Faltam poucos dias para a chegada de uma das principais datas do varejo mundial. Você já está preparado para vender na Black Friday Mercado Livre? Este evento de vendas anual, originário dos Estados Unidos, tornou-se uma das datas mais importantes do calendário comercial brasileiro, tanto no comércio físico quanto no e-commerce.
Mas, para se destacar durante o evento, vendedores e vendedoras precisam estar preparados para vender na Black Friday. Sabe por quê?
Em 2023 o Mercado Livre bateu seu recorde histórico de vendas na Black Friday e registrou aumento anual de 80% nas vendas brutas.
Então, não se preparar para vender na Black Friday do Mercado Livre pode comprometer os resultados de vendas e trazer sérias consequências para a reputação dos vendedores e vendedoras.
Não queremos que isso aconteça com você! Por isso, preparamos este artigo. Nossa equipe de assessores especialistas em vendas no Mercado Livre reuniram os 9 pontos mais importantes para você se preparar para vender muito mais na Black Friday 2024.
Bora conferir como transformar esta data em uma oportunidade para alavancar suas vendas no Mercado Livre?
A Black Friday ainda é uma data importante para as vendas no Mercado Livre.
Datas especiais sempre são uma oportunidade para os vendedores e vendedoras aumentarem as suas vendas no Mercado Livre.
Os números mostram que esta data ainda é muito importante. Na véspera da Black Friday 2023, o Mercado Livre atingiu um pico de 2,8 milhões de itens vendidos, superando a média diária de 1,8 milhão.
Além disso, o desempenho durante o mês de novembro da Black Friday superou os números de 2022 em 39%, destacando a crescente importância do Mercado Livre no cenário do varejo. (Fonte: CNN – Mercado Livre bate recorde histórico de vendas na Black Friday)
Segundo a pesquisa de intenção de compras da empresa Wake e Opinion Box, 66% dos consumidores pretendem adquirir algum produto durante a Black Friday. Outra pesquisa divulgada pela Mídia Market, indica um aumento de 32% na intenção de compra em relação à 2023, mostrando otimismo do consumidor para a Black Friday 2024.
Sabendo do potencial que a data tem para este ano, o Mercado Livre lançou uma campanha para estimular seus vendedores e vendedoras a se prepararem para a Black Friday 2024. Os participantes que atenderem aos requisitos da promoção concorrem a R$ 1 milhão para investir em seu negócio.
Então, vamos ver como se preparar para vender na Black Friday do Mercado Livre?
Como se preparar para as vendas da Black Friday Mercado Livre 2024?
Para te ajudar a se destacar na Black Friday 2024 do Mercado Livre, que neste ano será no dia 29 de novembro, nossos especialistas separaram 9 dicas para você colocar em prática agora:
1. Planejar a Operação
Defina seus objetivos para a Black Friday. Quer aumento de vendas, faturamento ou ranqueamento de produtos?
Analise seus custos para determinar o investimento total que você está disposto a fazer. Calcule as despesas extras, incluindo estoque, preços promocionais, publicidade e custos de envio.
No planejamento, considere também preparar sua equipe para o aumento da demanda, contratando mais pessoas, se necessário, e realizando treinamento da equipe para lidar com o volume maior de vendas, perguntas e envios.
2. Negociar com Fornecedores
Esse é o momento de falar com seus fornecedores sobre seus planos para vender mais na Black Friday 2024 e negociar preços e prazos de pagamento para garantir um estoque suficiente a preços competitivos.
Importante ressaltar que, mesmo com a negociação de preços, a qualidade deve ser prioridade. Nada de tirar de um lado para compensar do outro, ok?
Outra coisa, se seu fornecedor tiver algum produto “encalhado”, você pode sugerir uma parceria de vendas desse estoque. Negocie a um preço mais baixo para liberar o capital parado, pode ser bom para ambos.
3. Estoque
Aqui temos três pontos importantes:
Primeiro, analise suas vendas anteriores para estimar a demanda durante a Black Friday 2024 a fim de evitar rupturas e cancelamentos. As rupturas de estoque comprometem a visibilidade dos seus anúncios, já os cancelamentos prejudicam a sua reputação. Então, garanta estoque suficiente.
Segundo, se você trabalha com produtos personalizados ou sob encomenda, informe a disponibilidade de estoque real e prazos corretos em seus anúncios para que os clientes saibam quando receberão os produtos.
Terceiro, utilize um sistema automatizado ou hub de integração para controle de estoque. Isso é útil para evitar vendas além do disponível em estoque e mantê-lo atualizado. Principalmente se você usa outros canais de vendas além do Mercado Livre.
4. Anúncios
Revise seus anúncios para melhorar as vendas durante a Black Friday 2024 e garanta que tenham:
- Títulos claros e com as palavras-chave certas,
- Fotos de alta qualidade, mostrando o produto por vários ângulos, em uso e em detalhes,
- Ficha técnica completa, incluindo as variações de tamanhos, cor etc,
- Vídeos (Clips).

