Modo férias no Mercado Livre: Saiba o que fazer para não perder vendas.

Modo férias no Mercado Livre
Compartilhe Este Post

Uma preocupação para muitos vendedores em Marketplaces é o que fazer com os anúncios quando precisam tirar férias. Algumas plataformas disponibilizam recursos para esse tipo de situação e outras não. Existe modo férias no Mercado Livre?

É isso que iremos abordar no artigo de hoje! O que fazer quando se precisa tirar férias?

As vendas on-line trazem a vantagem de ser um canal que funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana. Não importa se é feriado ou fim de semana, você pode vender a qualquer hora.

Só que isso pode ser um problema para quem opera sozinho, tem equipe reduzida, quer tirar férias ou tem restrições de fornecimento em períodos de fim de ano. Então, seria muito útil poder habilitar um “modo férias” nos anúncios para impedir que um produto seja vendido, não é mesmo? 

Mas será que essa é uma boa prática para quem vende no Mercado Livre?

Antes de falarmos sobre isso, vamos esclarecer se tem como colocar modo férias Mercado Livre.

Tem modo férias no Mercado Livre?

Ao contrário de outros Marketplaces, como a Amazon e Shopee por exemplo, não tem como ativar modo férias Mercado Livre

Isso explica porque muitos vendedores optam por deixar anúncios pausados no Mercado Livre quando querem tirar férias de fim de ano. Contudo, essa não é a melhor decisão! Falaremos disso mais adiante.

Mas se você pesquisou na internet “como colocar modo férias no Mercado” ou “modo férias Mercado Livre”, viu que aparecem alguns resultados (principalmente vídeos) sobre o assunto.

No entanto, precisamos esclarecer que todos eles não vão mostrar como colocar seus anúncios ou sua loja no modo férias. Simplesmente pelo fato de que esta opção não existe.

Na verdade, todos mostram uma opção de alterar seus anúncios no Mercado Livre para não ter vendas no período de férias. É um recurso muito importante para não precisar pausar os anúncios.

Sabe por qual motivo? Vamos explicar.

Por que não pausar um anúncio?

Saiba que o vendedor deve evitar ao máximo pausar seus anúncios dentro do Mercado Livre, principalmente se sua conta for Platinum ou Loja Oficial.

Quando já se tem boa relevância dentro do Mercado Livre e os anúncios estão bem posicionados nas buscas orgânicas, esta ação traz consequências desastrosas como: perda de visibilidade, desindexação e queda no posicionamento dos anúncios.

A depender do período que o anúncio ficar sem aparecer nos resultados do Mercado Livre, a conta pode voltar para o estágio inicial e perder todo um trabalho que foi feito.

O que fazer então, se não tem como ativar ou colocar modo férias no Mercado Livre?

Segundo nossos especialistas, a melhor alternativa para quem precisa colocar modo férias no Mercado Livre é usar o Mercado envios na modalidade do full.

Neste tipo de envio, os produtos dos vendedores ficam nos Centros de Distribuição e toda a logística é feita pelo Mercado Livre. Ou seja, as vendas continuam normalmente sem a necessidade de pausar o anúncio.

Assim, você pode viajar tranquilamente para curtir a família e amigos, e não ter que se preocupar com as entregas de suas vendas. 

E se não tiver no Full? Bom, nesse caso, a alternativa deve ser outra.

Não tem modo férias no Mercado Livre e não está no Full? Veja o que fazer!

Para quem está diante de uma situação assim, a solução mais indicada é mudar o tempo de envio dos produtos alterando o campo de prazo de fabricação.

mudar o tempo de envio dos produtos alterando o campo de prazo de fabricação.

O vendedor pode usar esse recurso como alternativa ao fato de não ter como ativar o modo férias no Mercado Livre. Dessa forma, aumenta seus prazos de entrega para cobrir o período que ficará de férias. 

Vale salientar que isso ainda pode impactar na relevância dos anúncios durante o período. Porém, é a melhor alternativa para não precisar pausar o anúncio.

E o tempo de resposta das perguntas?

Esse é outro fator para os vendedores que procuram como colocar modo férias no Mercado Livre. As respostas das perguntas nos anúncios ficam pendentes durante as férias.

Isso é um prejuízo para a reputação do vendedor, pois uma das métricas importantes para avaliar o seu atendimento é o tempo de resposta.

Portanto, além de precisar equacionar os prazos de entrega, você também terá que encontrar uma forma de responder as perguntas em seus anúncios do Mercado Livre durante o período de férias.

Alguma ideia de como fazer isso?

Nós temos uma sugestão! Utilize as ferramentas de respostas automáticas no Mercado Livre. Essa é a melhor forma de garantir que uma pergunta não fique sem resposta durante o período de férias ou que o tempo de resposta fique alto.

Recomendamos a ferramenta GoBots, é uma solução homologada no Mercado Livre.

E aí, gostou do artigo de hoje? Quem diria que, o simples fato de o Mercado livre não ter modo férias, demandaria necessidades como estas! Mas pelo menos você não precisa ficar sem vender enquanto decide tirar seu merecido descanso.

Para saber mais sobre como fazer a gestão dos seus anúncios no Mercado Livre ou ficar por dentro de dicas de como aumentar as suas vendas, não deixe de acompanhar nosso Blog! Toda semana trazemos um conteúdo novo, especialmente preparado para você.

Chegou a hora de tomar uma atitude!

Digite seu email para receber atualizações do blog e aprender mais sobre o Mercado Ads!