Mercado Livre Ads Como funciona: O que é? Para que serve?

Mercado Livre Ads Como Funciona
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Mercado Ads é a solução do Mercado Livre para publicidade onde vendedores podem utilizar alguns recursos para aumentar a exposição da marca e, também, vender mais. Contudo, nem todos sabem usar muito bem essa solução. É comum os vendedores terem a seguinte dúvida: Mercado Livre Ads como funciona?

Por esse motivo, elaboramos esse artigo. Vamos apresentar tudo que você precisa saber para usar esta solução e vender mais no Mercado Livre.

Então vamos começar com uma pergunta:

O que é ADS no Mercado Livre?

ADS é a sigla para Advertising (publicidade em português). Então, Mercado Livre Ads é a plataforma de publicidade paga do Mercado Livre para promover a visibilidade da marca, de produtos e aumentar as vendas. 

As campanhas de anúncios patrocinados no Mercado Livre são criadas com a ferramenta de Product Ads. Ela mostra os produtos em posições relevantes para o comprador dentro do próprio marketplace.

mercado ads no mercado livre

Mas, atenção! Não são anúncios no Google ADS. Isso é possível, mas de outra maneira. Vamos explicar isso em outro artigo.

Bom, agora que você já sabe o que é Mercado Ads, vamos ver como usar essa solução.

Quantas vendas para ativar o ADS do Mercado Livre?

Para ativar o ADS no Mercado Livre em seus anúncios, sua conta deve ter um mínimo de 20 vendas. Além disso, ter reputação amarela ou superior.

reputação no mercado Livre

Vendedores recém cadastrados devem aguardar pelo menos 15 dias para ativar a publicidade no Mercado Livre e claro, alcançar o que citamos no parágrafo anterior.

Como é cobrado Mercado Ads?

O preço do Mercado Ads cobra por cada clique que o anúncio recebe (chamado de PPC pay-per-click). O valor depende do orçamento e do ACOS objetivo definido para as campanhas. 

A partir desse ACOS, o Product Ads calcula o CPC (custo por clique) máximo que esse vendedor está disposto a pagar.

Nosso artigo sobre O que é Product Ads? Qual preço vou Pagar? explica bem isso. 

Contudo, o Product Ads Mercado Livre utiliza a modalidade de segundo melhor preço (em inglês, second-best price). Assim, os vendedores vencedores pagam o preço mínimo necessário para vencer seu concorrente mais próximo.

Para cobrar o custo do clique o MercadoAds usa a fórmula:

Cálculo-do-CPC-em-Product-Ads

Ad-rank: pontuação que determina como os anúncios são priorizados nos resultados de busca. Depende da categoria, do ACOS e do histórico das conversões.

Ad-score: pontuação com base na qualidade do anúncio (imagens, ficha técnica, preço, reclamações, reputação verde no Mercado Livre, etc.).

Por isso é importante ter bons anúncios para conseguir vencer a concorrência.

Temos um artigo com 14 dicas para vender mais no Mercado Livre que vai te ajudar nisso.

Bom, agora vamos para a prática.

Como ativar Mercado Livre ADS?

Uma vez que o vendedor atenda aos requisitos necessários para criar as campanhas de publicidade no Mercado Livre, ele pode ativar o ADS em seu painel.

Passo a passo:

  1. Faça login no Mercado Livre pelo computador;
  2. Vá para a aba da sua conta e clique em Vendas;
  3. No administrador de vendas, abra o menu à esquerda e clique em Publicidade;
  4. Na tela de início de Product Ads, clique em Começar agora;
  5. Aparecerá uma tela com um orçamento máximo por dia e quantos cliques pode conseguir. 
  6. Clique em Ativar Product Ads. 

Observação: os valores nessa etapa são uma expectativa daquilo que você poderá obter segundo o orçamento diário definido. Não se preocupe, depois você pode definir isso melhor em cada campanha.

Dica na hora de ativar o Product Ads Mercado Livre.

Por padrão, a plataforma adiciona suas melhores publicações a uma única campanha chamada de “Campanha Principal”. 

Esse é o modo automático de gestão de anúncios. Nele, você terá uma campanha com todos os seus anúncios e um único orçamento. 

Porém, isso não é recomendado porque você pode ter objetivos de estratégias diferentes para cada grupo de produtos.

Então, nossa dica extra sobre como funciona o mercado livre ads é que você mude o gerenciamento de anúncios para o modo personalizado, onde terá um maior controle sobre as campanhas.

Para isso, clique em Configurações no canto superior direito da tela.

ativar o mercado livre ads e mudar gerenciamento de anúncios para o modo personalizado

Na tela seguinte, basta Selecionar modo Personalizado e depois em Seguinte.

modo personalizado e modo automático no product ads na hora de ativar o mercado livre ads

Assim, poderá escolher esta escolher uma estratégia de ACOs para cada campanha que cria.

mudar o modo de gestão do anúncio no product ads

Isso fará seu custo publicitário das vendas (anteriormente conhecido como investimento/receita) ser mais efetivo.