Se tiver anúncios no modo Clássico, é uma boa hora de mudar para Anúncios Premium. Assim, vai aumentar a exposição nos resultados de busca e ainda oferecer parcelamento sem juros.
5. Envios
Organize seus processos de logística para garantir agilidade e evitar envios em atraso. Isso inclui ter embalagens suficientes para atender à demanda da Black Friday e organizar o estoque para facilitar a separação.
Utiliza o Mercado Envios Flex? Despache os produtos no prazo, a recomendação é entregar seus pacotes no mesmo dia ou no dia seguinte.
Para quem está no Full é importante enviar os produtos com antecedência para os centros de distribuição. No período da Black Friday o volume de recebimento aumenta muito e pode haver demora nos processos de entradas e lançamentos nos estoques.
6. Atendimento ao Cliente
Uma das oportunidades de vender mais durante a Black Friday nas quais muitos vendedores e vendedoras desperdiçam são as perguntas nos anúncios. Por isso, prepare-se para um aumento no volume de perguntas.

Além disso, você precisa responder às mensagens de forma rápida para não perder as vendas. Durante a Black Friday os comparadores ficam ainda mais ansiosos e não querem perder as promoções. Se você demorar para responder uma pergunta em seu anúncio, o comprador vai abandoná-lo e comprar do seu concorrente.
Isso ainda pode afetar negativamente a visibilidade do seu anúncio pois, mesmo que ele tenha muitas visitas, não há vendas. Desse modo, o algoritmo do Mercado Livre diminui a exposição do anúncio pelo fato da taxa de conversão ser baixa.
7. Preços e Descontos
Este certamente é o ponto mais importante quando o assunto é vender na Black Friday. Por isso, vamos dar uma atenção especial aqui.
Veja o que nossos especialistas dizem:
- Ofereça descontos reais para atrair clientes e se destacar da concorrência.
- Evite anúncios com falsas promoções e preços errados para não infringir o Código de Defesa do Consumidor e as políticas do Mercado Livre.
- Evite aumentar os preços antes da Black Friday para simular um desconto (“Black Fraude”), pois os clientes pesquisam os preços com antecedência.
- Considere oferecer parcelamento sem juros para aumentar o poder de compra dos clientes e atrair mais vendas.
- Analise a viabilidade de oferecer Kits de produtos e brindes como forma de incentivo à compra sem comprometer sua margem de lucro.
- Utilize a Central de Promoções do Mercado Livre para oferecer descontos atrativos e aumentar as chances de seus produtos aparecerem na seção de Ofertas.
“É comum vermos os preços de alguns produtos aumentarem antes da Black Friday. Isso tem o objetivo de criar a impressão de que o consumidor está fazendo um grande negócio. Além de ser crime, de acordo com o artigo 67 do Código de Defesa do Consumidor, essa prática pode prejudicar a imagem da empresa e gerar descrença nos clientes. (Joel Cunha – CEO da Conecta Ads)”
Atualmente é possível comparar e ver históricos de preços em vários sites. Não caia nessa!
8. Anúncios patrocinados
Invista em publicidade para aumentar a visibilidade de seus produtos no Mercado Livre durante a Black Friday. Com ela você tem a possibilidade real de atingir o público certo e aumentar a conversão dos seus cliques (CTR).
Os anúncios patrocinados no Mercado Livre são uma maneira eficiente para atrair mais clientes para sua loja e fazer suas vendas crescerem em até 40%. Lembre-se que na Black Friday o volume de visitas no Mercado Livre tende a aumentar consideravelmente. É o momento oportuno para fazer seus anúncios serem mostrados nos primeiros resultados de busca.
A melhor maneira de fazer isso acontecer é utilizar a plataforma de publicidade do Mercado Ads para criar suas campanhas de Branding, Display Ads ou Product Ads para vender mais na Black Friday.
Você pode fazer quantas campanhas quiser, basta definir o objetivo, estabelecer um orçamento diário e, depois, acompanhar os resultados com relatórios e métricas.
Se ainda não conhece esta solução, veja nosso artigo: Mercado Ads como funciona?
9. Monitoramento e Análise
Para finalizar nosso checklist com os preparativos para vender na Black Friday do Mercado Livre, nossa última recomendação é: monitore e analise seus anúncios durante a Black.
Isso mesmo, o desempenho deles vai ajudar você identificar oportunidades de otimização. Talvez não dê tempo de as melhorias refletirem ainda durante a Black Friday do Mercado Livre, mas você pode aprender com seus erros e acertos e se preparar para as próximas datas importantes do comércio eletrônico. O Natal vem logo depois da Black, tudo que você identificou de melhorias devem ser aplicadas para aproveitar as vendas de fim de ano.
Terminamos nosso artigo por aqui. Só lembrando que o esquenta da Black Friday no Mercado Livre já começou e você ainda tem tempo de se preparar! Não deixe passar essa oportunidade real de aumentar suas vendas.
Use o nosso checklist e fique preparado para vender na Black Friday do Mercado Livre!