69% das grandes marcas optam pelo Mercado Livre em suas campanhas de Retail Media. 

A escolha do Mercado Livre por 69% das grandes marcas como plataforma para suas campanhas de Retail Media reflete a força e a relevância do ecossistema e conjunto de soluções publicitárias do maior marketplace da América Latina.

grandes marcas escolhem o Mercado Livre em suas campanhas de Retail Media
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O Retail Media está revolucionando o marketing digital ao conectar marcas e consumidores de forma estratégica, especialmente durante a jornada de compra em plataformas de varejo. Não é à toa que grandes marcas escolhem o Mercado Livre para suas campanhas, aproveitando o potencial desta plataforma para impactar audiências no momento certo.

No Brasil, o Mercado Livre se destaca no cenário de Retail Media, sendo uma das principais escolhas para 69% das grandes marcas. Com mais de 145 milhões de usuários ativos e uma capacidade incomparável de segmentar anúncios com base em dados reais de comportamento de compra, a plataforma oferece um diferencial competitivo que combina alcance massivo e alta personalização.

Hoje, você verá por que o Mercado Livre é a escolha das grandes marcas para publicidade em redes de varejo. Além disso, vai descobrir como essa estratégia está transformando campanhas e levando resultados incríveis às marcas que a adotam. Siga conosco e prepare-se para surfar na 3ª onda da publicidade digital!

Como maximizar as conversões em um mercado digital competitivo?

O crescimento do e-commerce, somado às mudanças no comportamento do consumidor, desafia marcas a repensarem suas abordagens de publicidade. A missão é maximizar as conversões enquanto lidam com a crescente necessidade de campanhas mais assertivas e mensuráveis.

– Como impactar o público-alvo no momento exato em que estão prontos para comprar? 

Essa é uma pergunta que muitos tentam responder.

A resposta é:

Não depender apenas do potencial comprador encontrar seu produto!

É preciso adotar estratégias para atingi-lo durante sua jornada de compras. Em outras palavras, fazer o produto encontrar o cliente certo.

Como fazer isso no marketing digital?

A resposta é: usando estrategicamente (e corretamente) os canais que atingem o consumidor no momento certo da decisão de compra.

Quais canais você acredita que sejam os principais para promover campanhas de venda de produtos? Google, TikTok, Insta, YouTube?

Resposta: nenhum deles.

Isso mesmo. Segundo a pesquisa Marketplace Shopping Behavior Report 2025 (Fonte: Meio & Mensagem), pelo menos 47% dos consumidores começam suas buscas por produtos diretamente em marketplaces, e não em mecanismos de busca tradicionais.

O que isso quer dizer?

Isso significa que, para muitas pessoas, os marketplaces são o novo Search e não apenas lugares para comprar, mas também para descobrir produtos.

Já considerou usar um marketplace em sua estratégia de marketing?

Este novo cenário de comportamento do consumidor nos obriga a repensar as estratégias e ações para atrair compradores e converter a venda. Abordagens engessadas, como funil de vendas tradicionais, não vão trazer resultados eficientes se quisermos atingir esse consumidor moderno.

Precisamos pensar em modelos mais flexíveis, que acompanhem a fluidez da jornada do consumidor. Considerar os marketplaces não apenas como canais de venda, mas como plataformas de descoberta e influência.

E nisso, o Mercado Livre se destaca cada vez mais. A plataforma cresce em participação na publicidade digital com suas soluções Full-Funnels de Retail Media. Isso tem um motivo, é a maior plataforma de marketplace, com 80 milhões de usuários potenciais no Brasil e 145 milhões na América Latina.

Em um estudo recente apresentado pela eMarketer, o Mercado Ads (plataforma AdTech do Mercado Livre) detém 69,2% do reconhecimento dos compradores de mídia na América Latina sobre as soluções de Retail Média.

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Fonte:  Matteo Ceurvels – LinkedIn

Marketplaces são os novos motores de busca por produtos.

Estudos recentes mostram transformação dos marketplaces como os novos motores de busca para produtos. O motivo disso está na mudança significativa no comportamento dos consumidores.

Uma pesquisa da Mirakl revela que 90% dos consumidores brasileiros preferem sites de e-commerce que possuam marketplaces on-line, destacando a conveniência e a variedade oferecidas por essas plataformas. Além disso, 71% dos consumidores afirmam ter utilizado mais marketplaces on-line nos últimos 12 meses, indicando uma tendência crescente na adoção dessas plataformas para compras.

No contexto das compras de supermercado, 73% dos consumidores que pesquisam antes de comprar já utilizam a internet como meio principal, recorrendo a sites de busca, marketplaces e redes sociais para obter informações sobre produtos.

Quando a compra de supermercado é realizada on-line, os aplicativos da própria loja ou marca são os mais utilizados (49%), seguidos por aplicativos de entrega (48%) e marketplaces (42%), evidenciando a relevância dessas plataformas no processo de compra.

Essas estatísticas demonstram que os consumidores estão cada vez mais recorrendo aos marketplaces não apenas para realizar compras, mas também como fontes primárias de pesquisa e comparação de produtos, posicionando essas plataformas como os novos motores de busca no comércio eletrônico.