A partir de agora seus anúncios serão vistos por milhares de compradores interessados no que você vende.

Com o passar do tempo, o algoritmo do Mercado Ads aprende cada vez mais quais anúncios mostrar para os potenciais compradores.

Vantagens de usar Mercado Livre Ads:

  1. Ter maior exposição dos produtos;
  2. Dar maior visibilidade aos anúncios;
  3. Aumentar a conversão das vendas;
  4. Equilibrar lucro e custos de publicidade (ACOS);
  5. Aumentar as vendas orgânicas.

Além disso, podemos definir essas vantagens da seguinte maneira:

Audiência: ter a possibilidade de se destacar da concorrência e aparecer nas primeiras posições das buscas para os compradores que procuram seu produto.

Performance: aumentar a conversão das vendas e manter o equilíbrio entre o lucro e o custo de publicidade (ACOS).

Escalabilidade: aumentar as vendas também de forma orgânica. Com a estratégia certa de crescimento de vendas no Mercado Livre Ads, a conta pode se beneficiar também em produtos que não estão nas campanhas pagas.

De que forma isso acontece? Quando um comprador clica em um anúncio patrocinado e visita outros produtos do mesmo vendedor.

Além disso, quanto mais o vendedor vende na categoria do Mercado Livre e aumenta o número de vendas do anúncio, maior será sua Conversão. Isso melhora seu posicionamento e por essa razão as vendas de ADS auxiliam no orgânico.

Quando o Mercado Ads vale a pena?

Quando seu objetivo for alcançar o maior número possível de clientes, se destacar da concorrência e aumentar as chances de vendas.

A principal proposta de valor do Mercado Ads é ser uma ferramenta muito eficaz quando precisamos gerar mais vendas, seja para dar visibilidade e posicionar produtos novos em categorias concorridas ou crescimento, escalar rápido produtos de média rotação para ganhar maior participação de mercado.

Mercado Ads Mercado Livre: recomendações importantes. 

Primeiro, conhecer como o Mercado Livre Ads funciona. Não dá para sair usando de qualquer jeito. Apesar de ser uma ferramenta fácil de usar, o vendedor precisa entender como ela funciona e como analisar suas métricas. 

Um bom começo para isso é fazer o curso no Mercado Ads Academy. Inclusive com emissão de certificado para quem passar na prova. Ele é gratuito!

Fazer um curso de Mercado Ads pode ajudá-lo a obter mais vendas e melhorar o seu desempenho na plataforma.

Além disso, permitirá que você aproveite ao máximo o poder que essa ferramenta tem.

Contudo, a principal razão para você fazer um curso do Mercado Livre Ads é deixar de gastar seu investimento com campanhas que não vendem nada.

Outra dica importante: o vendedor deve conhecer seus custos e o seu mercado. Infelizmente vejo muitos vendedores que não sabem definir o preço de venda. Desconsideram seus custos e colocam preços nos produtos copiando a concorrência.

Isso é um perigo tremendo, pois não se sabe se o concorrente está queimando dinheiro para se livrar do estoque. Também não sabe se paga aluguel, impostos ou salários dos funcionários. Além disso, tem o tipo de enquadramento fiscal.

Por isso é importante conhecer seus custos e definir a margem de lucro para cobrir as despesas, pagar o fornecedor e, claro, sobrar dinheiro na conta.

E por último, o vendedor precisa conhecer seu público-alvo. Saber se ele valoriza o atendimento, a qualidade do produto, entrega rápida, parcelamento ou preço baixo.

Muitas vezes, o preço não é o principal fator para vender mais no Mercado Livre.

Para obter o máximo do Ads no Mercado Livre, é importante entender como a plataforma funciona e quais são as suas principais características.

Portanto, se você quer alcançar melhores resultados com anúncios patrocinados no Mercado Livre, você precisará saber como ele funciona, desde a criação de anúncios até a gestão de campanhas.

Conclusão

E aí? Curtiu o artigo de hoje? Viu como funciona o mercado livre ads?

Quer saber se vale a pena fazer publicidade no Mercado Livre?

Confira nosso artigo: Mercado Ads Vale a pena?

Nele, nosso CEO e especialista em Product Ads Joel Jonathan Cunha traz algumas dicas de quando e como usar esta solução. Não deixe de conferir!

Mas se você já usa o Mercado Livre Ads e não consegue aumentar as suas vendas com anúncios patrocinados, talvez seja a hora de ter ajuda de uma consultoria especializada. Entre em contato conosco e veja como podemos fazer você vender muito mais.

Chegou a hora de tomar uma atitude!

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