.

Ter uma boa imagem é um fator extremamente importante para conseguir mais vendas no Mercado Livre e nas vendas on-line de modo geral. Por isso, vale muito investir em fotos de qualidade e que representam bem seu produto.

Falamos disso em nosso artigo sobre 14 dicas para vender mais no Mercado Livre.

Às vezes o anúncio é criado com uma foto genérica, mas depois o vendedor elabora fotos mais profissionais. Até aqui tudo bem.

A questão é quando o vendedor troca de imagens toda hora. Não é uma boa estratégia pausar o anúncio nem ficar trocando as imagens.

Pode ser pior inclusive para o posicionamento. Trocar fotos já interfere na indexação por alguns dias, pausar + trocar imagens vai piorar.

Antes de trocar as imagens, tenha certeza de quais vai utilizar e decida a sequência. Depois disso, troque no Mercado Livre. Lembre-se o “troca-troca” de imagens pode afetar a indexação do produto.

Bom, chegamos ao ponto principal do nosso artigo. Agora que você já sabe o que é um anúncio pausado no Mercado Livre e os principais motivos para recorrer a este recurso, veja as recomendações do nosso especialista Joel Cunha para a próxima pergunta.

Não tem modo férias no Mercado Livre: o que fazer para não precisar pausar anúncios no fim de ano?

Primeiro, usar fulfillment do Mercado Livre. Dessa maneira o vendedor continua vendendo durante as suas férias, pois toda a logística será por conta do Mercado Envios Full. Ele trabalha 24 horas por dia e todos os dias da semana.

Essa é a solução perfeita para os vendedores que trabalham duro o ano inteiro e precisam do seu merecido descanso no fim de ano. Assim, podem viajar tranquilamente para curtir a família e amigos, e não terem que se preocupar com as entregas de suas vendas. 

Contudo, o vendedor precisa se organizar bem para mandar os produtos para Full dentro dos prazos que garantam o estoque no final do ano. 

Principalmente porque nessa época a logística de transporte tem um aumento de demanda. Além disso, sabemos que os recebimentos no Centros de Distribuição do Mercado Livre podem sofrer atrasos significativos.

Por isso é importante fazer um estudo das quantidades dos produtos de Curva A e ver o histórico de vendas para definir as quantidades. 

Inclusive recomendamos que o vendedor use ferramentas de gestão e monitoramento de anúncios como Nubmetrics, Tiny ERP e Real Trends para analisar a demanda de vendas de seus produtos no Mercado Livre ou dos concorrentes de categoria. 

Dessa forma, podem definir melhor o estoque e até mesmo aumentar as quantidades por saber que vai posicionar seus anúncios a frente dos concorrentes.

E quem não tem Mercado Envios?

Segundo, quem não usa o fulfillment pode mudar o tempo de envio dos produtos. O vendedor pode usar essa alternativa e aumentar seus prazos de entrega para cobrir o período que ficará de férias. Mas cabe salientar que isso impacta na relevância dos anúncios durante o período.

Por último, se não houver outra alternativa para o vendedor que precisa das férias no fim de ano, é zerar o estoque. Isso vai pausar o anúncio automaticamente.

Lembramos que mesmo o vendedor decidindo ficar um período de férias, é importante ter um colaborador de plantão para responder às mensagens, perguntas e possíveis reclamações. 

Agora, quem já usa soluções de mensageria para evitar demora nas respostas, como o Gobots, não precisa se preocupar com isso. Pode deixar o time desfrutando do descanso programado.

Por que o Mercado Livre pausa um anúncios automaticamente?

O Mercado Livre, em sua missão de manter um ambiente de negociação seguro e confiável, pode pausar anúncios que violem suas políticas de BPP (proteção de marca). Além disso, o algoritmo da plataforma também considerada e avalia se o vendedor não está descumprindo as recomendações de boas práticas quando cria seu anúncio.

Veja agora alguns motivos que podem fazer o Mercado Livre pausar anúncios.

  1. Títulos de produtos e descrições com informações inapropriadas: Evite indicar no título ou na descrição do produto que o comprador deve consultar a disponibilidade de estoque, que o frete é grátis ou tentar enganar o comprador com informações falsas.
  2. Contato e Links Externos: Nunca insira informações de contato pessoal ou links para sites fora do Mercado Livre nas descrições ou na sessão de perguntas e respostas.
  3. Publicidade de Produtos Externos: Concentre-se em divulgar apenas os produtos listados no Mercado Livre. Evite mencionar ou promover itens que não estejam na plataforma.
  4. Originalidade do Conteúdo: Utilize descrições e imagens próprias. Copiar conteúdo de outros usuários viola as políticas de propriedade intelectual.
  5. Autenticidade dos Produtos: Garanta que todos os produtos anunciados sejam originais e legítimos. Produtos falsificados são estritamente proibidos.
  6. Cumprimento das Políticas e Leis: Certifique-se de que seus produtos e anúncios estejam em conformidade com os Termos e Condições do Mercado Livre, bem como com as leis aplicáveis.
  7. Correspondência de Categoria: Escolha a categoria correta para seu produto. Anúncios em categorias erradas podem ser confusos para os compradores e são vistos como prática inadequada.
  8. Direitos de Propriedade Intelectual: Evite anunciar produtos que infrinjam patentes, marcas registradas ou quaisquer direitos de propriedade intelectual.
  9. Variações do Produto: As variações do produto anunciado devem corresponder ao padrão do anúncio. Por exemplo, se você está vendendo camisetas, as variações devem ser limitadas a tamanho e cor, e não incluir tipos diferentes de vestuário.

Se você teve um anúncio pausado no Mercado Livre, faça uma revisão antes. Caso você acredite que foi um erro, entre em contato com o suporte do Mercado Livre para um possível recurso. Mantenha-se informado sobre as políticas da plataforma para prevenir infrações. Acompanhe regularmente as atualizações das regras do Mercado Livre para garantir que seus anúncios permaneçam em conformidade.

Resumindo

Esperamos que este artigo e as dicas do nosso especialista tenham contribuído para você entender melhor sobre pausar anúncios no Mercado Livre. Nosso objetivo foi mostrar as consequências que isso pode provocar e as alternativas indicadas para essa situação.

Se tiver alguma dúvida, pode entrar em contato conosco através das nossas mídias sociais. Teremos o maior prazer em lhe ajudar a vender mais e não deixar suas vendas caírem no Mercado Livre.

Chegou a hora de tomar uma atitude!

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