Nosso CEO e especialista em Retail Media, Joel Cunha, aponta “a logística de entrega, ampla escolha de produtos, Apps que facilitam a jornada de compras e segurança na hora do pagamento”, como as principais razões para essa mudança de comportamento.

Mercado Ads e Nivea Luminous Eyes

Para demonstrar como o Mercado Livre tem proporcionado expressivos resultados de Publicidade Retail Media, com sua plataforma Mercado Ads, confira um case real da estratégia utilizada pela Nivea.

Ao utilizar as soluções que cobrem todo o caminho do consumidor dentro da plataforma, os resultados da combinação entre o retail media e full-funnel dentro do Mercado Livre superaram as expectativas.

Objetivo era gerar awareness da linha Nivea Luminous Eyes Antiolheiras, uma grande aposta da marca que ainda não estava consolidada entre o público-alvo.

Ao mesmo tempo, tinha que consolidar a marca como player de destaque na categoria de skincare e também performar em vendas (sell out) durante o período da campanha.

Com as soluções Full Funnel do Mercado Ads, a marca se manteve presente em toda a jornada do consumidor.

  • Aumento de 14,8% em Brand Love.
  • Crescimento de 9,2% em favorecimento de marca.
  • A intenção de compra aumentou 10,2%.

Com isso, a Nivea passou a figurar entre as marcas mais procuradas e Luminous chegou a ser um dos top termos de busca na categoria.

Além da Nivea outras marcas, como Samsung, Adidas, Budweiser, também tiveram cases de sucesso. Reforçando por que as grandes marcas escolhem o Mercado Livre para suas campanhas publicitárias.

Retail Media do Mercado Ads não é só para grandes marcas!

As soluções de Retail Media para publicidade e anúncios patrocinados do Mercado Ads também estão disponíveis aos vendedores dentro do Mercado Livre que buscam aumentar seu share, alcance e conversões.

Utilizando o full-funnel no Mercado Ads é possível impactar os consumidores com assertividade em diferentes estágios da jornada de compras. Isso é possível porque o Mercado Livre possui dados reais e precisos dos seus usuários.

Confira quais são as soluções para impulsionar o reconhecimento de marca e vendas:

Product Ads

O Product Ads é um recurso de performance para maximizar a visibilidade dos produtos e converter buscas em vendas. Essa solução entra em ação no momento em que os consumidores realizam pesquisas dentro da plataforma do Mercado Livre.

Com os anúncios patrocinados, os produtos aparecem em posições de destaque nos primeiros resultados de busca, na parte inferior desses resultados ou até mesmo em páginas de produtos similares. 

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Essa exposição estratégica aumenta significativamente a visibilidade dos anúncios e as chances de conversão, alcançando compradores altamente qualificados ao longo de toda a jornada de compra, impulsionando a performance das campanhas.

Brand Ads

O Brand Ads foi desenvolvido para quem deseja criar campanhas de branding impactantes e aumentar o reconhecimento da marca (awareness) nos estágios iniciais do funil de vendas. Essa solução é perfeita para campanhas de lançamento de produtos, posicionamento de marca, bem como para estimular descoberta e consideração.

Com o Brand Ads, é possível liderar uma categoria ao exibir anúncios em uma posição premium (posição “0”), aparecendo antes de qualquer outro resultado nas buscas do Mercado Livre. 

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Essa visibilidade estratégica oferece uma vantagem competitiva, sendo exclusiva para vendedores que operam por meio das lojas oficiais, garantindo destaque e relevância em momentos decisivos da jornada do consumidor.

Display & Vídeo Ads

O Display Ads é a solução única para impactar consumidores desde o primeiro momento, com anúncios exibidos na página principal (home) do Mercado Livre e do Mercado Pago, alcançando um público amplo. É ideal para conscientização de marca, além de ser eficaz no reengajamento de usuários que já demonstraram interesse.

  • Flexibilidade na compra: espaços publicitários de forma direta ou programática, direcionando os anúncios para audiências segmentadas com intenções reais de compra.
  • Display Ads Garantido: Um formato exclusivo para ocupar posições de impacto em datas especiais, como Black Friday, Natal, Dia dos Pais e Descontaço, maximizando o alcance durante períodos de alta demanda.
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Já com os Video Ads, as campanhas vão para outro nível. Isso inclui:

  • Publicidade em vídeo: Associar marcas aos conteúdos premium de séries e filmes de qualidade no Mercado Play, o hub de entretenimento audiovisual do Mercado Livre.
  • Vídeos curtos (Clips): Enriquecem os anúncios de produtos, ampliando a consideração e o conhecimento com conteúdos atrativos e dinâmicos.

Essas soluções combinam alcance, impacto visual e segmentação precisa, permitindo que marcas e vendedores na plataforma se conecte de forma estratégica com o público ao longo de toda a jornada de compra.

Agora que você já sabe porque as grandes marcas escolhem o Mercado Livre para campanhas de Retail Media e que as mesmas soluções estão disponíveis para todos os vendedores do Mercado Livre, que tal adotar esta estratégia para aumentar a visibilidade dos seus produtos, influenciar a consideração e impulsionar as vendas?

Entre em contato conosco que podemos lhe ajudar nisso!

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